Dicas Transição de careiraPowered by Rock Convert

A avaliação de desempenho é um dos principais processos usados para medir o desempenho dos colaboradores. Com ela, a gestão consegue identificar talentos que podem fazer a diferença na vida da empresa. A avaliação também é responsável por identificar possíveis falhas na própria gestão de pessoal.

Mas o que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho, como o nome já aponta, é uma avaliação de cada colaborador em relação as atividades que ele desempenha. São avaliadas as metas estabelecidas e os resultados que foram atingidos em um determinado período. Essa avaliação irá medir o potencial de desenvolvimento de cada um.

O processo busca ajudar a formar uma equipe mais eficiente e focada no principal objetivo da empresa: gerar lucro. Também é possível estimar o valor de capital humano, sendo fundamental para identificar pessoas que necessitam de suporte, formação e reconhecimento pelo trabalho. Isso também facilita as promoções e transferências.

Cada empresa a implementa da forma que mais se adeque a sua cultura. Porém é aconselhado que seja feita constantemente e em etapas bem definidas para que seja parte de um aprendizado diário.

Como fazer uma avaliação de desempenho?

Para avaliar o colaborador, são necessárias 3 etapas divididas da seguinte forma:

Avaliação do comportamento: Nessa etapa avalia-se apenas com observação. Diariamente o colaborador tende a demonstrar seu comprometimento e como é feita a sua comunicação com o time.

Identificação dos pontos fortes e fracos: Após essa observação é necessário aplicar um questionário de avaliação de desempenho em que poderá identificar esses pontos em cada critério e traçar um plano de desenvolvimento mais detalhado. Escolha um ambiente tranquilo e, se possível, fora da mesa de trabalho habitual. Esse questionário pode ser uma conversa breve e mais informal, mas nunca deixando de abordar todos os pontos que foram identificados na avaliação de observação feita anteriormente.

Traçar esse plano em conjunto é fundamental para que líder e liderado estejam em sintonia com o que foi observado e avaliado. A avaliação de desempenho é um ótimo execício de auto-avaliação.

gestor conversando com um colaborador

Análise do progresso do colaborador: com a metas traçadas, é importante voltar para o primeiro item, o de observação. É de extrema importância avaliar se as metas estão sendo cumpridas e se há alguma dificuldade em executa-las. Havendo dificuldade, cabe ao gestor identificar e traçar uma nova estratégia de execução.

A avaliação de desempenho é um ciclo de execício constante. Essas informações são valiosas para um líder, porém é importante ressaltar que ela nunca pode ser usada de forma autoritária e desrespeitosa com um colaborador que não atendeu as expectativas da empresa.

Essa é uma ótima oportunidade de demonstrar quanto uma boa liderança faz diferença na empresa. Avaliar o potencial do seu time também é uma forma de exercício que ajudará a entender como entregar as demandas.

Tipos de avaliação de desempenho

  • Autoavaliação

A autoavaliação costuma ser eficaz quando associada a uma análise de desempenho. O colaborador é solicitado a avaliar seu próprio desempenho usando um formulário que requer respostas de múltipla escolha. O colaborador responde a um questionário com o objetivo de refletir sobre sua performance, identificando seus pontos fortes e fracos. Depois, junto ao seu líder, é discutido o que pode ser feito para melhorar. Isso abre conversas que podem ser benéficas para o desenvolvimento da equipe como um todo.

  • 360 graus

Como o nome sugere, se trata de uma revisão de feedback de 360 graus e fornece uma visão abrangente do desempenho de um colaborador, obtendo feedback de fontes externas. Junto com o líder, eles ainda farão uma avaliação do desempenho do trabalho e do conjunto de habilidades técnicas, mas esse método de avaliação também inclui comentários de colegas, subordinados diretos e/ou supervisores não diretos com quem o funcionário trabalha regularmente. Além disso, avaliações de feedback de 360 graus podem incluir uma avaliação do caráter e das habilidades de liderança.

  • Escala Gráfica de Desempenho

A escala gráfica de avaliação de desempenho é normalmente usada pelos gerentes. O desempenho do colaborador em várias áreas e funções é avaliado em uma escala. Por exemplo cria-se uma gráfico onde na primeira coluna, são colocadas as variáveis que serão avaliadas: criatividade, assiduidade, trabalho em equipe, pontualidade,  etc. E nas colunas seguintes, são colocados os valores de cada variável, uma nota de 0 a 5. Esse método é bom porque permite comparar o desempenho de vários colaboradores simultaneamente.

A avaliação de desempenho é boa para todos

Esse sistema de feedback oferece informações importantes tanto para o avaliado quanto para o gestor. A metodologia permite apontar melhorias individuais e alinhar o que a empresa espera de cada um.

Também é interessante saber o que o colaborador espera da empresa. O time acaba conhecendo todas as regras, sua cultura e decide se consegue se encaixar naquilo que projeta pra o futuro ou no que acredita. Quando se trabalha numa empresa onde as expectativas e a cultura da empresa entram em conflito com o que o colaborador espera do futuro, isso pode afetar o seu desempenho de trabalho bem como a entrega de serviços ou produtos.

Quando as expectativas de todos são conhecidas, não são criadas surpresas desagradáveis.

Dar oportunidades em que o colaborador possa expressar suas opiniões é um exercício de auto avaliação de gestão. Desse modo, a comunicação se torna mais transparente, deixando os dois lados confortáveis em dialogar. E é um fator motivador de melhorar o desempenho

Quando recebe um feedback, a liderança pode visualizar pontos que podem estar sendo ignorados ou omitidos. Possivelmente uma simples mudança na forma de gerenciar as pessoas ajude ao time a trabalhar melhor, confiar na empresa e se sentir parte do todo. Fazer essa auto avaliação também é importante para o desempenho de todos.

Uma avaliação de desempenho efetiva ajuda a traçar metas que conseguem trazer melhorias e pode ser responsável por grande parte do crescimento da empresa e do profissional. Baixe a nossa planilha de definição de metas e entenda melhor como isso pode ser aplicado na sua rotina.

consultoria de carreira personalizada

Deixe uma resposta

Fechar Menu