Muita gente conhece o conceito de mentoria e sabe o quanto esse processo pode ser essencial para ajudar em seu desenvolvimento profissional, pessoal, e até mesmo espiritual. Apesar disso, boa parte das pessoas deixa de iniciar uma mentoria por um motivo simples: não saber como encontrar um mentor.

Para que o processo de mentoria seja dinâmico e bem sucedido, é preciso encontrar alguém que seja expert naquilo que você quer desenvolver: precisa haver um match entre o que você quer aprender e o que a pessoa pode ensinar. Além disso, é preciso que o mentor esteja realmente preparado para oferecer a mentoria e que entenda todas as responsabilidades e consequências de um processo como esse.

Encontrar um mentor pode ser algo realmente desafiador, mas não deve ser uma barreira para o início do processo de mentoria – uma vez que ele pode ser decisivo para construir sua trajetória de sucesso. Portanto, para que você tenha mais facilidade ao passar por esse momento e para que encontre o mentor certo, separamos algumas dicas valiosas.

Leia todas com cuidado e coloque logo em prática!  

Mas primeiro vale lembrar: o que é uma mentoria e quando eu devo procurá-la?

De forma geral uma mentoria pode ser entendida como um processo de desenvolvimento em que um mentorado (pessoa menos experiente buscando ajuda e desenvolvimento) conta com a orientação, os ensinamentos e os conselhos de um mentor (pessoa mais experiente que é especialista em uma área específica).

Diferente do coaching, que é focado na dimensão mais emocional do comportamento do ser humano, a mentoria busca desenvolver habilidades mais técnicas nas pessoas, relacionadas à áreas específicas que sejam de seu interesse.

Hoje muita gente já é adepta do processo de mentoria e também não é raro vermos empresas oferecendo e também buscando por ajuda externa de mentores.  

Como encontrar um mentor

Agora que já retomamos o conceito de mentoria, é hora de voltar ao que realmente importa aqui: como encontrar um mentor. Continue lendo!

1. Comece entendendo o papel do mentor e também seus objetivos e necessidades

O primeiro passo para encontrar um bom mentor é entender realmente qual é o papel dessa figura no processo de mentoria, assim como seus próprios interesses de aprendizado.

Ao contrário do que prega o senso comum, um mentor não precisa ser mais velho do que você e nem de ser uma pessoa famosa, extremamente bem sucedida. Como no processo de mentoria o foco é mais técnico, não é raro encontrarmos mentores bastante jovens e focados apenas na transmissão de conhecimentos específicos. Portanto, elimine esse preconceito da cabeça o quanto antes!

Para encontrar o mentor ideal é importante também ter suas expectativas e motivações bem claras. Uma mentoria deve sempre ter um objetivo bem definido e isso vai inclusive te ajudar a encontrar a pessoa mais adequada para te ajudar.

Vale lembrar que um mentor pode ser:

  • Acadêmico
  • Pessoal
  • Profissional
  • Espiritual

E muito mais!

Entender qual deles você deve procurar é o primeiro passo para tornar sua busca muito mais simples.

2. Vá a eventos

Uma vez que você já definiu suas metas e entendeu de que tipo de mentor você precisa, uma dica bastante valiosa é: vá a eventos relacionados ao seu objetivo!

Em encontros presenciais, você além de ter a oportunidade de aprender mais sobre um assunto pelo qual se interessa, ainda tem a chance de ampliar sua rede de contatos e se relacionar com pessoas que até então seriam inacessíveis à você. Portanto, aproveite!

Nessas ocasiões, não fique preso apenas aos palestrantes e figuras de maior destaque – eles provavelmente serão mais difíceis de contactar. Tente perceber quem está bem do seu lado e entender se essa pessoa pode te ajudar ou te conectar com alguém que possa. Assim, você abre mais possibilidades e pode ter êxito em sua busca mais rapidamente.  

3. Olhe para seus colegas

Assim como nos eventos é importante olhar com cuidado quem está ao seu lado, tirando um pouco o foco das grandes estrelas, no dia a dia é interessante fazer o mesmo exercício e tentar perceber se não há algum colega ou superior que pode te transmitir exatamente o conhecimento que você busca.

Muita gente vive rodeada de pessoas talentosas, que tem habilidades complementares às suas, mas não aproveita corretamente (e nem completamente) esse contato e essa facilidade de acesso.

Portanto, comece a mapear as pessoas excepcionais que você tem a seu lado e tente entender se de alguma forma elas podem te ajudar em uma mentoria.

4. Acione sua rede de contatos

Existe uma teoria muito famosa que diz que qualquer pessoa no mundo está ligada a qualquer outra pessoa no mundo por no máximo seis graus de separação. A partir de seis indivíduos, é possível acessar qualquer um que esteja em nosso planeta.

Isso é muito importante, pois mostra o poder de algo que muitas vezes nós menosprezamos: nossa rede de contatos. Reforçando o que trouxemos nos tópicos anteriores, é normal que as pessoas achem que sua rede de contatos é irrelevante ou que não pode levá-las a lugar nenhum. Porém, isso é um equívoco!

Na maioria das vezes temos contatos muito interessantes bem próximos de nós e nos esquecemos de que é possível utilizá-los para acessar mais e mais pessoas relevantes ao redor do mundo. Portanto, faça o exercício de mapear algumas pessoas que você conhece e pense em quem elas poderiam te apresentar. Isso vai te ajudar a ter uma noção do poder da sua rede e também, claro, te aproximar do encontro de um bom mentor.  

5. Faça cursos

Assim como no caso dos eventos, os cursos presenciais são excelentes oportunidades para encontrar pessoas excepcionais que podem ou se tornar mentoras, ou te apresentar a possíveis mentores.

Então, aproveite não só para adquirir novos conhecimentos, mas também para fortalecer sua rede de contatos. Conheça as pessoas de forma verdadeira e busque entender mais sobre a realidade e as aptidões de cada uma. Assim você pode facilitar – e muito – sua busca pelo mentor ideal.

6. Use seu LinkedIn

Ao contrário das outras redes sociais, o LinkedIn tem um foco totalmente profissional e pode encurtar as distâncias entre você e seu mentor. Como existem milhares de pessoas cadastradas na rede e é possível não só ver o perfil de cada uma, mas também enviar uma mensagem e se conectar a elas, pode ser muito mais simples encontrar o especialista que você precisa nessa rede.

Além do mais, recentemente o LinkedIn lançou uma ferramenta, chamada de Aconselhamento Profissional, que busca justamente facilitar a conexão entre pessoas que querem aprender algo específico e pessoas que querem ensinar. Então, se tornou ainda mais fácil encontrar um bom mentor por meio da rede.

Complete seu perfil, escolha uma boa foto, construa seu currículo e prepare-se para estabelecer boas conexões.

7. Busque uma empresa especializada

Se você quiser garantir uma mentoria ainda mais eficiente e se conectar de forma mais simples com os melhores profissionais, pode também procurar uma empresa especializada em desenvolvimento profissional, como a Penser.

Essa empresa, além de poder te ajudar a entender melhor seus objetivos, motivações e traçar seu caminho de desenvolvimento, vai fazer com que a mentoria seja eficiente desde seu início – focada nos pontos certos e direcionada da melhor maneira.

Portanto, se garantir sua evolução profissional é uma prioridade para você, essa pode ser uma forma muito interessante de ter mais sucesso.

Construa uma boa relação com seu mentor e colha os resultados

Agora que você já sabe as melhores técnicas para encontrar o mentor ideal, é hora de começar seu processo de mentoria e garantir que você conseguirá colher os melhores resultados dele.

Durante a mentoria, lembre-se de sempre manter contato com seu mentor – contá-lo das suas dúvidas, avanços e inseguranças – e de sempre ter seus próximos passos acertados. É importante também seguir tudo que for combinado nas reuniões e mostrar que você respeita não apenas o comprometimento e o tempo do mentor, mas também seu próprio desenvolvimento.

Se interessou pela dica 07 e quer saber como a Penser pode te ajudar a tomar o melhor rumo na sua carreira? Então solicite uma consultoria gratuita, totalmente personalizada com um de nossos especialistas.

consultoria de carreira personalizada

Fechar Menu