Assessment é uma expressão que ronda nossa vida profissional constantemente. Volta e meia você acaba ouvindo essa palavra por aí e deve ter curiosidade do que ela representa verdadeiramente.

Neste post você vai descobrir o que é assessment, como utilizá-lo em diferentes momentos da sua empresa, seja em avaliação organizacional, atração, seleção, contratação, desenvolvimento e retenção de talentos.

Vamos nessa?

Mas afinal, o que é assessment?

Assessment é um termo em inglês que significa “avaliação”, isso fazendo a tradução em linhas gerais. Mas o objetivo deste conteúdo é lhe explicar profundamente o que é assessment aplicado ao ambiente corporativo e como ele pode ajudar você e sua empresa no cotidiano.

Assessment é uma maneira de as empresas avaliarem processos, pessoas, candidatos, condições de ambiente empresarial e muitas outras formas de mensurar desempenhos. Para facilitar o entendimento, neste post vamos falar de assessments que envolvam sempre análises corporativas voltadas para profissionais e gestão.

Um processo bem conduzido de assessment é algo fundamental para qualquer organização. Como gestor ou gestora, você precisa tirar sempre o máximo proveito e performance de sua equipe. O processo de avaliação de funcionários envolve várias etapas interconectadas para que a gestão não apenas os avalie e resuma o desempenho atual dos mesmos, mas também inclua metas, projeções e expectativas futuras de desempenho.

Um assessment bastante conhecido é o modelo de avaliação de desempenho, por exemplo. Fornecer avaliações formais de desempenho em sua empresa garante regularidade na revisão de funcionários. Sem um período de avaliação regular, as empresas poderiam passar anos sem abordar problemas de performance, por exemplo. Avaliações institucionais regulares minimizam esse equívoco, reduzindo o desempenho negativo do funcionário.

Como uma empresa institui uma política de avaliação de desempenho, ela precisa desenvolver padrões para avaliar adequadamente os funcionários. Segundo o site “Entrepreneur”, a avaliação de desempenho, como um assessment fundamental para a organização, dá clareza para o que se espera da posição, não só para o funcionário, mas também para a empresa.

Assessment na gestão de pessoas

Profissionais ou departamentos de recursos humanos podem realizar avaliações para prever o desempenho futuro dos funcionários. Certos assessments são particularmente úteis quando um indivíduo está sendo considerado candidato a uma posição aberta em uma empresa, por exemplo.

As avaliações podem dizer à organização se o funcionário em potencial é capaz de realizar o trabalho e se possui os conjuntos de habilidades apropriados. Outros assessments enfocam a personalidade dos funcionários em potencial e atuais e sua motivação para realizar o trabalho.

4 tipos mais comuns de assessment

Assessment cognitivo e de personalidade

Gestores ou gestoras de RH, ou mesmo um funcionário designado de uma pequena empresa, podem realizar testes cognitivos para avaliar o conhecimento e a inteligência antes de fazer uma oferta de emprego a um candidato. Os resultados deste assessment pode levar os empregadores a questionar se o candidato tem ou não capacidade intelectual para o cargo.

Os resultados dos testes também podem mostrar se os traços de personalidade do indivíduo correspondem aos requisitos do trabalho. Por exemplo, uma pessoa extremamente introvertida pode não ser a melhor opção para um trabalho que exija um contato extensivo com o cliente. A avaliação da personalidade pode identificar os pontos fortes de um indivíduo, bem como suas características potencialmente prejudiciais, em termos de posição.

Assessment Motivacional

Para garantir que um funcionário em potencial se encaixe na organização, um responsável da área de gestão pode realizar um inventário motivacional e uma avaliação organizacional. O inventário motivacional avalia o que o indivíduo quer, embora a motivação possa mudar ao longo do tempo.

A ideia é encontrar pessoas cuja motivação esteja alinhada com os objetivos da organização. Quando esse ajuste ocorre, os funcionários tendem a atingir um alto nível de desempenho. Os resultados deste tipo de assessment também podem ser usados ​​para aconselhamento de carreira quando as posições estão disponíveis.

Assessment de acordo com padrões de desempenho

Descrições claras dos cargos com expectativas de desempenho específicas para cada trabalho ajudam as empresas a avaliar o desempenho de um funcionário. A área de Gente e Gestão (ou RH, ou GP, etc) pode ser responsável pelo desenvolvimento de descrições de cargos e padrões de desempenho que são expressos em termos de resultados, qualidade, custo e quantidade. Os funcionários podem, então, estar sujeitos a revisões de rotina por chefes de departamento ou gerentes.

Assessment Organizacional

Avaliações organizacionais examinam as áreas da empresa para descobrir o que funciona e o que não funciona. Essas avaliações são feitas para descobrir o contexto no qual os funcionários individuais realizam seus trabalhos.

Os recursos humanos analisam aspectos como estrutura organizacional, fluxo de trabalho, resultados e satisfação do cliente. Os resultados do assessment são usados ​​para encontrar oportunidades para aumentar o comprometimento e o engajamento por parte do funcionário.

4 pontos a se considerar ao fazer um assessment na sua empresa

As competências são os ativos mais importantes que seus funcionários possuem. Conjuntos de habilidades bem afiados (além de outra características, claro) dão a eles a oportunidade de dominar tarefas e melhorar seu desempenho no trabalho.

É por isso que as avaliações de habilidades são uma parte essencial de um programa de assessment bem conduzido. Isso, claro, se for seguido por ações e treinamentos corretos. Por isso é preciso muita atenção ao realizar assessments corporativos, sejam internos ou conduzidos por consultores.

Avalie os conjuntos de habilidades técnicas e soft skills

É essencial testar habilidades técnicas e comportamentais quando você realiza um assessment interno de competências. Isto é devido ao fato de que ambos os tipos são necessários no local de trabalho. Por exemplo, um colaborador pode saber muito sobre o equipamento que conserta, mas pode não ser capaz de se comunicar efetivamente com os clientes para solucionar problemas comuns.

Uma habilidade técnica é tipicamente uma habilidade que está intimamente relacionada a um campo ou profissão específicos. Uma soft skill, por outro lado, é uma habilidade que os ajuda a se relacionar com os outros, comunicar e colaborar no ambiente inserido.

[ Quer ver um exemplo de soft skill? Clique aqui e saiba mais sobre autoconhecimento ]  

Ao propor o assessment, concentre-se em habilidades específicas do trabalho

Em vez de testar as habilidades genéricas que todo funcionário deve conhecer, tente se concentrar nas avaliações de habilidades específicas do trabalho baseadas em responsabilidades de trabalho e tarefas cotidianas. Você pode descobrir quais habilidades são realmente importantes observando-as no local de trabalho, falando com seus supervisores e realizando pesquisas.

Encontre o método ideal de assessment

Depois de identificar quais habilidades precisam ser avaliadas, determine como você pode avaliar efetivamente essas habilidades essenciais. Embora algumas habilidades possam ser avaliadas por meio de provas escritas, outras podem exigir uma abordagem mais criativa. Cenários on-line e jogos podem ser usados ​​para testar habilidades que podem não ter uma classificação de classificação válida. (Lembre-se que é preciso pesquisar e observar muito para escolher o método de assessment que mais se encaixa.)

Por exemplo, habilidades de atendimento ao cliente ou habilidades de resolução de problemas podem ser avaliadas pedindo aos funcionários que escolham caminhos e tomem decisões. Suas escolhas levarão a consequências positivas ou negativas, que indicarão se precisam ou não trabalhar em conjuntos de habilidades específicas.

Esta é mais uma razão pela qual a pesquisa de público é tão vital, pois dá a você a chance de aprender o máximo possível sobre as preferências de seus funcionários. Se eles quiserem avaliações que sejam compatíveis com dispositivos móveis, por exemplo, você pode desenvolver testes responsivos que se ajustam automaticamente ao tamanho da tela.

Personalize cada assessment

Avaliações de habilidades não devem ter uma abordagem “tamanho único”. Na verdade, todos os funcionários devem receber um assessment personalizado com base em suas necessidades, preferências e posição dentro da empresa.

No mínimo, todos os departamentos da sua organização devem ter suas próprias avaliações de habilidades. Isso lhe dá a oportunidade de testar características e modelos que estão vinculadas ao desempenho do trabalho dos funcionários, em vez de avaliar conjuntos de habilidades que podem ser irrelevantes.

A personalização de um assessment de habilidades também melhora o valor do seu programa de treinamento posterior, por exemplo, pois os funcionários poderão se relacionar com o assunto e entender por que a avaliação é necessária. Caso contrário, eles podem questionar se o teste realmente permitirá que eles melhorem seu desempenho no trabalho e alcancem seus objetivos. Se isso ocorrer, negativamente eles estarão menos propensos a participar ativamente e dar tudo de si durante o processo de avaliação de habilidades.

Como usar ferramentas de assessment no processo de contratação

Os assessments de talentos, também chamadas de testes de pré-emprego ou testes de triagem de emprego, são usadas para ajudar os empregadores a identificar candidatos que serão adequados para as funções em suas empresas.

Um assessment de talentos ajuda a prever o desempenho e a capacidade de retenção no trabalho de um novo contratado. Assim, em teoria, os candidatos que passarem no teste de triagem devem ter um desempenho melhor como empregados se forem contratados.

Esses assessments são baseados em estudos de casos de contratação e retenção e na análise de dados de funcionários. Os resultados do teste darão à empresa uma indicação de quão próximo o candidato que está sendo ‘testado’ será aquele ou aquela que se encaixa nas especificações de contratação da empresa.

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Passo a passo de um assessment de recrutamento e seleção

As avaliações de talentos são usadas como parte de um processo de triagem on-line que ajuda os empregadores a decidir quais candidatos entrevistar. A maioria das avaliações de talentos é feita on-line, em uma empresa ou escritório por meio de um computador ou de um quiosque de contratação. Eles são normalmente incorporados aos empregadores dos Sistemas de Rastreamento de Candidatos (ATS, Applicant Tracking Systems) para rastrear aplicativos.

A maioria das empresas utiliza questionários on-line para avaliar se a personalidade, o estilo de trabalho, o conhecimento ou as habilidades dos candidatos se encaixam no trabalho ou na cultura da empresa.

Ao se inscrever em uma das empresas que usam avaliações de talentos on-line, todo o processo de contratação que leva às entrevistas é feito pela Internet.

Alguns empregadores usarão simulações de trabalho que são projetadas para medir se os candidatos podem executar tarefas associadas ao trabalho. Por exemplo, um empregador pode pedir a um membro da equipe que encaminhe cenários com os candidatos para avaliar vendas, resolução de problemas, comunicação verbal ou habilidades de aconselhamento. Os candidatos a cargos administrativos ou administrativos podem ser solicitados a realizar tarefas que avaliam suas habilidades de precisão, velocidade, revisão, redação e edição.

Para empregos que exigem capacidade física, os empregadores podem criar simulações para avaliar a força, a destreza ou a resistência. Para o ensino ou outros trabalhos que exigem habilidades de falar em público, os empregadores podem pedir aos candidatos que ensinem uma lição ou façam uma apresentação em grupo.

As empresas que desenvolveram descrições de cargos e perfis de candidatos detalhados e bem alinhados com os fatores de sucesso para cargos terão o resultado mais útil das avaliações de talentos.

As organizações devem ter o cuidado de conduzir avaliações de maneira consistente e padronizada para gerar resultados confiáveis. Os padrões éticos de contratação determinam que as avaliações sejam entregues a todos os candidatos para um determinado trabalho e não aplicadas seletivamente.

Depois de fazer o teste, você pode ser avisado imediatamente se você passou ou falhou, ou talvez não saiba como você o fez. Em alguns casos, você será notificado se a empresa estiver interessada em contratar você. Em outros casos, você pode não receber nenhuma resposta, dependendo da política da empresa em relação à notificação de candidatos a emprego.

Ah, falando nisso, passar ou falhar é um termo relativo. Os resultados são baseados em como o empregador acha que um candidato deve responder, o que não necessariamente se correlaciona com suas qualificações para o emprego. Em muitos casos, a empresa procura um determinado tipo de empregado que seja adequado à estrutura organizacional e o assessment digital busca descobrir isso o mais fielmente possível.

As empresas costumam ter períodos de espera antes que os candidatos que não passam no teste possam fazer isso novamente. Detalhes sobre a repetição de avaliações devem estar disponíveis no site da empresa.

Assessment como apoio para retenção de talento

Muitos gestores e gestores perguntam “O que uma avaliação de funcionário mostra a um empregador?” ou “Como posso usar as informações em uma avaliação de funcionários para tomar decisões críticas de negócios que aumentem a produtividade e a lucratividade?”

O desenvolvimento de funcionários não é apenas responsabilidade do funcionário [Clique aqui e saiba mais sobre isso]. Na diversificada força de trabalho atual, as práticas de negócios evoluíram para refletir a vantagem econômica de desenvolver e reter funcionários talentosos. As organizações estão continuamente buscando novas soluções para avaliar, entender e criar estratégias para o desenvolvimento dos funcionários. E muitos assessments surgem aí como forma de apoiar nesse desafio.

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Empresas usam avaliações e pesquisas de funcionários para permitir que eles abranjam os requisitos de trabalho, avaliem como os profissionais em potencial se encaixam nos trabalhos e identifiquem as mudanças que manterão as pessoas envolvidas e engajadas.

Compreendendo melhor os colaboradores que empregam, as empresas podem resolver muitos dos seus problemas mais críticos e caros. Com informações confiáveis ​​para tomar decisões sobre recursos humanos, os empregadores podem encaixar com sucesso pessoas em funções nass quais elas se destacam, tornam-se melhores gerentes, melhoram o serviço, constroem equipes mais eficientes e, por fim, mantêm seus melhores funcionários.

Um dos maiores desafios enfrentados pelos é o desenvolvimento pessoal estratégico de seus funcionários, a fim de garantir o uso efetivo de seus talentos. Para gerenciar adequadamente esse importante recurso, eles devem identificar seus desafios e implementar o desenvolvimento e o treinamento dos funcionários.

]Clique aqui e veja mais textos sobre desenvolvimento]

O desenvolvimento de funcionários ajudará a organização a gerenciar, motivar e capacitar funcionários de maneira eficaz, resultando em taxas mais altas de retenção de funcionários. Ao usar um assessment dos funcionários, a empresa pode avaliar melhor os interesses e as aptidões de um profissional e ajudá-lo a aplicar esses talentos onde for mais apropriado.

Em um artigo na Harvard Business Review (1999), “Job Sculpting: a arte de reter suas melhores pessoas”, os especialistas em carreira Timothy Butler e James Waldroop descobriram que, ao usar a técnica de combinar pessoas com empregos que ressoam com as atividades que fazem eles realmente felizes, a rotatividade de funcionários diminuiu drasticamente e a produtividade aumentou exponencialmente. Ao identificar as características que correspondem às pessoas com o trabalho que realizam, você pode efetivamente identificar os principais componentes que motivarão os funcionários individualmente.

As soluções de recursos humanos podem fornecer ferramentas valiosas para aumentar a consistência no gerenciamento de funcionários. A boa gestão tem tudo a ver com entender o encaixe – como os funcionários se encaixam no trabalho, no gerente, na equipe e na organização.

Como você pode encontrar maneiras de motivar sua força de trabalho por meio de cada funcionário? A resposta é simples: assessment correto e efetivo.

Avaliações de funcionários fornecerão insights que podem levar a uma maior produtividade e satisfação no trabalho em toda a organização. As informações coletadas das avaliações fornecem aos líderes da empresa uma perspectiva sobre a realidade atual no local de trabalho de suas organizações e destaca áreas de preocupação que afetam a experiência total do local de trabalho.

Muitas empresas usam assessments de funcionários para ajudá-las a encontrar maneiras de motivar seus funcionários a alcançar todo o seu potencial. Isso fornece melhores resultados, pois a razão de cada funcionário trabalhar é única. Abordar as necessidades de cada indivíduo na organização criará uma força de trabalho altamente motivada que busca o melhor como um todo.

Ao medir os fatores essenciais que marcam a diferença entre sucesso e fracasso em trabalhos específicos, sua organização será capaz de colocar a pessoa certa em todas as posições, permitindo-lhes utilizar seus talentos sem limitações.

Bom, esperamos que agora você já saiba com mais profundidade o que é assessment e o que isso pode representar no seu cotidiano profissional.

Qualquer dúvida, fique à vontade para comentar abaixo.

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Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas, Graduado em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduado em Controladoria e Finanças. Diretor de Operações da Samba Tech e CEO da Penser.
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