Dicas Transição de careiraPowered by Rock Convert

Falta menos de um mês para o fim do ano e muitas pessoas já começam a definir metas profissionais para 2019. Traçar um plano de carreira, porém, requer boa dose de autoconhecimento, uma vez que é fundamental entender os objetivos que vão fazer sentido para sua vida. Pedir aumento, ser promovido ou conseguir um novo emprego são metas válidas. Mas, pensar no que você quer para o próximo ano vai muito além disso.

Pesquisa realizada pela empresa de Consultoria Etalent, com o apoio do site de recrutamento Catho, constatou que 55% das pessoas que afirmam possuir um plano de carreira se sentem felizes ou muito felizes com suas vidas profissionais. Entre os profissionais que não tem um planejamento para suas carreiras, apenas 33% se declaram profissionalmente felizes. Portanto, é importante sair da sua zona de conforto e pensar onde você deseja chegar.

Comece analisando suas conquistas e quais rumos sua carreira tomou. Muita coisa pode ter mudado em um ano, incluindo prioridades e tarefas que você gosta de realizar diariamente. Reflita se o seu plano de carreira continua o mesmo e, se não for o caso, trace novos objetivos. A partir daí, é possível planejar com mais clareza as estratégias que serão adotadas. Defina metas possíveis de serem alcançadas, para que o crescimento seja sólido e você não se sinta frustrado. Pode ser a aprovação em algum teste importante para sua área profissional ou economizar dinheiro para começar um negócio. Varia de acordo com cada objetivo.

Independentemente do que você deseja conquistar, é indispensável incluir a capacitação em seus planos. Diversas empresas já disponibilizam cursos online e gratuitos de ótima qualidade – com certificação no final. Para quem pretende investir um pouco mais, uma pós-graduação ou MBA em sua área de interesse são ótimas opções. Aprender uma nova língua ou aprofundar conhecimentos sobre um determinado idioma também pode ser algo útil. Seja para conseguir um emprego ou abrir sua própria empresa, capacitação pode te colocar um passo a frente dos demais.

Penser CarreiraPowered by Rock Convert

Em tempos cada vez mais tecnológicos, não deixe de lado as suas redes sociais – como Facebook, Instagram e Linkedin. Elas podem ser fundamentais para desenvolver sua rede de contatos (networking) e fazer negócios. Não se esqueça de pesquisar informações atuais sobre seu mercado de trabalho e descobrir qual é o real cenário do seu setor de atuação. Conhecer os potenciais da sua área, cargos e média salarial ajudará na hora de escolher qual rota seguir.

Um profissional especializado também pode ajudar a traçar objetivos e definir metas. Porém, antes de contratar um coaching ou mentor, é recomendável pesquisar e buscar referências entre seus conhecidos. Pensar em carreira não é coisa apenas de grandes executivos e nem se resume a conseguir um salário melhor. Passa por exercícios de autoconhecimento, definição de metas e reflexão sobre quais objetivos deseja-se atingir – mesmo que eles sejam diferentes do ano que passou.

(*) Diretor executivo da Penser e autor do livro “O Caminho dos Líderes”

Publicado Originalmente no Jornal Hoje em Dia 05/12/2018

Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas, Graduado em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduado em Controladoria e Finanças. Diretor de Operações da Samba Tech e CEO da Penser.

Deixe uma resposta

Fechar Menu