“Ah, procure alguém especializado em coaching de carreira. Eu tenho certeza que pode te ajudar neste momento”. Olha, é bastante provável que você tenha vivido este diálogo aí acima recentemente, quando conversava com algum amigo ou amiga sobre seu futuro.

Cada vez mais discutido no mundo profissional, o papel do coach de carreira vai ganhando espaço e sendo ouvido no ambiente corporativo. Mas ‘peraí’. Algumas perguntas podem ser na sua cabeça ao ler essas frases:

O que é coaching de carreira mesmo? Para que serve coaching de carreira? Eu realmente preciso de um coach de carreira? Quando? Vale a pena? Devo investir num coach de carreira?

coaching de carreira

O que é coaching de carreira?

Uma definição mais formal de coaching de carreira da Federação Internacional de Coaching (ICF) afirma que um coach de carreira faz parceria com você em um processo instigante e criativo que inspira você a maximizar seu potencial pessoal e profissional. Os treinadores honram você como especialista em sua vida e trabalho e acreditam que você é criativo, engenhoso e completo. Com base nessa fundação, a responsabilidade do coach é:

  • Ajudar para que você descubra, esclareça e alinhe com o que você deseja alcançar
  • Incentivar a sua autodescoberta
  • Abrir horizontes para soluções e estratégias
  • Te manter responsável por sua carreira e alerta sobre novas oportunidades

[Saiba como você se torna mais responsável por sua carreira]

Esse processo ajuda os clientes a melhorar drasticamente suas perspectivas de trabalho e vida, ao mesmo tempo em que aprimora suas habilidades de liderança e libera seu potencial.

Quais os benefícios do coaching de carreira

“Everyone needs a coach”. (Todo mundo precisa de um coach). Essa frase não é minha. Ela é do Bill Gates, fundador da Microsoft. Pense em você jogando golfe, fazendo balé ou tentando aprender xadrez. Você não será um especialista na primeira vez que tentar. Mas pode se desenvolver, buscar um caminho, aprender novas competências.

A gestão da sua carreira é diferente? A maioria das pessoas não é educada sobre como gerenciar suas carreiras. Além disso, as pessoas, por uma questão natural, não conseguem enxergar-se de fora da sua própria vida. E é aí que também pode entrar um grande benefício do coaching de carreira. Esse olhar de fora é uma das características mais fundamentais de um trabalho de desenvolvimento profissional especializado.

Há também um mito de que apenas profissionais de alto escalão e executivos de C-Level usam o trabalho de um coach de carreira para ajudar em suas jornadas. Isso não é mais o caso. O coaching de carreira está agora presente em todas as linhas de trabalho e em todas as etapas da carreira, começando depois do ensino médio, se você pensar bem.

Há outro mito de que o coaching de carreira não é necessário quando você tem um emprego. Se você tem um bom trabalho ou trabalha para uma boa companhia, então você tem sorte e deve aproveitar essa oportunidade. Agora você pode começar a desenvolver sua carreira para o que você sempre quis. Cinco anos podem passar rapidamente neste trabalho – onde você estará então? Você será mais feliz e mais satisfeito? Você tem algum objetivo não alcançado? Você sabe usar sua rede interna e externa?

coaching de carreira

É verdade que os coaches de carreira são amplamente conhecidos por ajudar na busca de emprego ou na transição de carreira, mas são igualmente valiosos para ajudar os clientes a aproveitarem ao máximo seu trabalho e as oportunidades na empresa para a qual ele ou ela trabalha. Os coaches de carreira ajudam você a alcançar sua visão de carreira de longo prazo ajudando-o a criar metas e os planos para alcançá-las.

Como funciona na prática? Um bom projeto de coaching de carreira lhe ajudará a ter uma noção completa de cenários e pode ser útil para que você:

  • Ganhe clareza sobre o que você realmente quer e como chegar lá (partindo de onde você está)
  • Identifique possibilidades de carreira que se conectam com seu propósito e paixão
  • Aprenda seus pontos fortes, habilidades, valores e muito mais por meio de avaliações como inventários de interesse, instrumentos de tipo de personalidade
  • Combine suas habilidades, interesses e paixões com uma carreira ideal, empregos e ambientes de trabalho
  • Fortaleça sua rede de contatos
  • Crie um plano para explorar e seguir uma nova direção de carreira
  • Supere obstáculos no seu progresso, se devido ao histórico de emprego, falta de qualificações “certas” ou questões pessoais / familiares
  • Identifique a melhor comunicação de seu valor exclusivo em seu currículo executivo, perfil do LinkedIn, bio executiva e outros documentos de carreira

Quando procurar um coach de carreira?

OK. Agora seu sei o que é coaching de carreira e conheci os mitos ao redor disso. Mas quando vale a pena procurar uma empresa especializada para me ajudar?

Separamos os principais momentos que podem ser importantes para conversar com um especialista de carreira, de acordo com os desafios vividos. Veja se você passa por algum deles e comece uma reflexão:

Coaching de carreira para quem está na fase de liderança

Quero me preparar para ser líder
Já sou líder e quero evoluir
Tenho que levar minha empresa a um nível mais alto
Preciso de mais influência e poder
Necessito melhorar minha comunicação
Quero dar e receber feedbacks melhores
Não estou atingindo minhas metas
Tenho dificuldade em delegar
Não confio na minha equipe
Minha equipe não confia em mim
Sinto-me inseguro (a)
Preciso de mais competências comportamentais
Busco autoconhecimento

Coaching de carreira para desafios profissionais

Estou perdido profissionalmente
Sinto-me estagnado
Necessito trabalhar minha autoconfiança
Quero mudar de carreira
Preciso melhorar minha rede de contatos
Quero ser mais influente
Busco me conhecer e ampliar minhas habilidades
Preciso evoluir minha inteligência emocional
Não me sinto valorizado e quero um salário melhor
Tenho dificuldades de relacionamento com colegas e chefes
Quero me desenvolver no estágio

Coaching de carreira para recolocação

Quero encontrar um emprego e não sei por onde começar
Quero ser mais atraente para recrutadores
Preciso evoluir minha rede de contatos online e offline
Não sei fazer networking, mesmo já tendo uma rede legal
Desejo trocar de carreira, mas tenho dificuldade em criar um plano

Segundo os especialistas, é simples definir quando procurar um coach de carreira: “se você está se sentindo em um impasse e totalmente inseguro sobre como sair da lama e voltar, pare aí e procure um profissional”. Simples? (rs rs rs).

coaching de carreira

O que observar ao contratar um coach de carreira

Mas e aí, que tipo de profissional você deve escolher ao pensar num projeto envolvendo coaching de carreira?

Essa é uma questão importante, porque nem todos os coaches são parecidos, ou têm os mesmos conhecimentos em relação aos processos ou em áreas centrais de foco. Se você está preso em termos de sua direção profissional, talvez você queira encontrar um coach de carreira que se especialize no trabalho exploratório que precederá a busca de emprego real. (Fortalecimento de competências, apoio com networking e visão de mercado).

[ Saiba mais sobre gestão de carreira e planejamento ] 

Freqüentemente, essa pessoa fará você usar algum tipo de teste de avaliação de talentos ou pontos fortes e, juntos, vocês trabalharão com os tipos de funções que podem ser mais adequados e significativos.

Se você tem uma ideia decente do que deseja fazer a seguir, mas não está progredindo em sua busca de emprego, considere alguém que realmente se especialize em estratégia de busca de emprego. Os coaches nessa área normalmente dão uma olhada no que você está fazendo (e no que você não está fazendo), revê a “papelada” que está usando para se promover (currículo, perfil do LinkedIn) e depois lhe ajuda construir ou ajustar um plano de jogo e revisar seus materiais para se alinhar com a direção desejada.

Outro momento importante é durante desafios profissionais que parecem “insolúveis”. Esta é uma boa oportunidade para procurar um coach de carreira e discutir possíveis soluções, caminhos, além de trocar com alguém que tem experiência naquele contexto.

O ideal, claro, é encontrar um coach de carreira que consiga passar por todos esses pontos.  Lembre-se que em alguns momentos é importante distinguir o trabalho de um Life Coach do de um Coach de Carreira. As demandas são diferentes e precisam ser bem definidas por você.

Quando se trata de desenvolvimento profissional é fundamental focar em alguém que realmente possa apoiar na construção dessa frente da sua vida, com entendimento claro de mercado, boa rede de contatos, experiência em gestão (de negócios, pessoas, finanças, projetos) e noções de inteligências múltiplas.

E honestamente: procure uma empresa de coaching de carreira que tenha pessoas com conquistas e uma boa trajetória profissional. Não faz sentido alguém ficar lhe dando conselhos sem ter vivido aquilo certo? É isso.

Busque por pessoas que tenham construído sua marca pessoal, que tenha entregas boas em empresas interessantes, que consigam contextualizar para o desafio que você está vivendo e que efetivamente conheça do mercado.

Quando procurar uma empresa de desenvolvimento de carreira ou um coach de carreira, peça para que ele ou ela lhe conte sobre projetos que viveu, sobre casos que já tenha experimentado, sobre as conquistas dos clientes…e coisas assim.  Observe se o site é confiável, o profissional tem um currículo interessante e é referência no mercado.

Portanto, você precisa se sentir confortável com seu coach ou sua coach de carreira. E o ideal é que ela tenha uma “boa noção” do que está fazendo, principalmente por conta de experiências profissionais positivas.

Cuidado para não cair em furadas ao escolher um projeto de coaching de carreira ou acompanhamento:

  • Não acredite na oferta de “felicidade plena” num programa de coaching de carreira. De verdade, essa é uma oferta ou entrega que ninguém pode fazer, além de ser um ponto diferente do que você está focando neste momento.
  • Tenha atenção com promessas de dinheiro fácil, resultado simples ou coisas do tipo.
  • Cuidado com foco apenas em autoajuda, sem metodologia ou conhecimento real de mercado.
  • Navegue pelo perfil das redes sociais do futuro responsável pelo seu programa de coaching de carreira. Isso pode dizer muito se vale ou não apenas vocês trabalharem juntos.

coaching de carreira

Como extrair o melhor de um programa de coaching de carreira

  • Esteja aberto ao processo
  • Acredite no que está fazendo
  • Cumpra os exercícios combinados
  • Aplique ao seu cotidiano profissional e pessoal
  • Converse com as pessoas sobre o que está fazendo
  • Faça as leituras complementares
  • Traga desafios e novidades do dia a dia para o seu coach de carreira

Vale a pena contratar um coach de carreira?

Vamos começar do começo. Uma coisa interessante é que muitas pessoas costumam pensar sobre o ambiente profissional algo na seguinte linha: “mas meus gestores e gestoras não deveriam ser responsáveis pelo meu desenvolvimento de carreira?”.

Pergunte a si mesmo: “A empresa em que você trabalha está ajudando você a atingir suas metas pessoais e profissionais?” Infelizmente, a maioria não é, no entanto, muitas empresas estão começando a fornecer treinamento para seus funcionários como uma forma de aumentar o engajamento. E quanto ao seu chefe? Infelizmente, seu chefe precisa se concentrar em seus objetivos e como você vai contribuir para eles. Espero que ele esteja interessado em seu desenvolvimento, mas eles não são responsáveis ​​por sua carreira. Você é. É por isso que cabe a você “ser o dono da sua carreira”.

Felizmente, o coaching de carreira é facilmente um dos investimentos mais inteligentes que você pode fazer. Por quê?

Número um, porque sua felicidade pessoal e profissional está em jogo. Você gasta uma grande fatia de sua vida trabalhando e merece aproveitá-la e ser feliz. Número dois, porque um aumento em seus ganhos futuros pode facilmente cobrir o custo do coaching (matemática purinha, né). Quando você encontrar o caminho certo, você deixará sua marca neste mundo e será recompensado de acordo com seu mérito.

Se o CEO do Google e o Fundador da Microsoft recomendam um programa de coaching de carreira, quem sou eu para discordar.

A International Coach Federation (ICF) forneceu vários estudos mostrando que o coaching geralmente promove um ROI entre US $ 4 e US $ 8 para cada dólar investido.

Os benefícios do coaching relatados pelas empresas e profissionais incluem: aumento da produtividade, qualidade, melhor atendimento ao cliente, melhor retenção (especialmente para aqueles que recebem coaching) e rentabilidade final.

Fechar Menu