Se desenvolver e buscar por aperfeiçoamento técnico, independente da carreira que você siga, é essencial. Junto com habilidades gerenciais, como de liderança, inteligência emocional, autoconhecimento, protagonismo e gestão, para que uma pessoa cresça com sua carreira é preciso conhecer da sua área, do mercado e da execução de tarefas específicas, que sejam estratégicas para a empresa.

Porém, mais do que apenas obter esse conhecimento técnico, é preciso garantir que ele veio de fontes confiáveis, de empresas ou profissionais referências no mercado, e até pouco tempo isso era um grande desafio. Afinal, conseguir chegar até essas empresas ou profissionais era extremamente difícil: ou você precisava de uma excelente rede de contatos para conseguir um benchmarking, ou precisava esperar que fosse oferecido um curso (muitas vezes caro e fora da sua cidade de residência).

Felizmente, a internet facilitou muito esse processo de obtenção de conhecimento e hoje, com poucos cliques, é possível estar em contato com os ensinamentos de grandes profissionais e grandes marcas, com blogs, redes sociais e muito mais. Nesse cenário, um movimento muito interessante que tem se fortalecido é a formação de learning centers, organizados por organizações referência no mercado e oferecidos ao público.

Esses learning centers (ou academys, ou universidades) reúnem cursos de alta qualidade, organizados por área ou nível de conhecimento, que na maioria das vezes são gratuitos e te oferecem um certificado de conclusão ao final, mediante a realização de um teste. Ou seja, você aprende com os melhores do mercado, pode comprovar isso e enriquece seu currículo, ganhando relevância no mercado.

E se depois de ler isso tudo você está se perguntando onde pode encontrar esses cursos incríveis, nós vamos te ajudar! Reunimos a seguir 15 dos melhores learning centers, de empresas de grande autoridade no mercado, separados por área do conhecimento, para que você possa começar a estudar e a se desenvolver tecnicamente.

Confira:    

Marketing

1. Rock Content – Universidade Rock Content

A primeira indicação é de uma empresa brasileira que em pouco tempo se tornou uma referência em marketing digital, encantando diversos profissionais da área. Para espalhar seu conhecimento, a Rock criou a Universidade Rock Content e disponibilizou 11 cursos que, juntos, formam uma capacitação completa em marketing digital, passando por pontos como email, SEO e mais.

Os cursos têm duração média de 4h, são totalmente em português e 4 deles podem ser realizados gratuitamente.

certificacoes online rock content

2. HubSpot – HubSpot Academy

A HubSpot é uma das empresas de marketing digital mais respeitadas do mundo e, felizmente, hoje é possível aprender os segredos dessa área diretamente com ela! Com o HubSpot Academy, a organização, além de oferecer aulas e treinamentos da sua plataforma, oferece também 16 certificações gratuitas, que passam por diferentes etapas do marketing e também abordam temas como vendas e sucesso do cliente. Indispensável para quem quer se destacar na área.

Os cursos são oferecidos em inglês.

3. Resultados Digitais – RD University

A Resultados Digitais é outra conceituada empresa brasileira de marketing digital e tem seu learning center próprio: a RD University. Com os cursos oferecidos pela empresa, é possível aprender os fundamentos de Marketing Digital, Inbound Sales, Inbound Marketing, Customer Success e ainda ver na prática como funciona o RD Station, plataforma da empresa. Nesse caso, apenas o curso de Marketing Digital é gratuito.

Os cursos também são totalmente em português e com uma média de 6h30 de duração.

Vídeos

4. YouTube – Creator Academy

Se você quer aprender tudo sobre vídeos e sobre a criação de um canal online, por que não aprender com a maior plataforma de conteúdo audiovisual do mundo? Seja você um criador de conteúdo cadastrado ou não, no YouTube Creator Academy é possível aprender valiosas lições que vão desde a produção dos vídeos até a criação de diferentes tipos de canais e a distribuição e monetização do conteúdo.

Os cursos são em inglês.

youtube creator academy certificacao online

Vendas

5. Salesforce – Salesforce Trailhead

A Salesforce é uma empresa americana especializada na criação de softwares e que atua em diferentes frentes, como vendas, marketing, vendas, sucesso do cliente e inteligência artificial. E para que as pessoas possam se dar bem nessas áreas, usando ou não suas soluções, a empresa criou trilhas de conhecimento, com o Salesforce Trailhead, para oferecer conteúdo de alta qualidade à comunidade.

Hoje já existem 115 trilhas e conteúdo tanto em português quanto em inglês.  

Tecnologia

6. Microsoft – Microsoft Virtual Academy

Se você é desenvolvedor, trabalha ou estuda tecnologia, ou simplesmente se interessa pelo assunto, boas notícias: a Microsoft uma das maiores organizações do mundo, possui quase 3000 cursos sobre o assunto na Microsoft Virtual Academy – MVA. Os cursos podem ser filtrados por seu nível de conhecimento, idioma, função e são completamente gratuitos.

É pra começar agora mesmo!

7. Amazon – AWS digital training and new Cloud Practitioner certification

Outra gigante mundial que oferece uma certificação gratuita é a Amazon. Para treinar e capacitar possíveis usuários da AWS, que oferece serviços de infraestrutura de TI, a empresa de Jeff Bezos criou um curso totalmente gratuito em que as pessoas podem aprender mais sobre serviços on cloud em geral e sobre a própria AWS.

O curso é totalmente em inglês.

8. IBM – IBM Bluemix

Para possibilitar que as pessoas aprendam mais também sobre cloud computing e sobre o IBM Bluemix, a IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, também oferece uma certificação gratuita.

Assim como a da Amazon, essa certificação é totalmente em inglês.

Gestão

9. Solides – Universidade Solides

Se você é da área de recursos humanos e está em busca de conteúdo de alta qualidade para te diferenciar no mercado, a Solides, empresa referência do setor, pode te ajudar. Na Universidade Solides, você encontra cursos completos sobre diferentes pontos da gestão de pessoas e pode aplicar rapidamente os ensinamentos em sua carreira.

Nesse portal você encontra três cursos gratuitos e outros seis pagos. O conteúdo é totalmente em português.

universidade solides certifcacoes digitais

10. Gupy – Curso Recrutamento e Seleção

Ainda na área de recursos humanos, se você quer se qualificar em treinamento e seleção com especialistas do mercado, a Gupy – empresa que oferece uma plataforma para essa atividade e é referência no Brasil – tem um curso completo esperando! Focado em recrutamento e seleção de alta performance, o curso conta com 5 videoaulas e ainda outros materiais extremamente ricos para estudo.

Vale a pena conferir!

11. Ahgora + Komcorp + Biosegure – Minicurso eSocial

Sua empresa ainda está tendo problemas para se adaptar ao eSocial (ou você nem sabe o que isso significa)? Então seu problema está prestes a ser resolvido! Afinal, três empresas brasileiras se juntaram para produzir um minicurso de alta qualidade que vai solucionar todas as suas dúvidas sobre o assunto e te ajudar a evitar problemas!

O conteúdo é em vídeo e será disponibilizado no mês de Outubro a quem se cadastrar.

Análise de dados e anúncios do Google

12. Google Academy

Se você trabalha com marketing, tem uma empresa ou simplesmente quer aprender mais sobre as ferramentas do Google, o maior buscador da atualidade e uma das empresas mais admiradas do mundo, você precisa conhecer suas certificações gratuitas, oferecidas pelo Google Analytics Academy e pelo Google Academy for Ads.

No Analytics Academy você irá aprender tudo sobre o Google Analytics, ferramenta de análise de dados do Google em módulos totalmente pensados para diferentes tipos de experiência e níveis de conhecimento.

Já no Academy for Ads, além dos cursos sobre a utilização do Google Adwords, ferramenta de anúncios do Google, você encontra certificações para o YouTube, Waze e também com foco em tópicos como vendas.

Vale a pena conferir todo o conteúdo – que está disponível em português (ou com legendas).

Competências digitais

13. Google Activate

Ainda falando de cursos oferecidos pelo Google, um espaço que vale muito a pena conhecer – se você tiver domínio da língua espanhola – é o Google Activate. Nesse portal, a empresa oferece cursos voltados para o desenvolvimento de habilidades e competências digitais, como empreendedorismo, marketing e até produtividade.

O conteúdo nesse caso é menor, dividido em vídeos de curta duração e, como citamos, totalmente em espanhol.

google activate certificacao digital

Carreira e desenvolvimento

14. LinkedIn – LinkedIn Learning

Pouca gente sabe, mas o LinkedIn, a rede social profissional, tem um learning center, o LinkedIn Learning, com diversos cursos focados em desenvolvimento pessoal e de carreira, que podem ser consumidos mediante o pagamento de uma assinatura mensal. Os cursos são disponibilizados em português, por diferentes criadores e é possível consumir os conteúdos por um mês de forma gratuita.  

Redes Sociais

15. Facebook – Facebook Blueprint

E se você achava que não dava pra aprender nada – ou quase nada – nas redes sociais, vai se surpreender com o Facebook Blueprint, uma central de conhecimento do Facebook. O Blueprint é um portal com diferentes cursos, focado em mostrar ao público como utilizar melhor a rede social de Mark Zuckerberg para gerar engajamento, negócios e vendas.

Principalmente se você possui uma página de empresa e quer usar a rede social de forma mais estratégica, o curso vale muito a pena. Ah, e o conteúdo está todo em português!

É hora de começar a aprender!

Agora que você já conheceu as melhores certificações online em diferentes áreas, é hora de começar a se especializar e dar um passo importante em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Quando testar alguma das nossas indicações, deixe aqui suas impressões! Vai ser importante para ajudar também outros leitores. E se a gente se esqueceu de incluir algum learning center bacana ou importante aqui, comente também! Esse artigo será atualizado constantemente.

Ah, e se você já está se qualificando e aperfeiçoando, que tal descobrir quais são as suas chances de ser promovido? Acesse nossa calculadora e descubra.

calcular chances de promocao no trabalho

Fechar Menu