Apresentação em power point: como manter sua audiência engajada

Manter sua audiência atenta e engajada durante uma apresentação em power point não é uma tarefa simples, mas também está longe de ser um desafio impossível de alcançar. Algumas ações bem simples podem fazer com que você domine essa arte e consiga atingir seus objetivos durante a jornada.

Antes de começar, é claro, você precisa de uma apresentação em power point. Esse é o ponto 1. Para isso, deixo duas dicas que podem ser úteis.

…Utilize bons templates ou temas de power point. Isso pode facilitar e muito seu trabalho. O Slides Carnival é uma ótima pedida e todos os downloads são gratuitos.  

…Domine a arte de fazer uma apresentação de alto impacto. Existem técnicas simples que podem ser úteis. Algumas delas estão neste curso da Smartalk, uma das maiores empresas do país especializadas em PPT de altíssimo engajamento. Por ser online, facilita bastante sua rotina e ainda tem um preço melhor do que cursos presenciais.

Vamos lá, oficialmente, para os pontos que podem manter sua audiência focada e engajada.

1. Lembre-se da regra de 10 minutos numa apresentação em power point

É um fato bem conhecido que a atenção diminui após cerca de 10 minutos. No entanto, a maioria dos apresentadores parece esquecer isso e continuar pulando por uma hora ou mais. Quando você cria sua apresentação, planeje ter uma mudança estratégica a cada 10 minutos. Uma mudança pode ser tão simples quanto fazer uma boa pergunta que possa estimular alguma interação do público. Pode mostrar um videoclipe pertinente, contar uma história relevante ou fazer o público fazer algo, como analisar um diagrama. Você também pode pressionar “B” no teclado para enegrecer a tela. Em seguida, mude para apresentar o próximo segmento na sua apresentação usando um meio diferente, como escrever em um flipchart ou quadro branco.

2. Honre o público, sempre

Nada encanta mais um público do que mudar o centro das atenções de você para eles. Uma declaração simples, como: “Eu sei que há um grande talento nesta sala. Eu encorajo você a levar esse talento para suportar e compartilhar seus pensamentos sobre o assunto com o resto do grupo”. Isso tudo já basta para chamar a atenção das pessoas durante uma apresentação em power point.

3. Use alternativas além do PPT

Existem muitas alternativas para palestras quando você entrega informações. Por exemplo, você pode apresentar uma parte da sua apresentação sob a forma de um mapa mental: desenhe o mapa mental em um flipchart enquanto fala, anime o mapa mental em seu slide ou use o software de mapeamento mental, como o Matchware ou o Mindjet. Experimente e veja como ele mantém o público mais concentrado em sua apresentação.

4. Conecte os pontos para as pessoas

Ajude as pessoas a ver o fluxo de sua apresentação para que possam facilmente entender onde você esteve e para onde está indo. Use as indicações, como “O primeiro motivo foi … Agora, vou abordar o segundo motivo …” Sobretudo, insira transições que ajudam as pessoas a entender por que elas devem se importar: “O que eu vou dizer em seguida é especialmente crucial para o sucesso deste projeto … “; “A única coisa que eu gostaria que você lembre é …”; “Por que isso é importante para nossa empresa?”; “O que isso significa para nós?” Essas transições respondem o crucial “Então, o quê?” .

5. Aprenda a arte da pergunta

Tenha um repertório de perguntas que você pode desenhar no momento. Embora todos conheçamos o valor das questões abertas, às vezes é difícil pensar nelas no local. Acima de tudo, use perguntas que mantenham a conversa aberta quando alguém lhe fizer uma indagação ou fizer um comentário. Aqui estão alguns para manter no seu bolso:

  • “O que levou você a esta conclusão?”
  • “Como você explicaria isso?”
  • “Como isso se enquadra …”
  • “Você poderia me dar um exemplo do que você quis dizer?”
  • Ou simplesmente, “Diga-me mais”

6. Não use os slides como suas notas de fala

É surpreendente quantas pessoas inteligentes continuam a exibir slides que são densos de texto e esperam que o público leia simultaneamente os slides e os escute falar. Este é, de longe, o pecado mais flagrante que um apresentador pode comprometer. Não faça isso.

Apresentação em power point

7. Evite o turno do desânimo

Se puder, evite apresentar logo após o almoço. O horário ideal para a máxima atenção é o horário entre 7:00 da manhã e 11:00 da manhã. É um privilégio fazer com que as pessoas nos escutem. Com esse privilégio vem uma responsabilidade – a responsabilidade de entregar nossa informação de forma estimulante e intelectualmente envolvente. Vale a pena dedicar algum tempo para aprender a melhorar suas habilidades de apresentação. 

Bom, por hoje é isso. Gostou?

Ah, antes de ir embora. Deixando o link final para as ferramentas que apresentamos aqui.

Curso para melhorar sua capacidade de gerar apresentações de alto impacto

Site com diversos templates gratuitos

Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas e Graduado em GRH. Head of Pre-Sales na Samba Tech, proprietário da Penser e sócio da Life. E o mais importante, padrinho do Mateus. É isso aí...