Dicas Transição de careiraPowered by Rock Convert

Buscar compreender como se tornar um bom líder deve um execício constante e que impacta diretamente o desempenho de uma equipe. Ser reconhecido como essa figura, vai além de um título, pois o seu time precisa vê-lo como tal e respeita-lo. Além de carregar grandes responsabilidades, um líder também é responsável por inspirar e motivar toda a sua equipe.

Uma abordagem mais humana com seu time pode fazer total diferença nesse processo. Você consegue reconhecer em si essas características primordiais?

Para ajudar nesse exercício listamos 5 condutas fundamentais de como se tornar um bom líder.

• Como se tornar um bom líder: dê exemplos

Um bom líder, antes de tudo, precisa ser um exemplo para todos. De conduta, de honestidade, de transparência e também de comportamento. É preciso lembrar do peso da influência que você tem na vida das pessoas.

Esse impacto pode ser positivo ou negativo e ambos trarão consequências.  O mercado é mutável e ser lembrado como um bom líder é algo que, muitas vezes, vale mais do que projetos concluídos.

• Não apontar erros individuais

Quando trabalhamos em equipe o erro pode ser usado como aprendizado para todos. Diante disso, apontar erros individuais pode desmotivar um único indivíduo e retraí-lo a se desenvolver como profissional, bem como dividir o time entre o certo e o errado.

Abrace o erro como um todo e deixe todos a vontade para discutir como determinado episódio poderia ter sido resolvido de outra forma e o que pode ser absorvido com esse erro. Seu time aprenderá a reconhecer onde erraram e sem medo de julgamentos.

Assim você poderá minimizar futuros erros e não desencorajar quem de fato o praticou.

pessoas no trabalho dando as mãos comemorando

• Não só guiar, mas também ser guiado.

Esse feedback pode ser tanto do líder para a equipe, como da equipe pro líder. Ter um time é ter em uma via de mão dupla na troca de conhecimentos, essa troca é valiosa entre todos.

Pedir conselhos e direcionamentos é algo que o líder pode fazer com sua equipe mostrando pra eles que a sua opinião e conhecimento importam muito para o sucesso de um projeto. Cada um tem um visão de mundo diferente e absorve conteúdos de formas diversas.

Saber aprender com os liderados é um dos fatores mais importantes de um líder.

• Identificar talentos na equipe e valoriza-los

Um bom líder sabe exatamente os pontos fortes de cada um e onde exatamente esses talentos podem ser aproveitados. Saber delegar funções reconhecendo as melhores habilidades em cada um deixará seu  funcionário sempre motivado a fazer o seu melhor porque estará posicionado para fazer o que sabe de melhor. Ao reconhecer esses talentos, motive-o a buscar mais o desenvolvimento nessa área ou característica. Fazendo o seu melhor, a chances de finalizar um projeto de sucesso aumentam consideravelmente.

• Entender que seu funcionário também tem vida pessoal

Existem muitos líderes que não misturam o pessoal com o trabalho, mas esquecem que a vida pessoal também impacta no desempenho do seu funcionário. Saber de acontecimentos importantes na vida pessoal deles é algo que poderá aproxima-los e irá te ajudar a tratar com mais humanidade as dificuldades e acertos de cada um. Converse sempre com seus liderados, saia para almoçar com eles durante um dia na semana, faça uma reunião de equipe mensal onde você pode escuta-los e entender o que se passa além o local de trabalho.

Um bom líder, acima de tudo precisa ser humano e saber extrair o melhor de cada um. Essa abordagem trará para sua equipe uma atmosfera de união e motivação. Com essas 5 pequenas dicas você poderá desempenhar um papel importante na sua empresa e principalmente no seu time.

Após seguir essas dicas, faça o nosso teste e descubra se você é um bom líder!

consultoria de carreira personalizada

Deixe uma resposta

Fechar Menu