Rádio CBN entrevista Fernando Pacheco sobre livro ‘O caminho dos líderes’

O livro “O caminho dos líderes“, de Fernando Pacheco, foi tema de uma entrevista exclusiva para o programa diário CBN-BH. A rádio, maior do Brasil em notícias e informações, abordou a estrutura da obra, além de a motivação dos entrevistados e do próprio autor. Confira o áudio abaixo, na íntegra.

Fugindo dos clichês e guias prontos, “O caminho dos líderes” vai além da contação de histórias dos grandes líderes e tenta encontrar características e motivações que os levaram a surgirem e terem papel relevante nas suas empresas e na sociedade.

“O intuito foi ir além das linhas repetidas na internet, contando apenas os passos já conhecidos desses executivos, mas gerar algo mais focado nas ações e nas competências comportamentais. É como se fosse uma tentativa de analisar a história por trás da história. Ir além do que é dado e recontado pelas pessoas”, revela Fernando Pacheco. Na lista de entrevistados apenas diretores e presidentes de grandes empresas como, por exemplo, Pedro Janot ex-CEO da Azul Linhas Aéreas, Ricardo Ferreira Fundador da Richards, Alexandre Azevedo CEO da Seculus, Sérgio Herz CEO da Livraria Cultura, Gustavo Caetano CEO da Samba Tech, Marco Antônio Guimarães Diretor Executivo de Seminovos da Localiza, Israel Salmen CEO do Melliuz, Viviane Senna Presidente do Instituto Ayrton Senna, Osvaldo Barbosa de Oliveira Ex-diretor geral do Linkedin América Latina, entre outros.

Ao todo são 19 líderes cada um com sua particularidade, mas há aspectos em comum, como revela Fernando. “O primeiro deles é uma compreensão clara de onde você quer chegar. Todos e todas são visionários que acreditam e acreditaram no potencial individual. O segundo é entender pessoas. O aspecto democrático na composição da equipe e o ouvido aberto marcaram como características fundamentais aqueles que atingiram cargos relevantes dentro de organizações que fizeram história”. Outro ponto que chamou a atenção do autor nos entrevistados foi a disponibilidade e a vontade de levar conhecimento adiante. “Quanto mais coisas enormes construíram, mais humildes essas pessoas demonstraram ser”.

Trechos de destaque do livro

Osvaldo Oliveira, Ex-Diretor Geral do Linkedin America Latina

“Não consigo ver um trabalho, neste momento, que só me gerasse remuneração. Preciso ver algum sentido no que estou fazendo. Preciso ver que há transformação positiva”

“Para mim sucesso é ser feliz. Ponto. Você é feliz? Sou. Então você tem sucesso.”

Ricardo Ferreira, fundador da Richards

“Sucesso para mim não está associado a dinheiro. Está ligado a realizar as coisas da forma com que você acha que faz sentido”.

Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna

“Se você não tem paciência, persistência, você não vai conseguir fazer acontecer e vai desistir. Aí o foco que você colocou ali vai embora. Você tem que lidar com essas dificuldades e seguir em frente, ter perseverança.”

Marcelo Miranda, CEO da Precon

“O que falo de desenvolvimento de pessoas é que quero para elas o que quero para mim. Tem que ser genuíno. Se você não praticar o que fala, daqui a pouco acaba.”

Pedro Janot, Ex-CEO da Zara e da Azul Linhas Aéreas e atual CEO da Contravento

“Do alto da minha cadeira de rodas e da minha imobilidade, meu sonho hoje é dividir o meu conhecimento com o maior número de pessoas”.

Carlos Arruda, Diretor Executivo de Inovação da Fundação Dom Cabral

“Uma coisa que estou percebendo na nossa educação é que essa parte de autoconhecimento é muito falha. Um fator fundamental para o sucesso de alguém é se conhecer, saber do seu limite, do seu potencial. Nunca tive essa oportunidade.”

Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas e Graduado em GRH. Head of Pre-Sales na Samba Tech, proprietário da Penser e sócio da Life. E o mais importante, padrinho do Mateus. É isso aí...