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A cultura de uma empresa é sua “personalidade”. Ela transmite coisas valiosas sobre crenças, marcas e desejos, e abrange uma ampla gama de diferentes elementos e aspectos. Sua cultura pode incluir seu ambiente de trabalho, sua ética e sua missão e metas de longo prazo. Ela será refletida não apenas nos clientes e produtos da empresa, mas também nos seus colaboradores.

A cultura organizacional desempenha um papel crucial na formação do comportamento nas organizações. Além de incluir as expectativas, experiências e filosofia de uma empresa, seus valores guiam o comportamento dos membros e são expressos na auto-imagem deles, no funcionamento interno e nas interações com o mundo externo.

“Cultura é como as organizações fazem coisas”. – Robbie Katanga

A cultura é um padrão de comportamento consistente e observável nas organizações. Aristóteles disse: “Somos o que fazemos repetidamente”. A cultura também inclui normas, sistemas, símbolos, linguagem, suposições e hábitos.

Os líderes empresariais são vitais para a criação e comunicação de sua cultura no local de trabalho. No entanto, a relação entre liderança e cultura não é unilateral. Enquanto os líderes são os principais arquitetos da cultura, uma cultura estabelecida influencia o tipo de liderança possível na empresa pois a cultura do local de trabalho controla o modo como os líderes e colaboradores se comportam entre si e também, com pessoas de fora da organização.

Toda organização deve ter diretrizes definidas para que os colaboradores trabalhem de acordo. A cultura de uma organização representa certas políticas predefinidas que orientam a todos e dão a eles um senso de direção no local de trabalho. Cada indivíduo é claro sobre seus papéis e responsabilidades na organização e sabe como realizar as tarefas antes dos prazos.

Por que a cultura organizacional é importante?

As pessoas gostam de se sentir parte de algo maior e mais bem sucedido do que elas mesmas. Um forte senso de cultura corporativa garante que cada colaborador sinta que pertence a algo maior. Isto é particularmente verdadeiro se a cultura da empresa corresponder aos seus próprios valores e necessidades. As empresas que têm uma cultura definida geralmente descobrirão que seus colaboradores vão desenvolve melhores relacionamentos e poderão trabalhar melhor juntos para alcançar as metas de longo prazo.

Goste ou não, a geração dos millennials é a geração que impulsiona as mudanças no local de trabalho do futuro próximo. Se você não conseguir atrair talentos dessa geração, seu crescimento pode ficar estagnado, e você poderá acabar com uma escassez de talentos. Dito isso, os millennials desejam uma cultura organizacional forte, mais do que qualquer outra coisa isso é determinante quando decidem para quem vão trabalhar. Se você não tem uma cultura corporativa forte ou atraente, vai começar a perder a guerra de recrutamento – e rápido.

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Um exemplo é a Lush Cosmetics, com milhares de lojas encontradas em toda a Europa e no mundo. Eles são especialistas em defender um forte senso de ética e cultura, e envolvem seus colaboradores  com suas causas e ideologias. A defesa do meio ambiente e dos direitos dos animais são suas principais causas e se deleitam em incluir isso em seus times. Isso faz com que eles sintam que estão fazendo algo valioso e “mudando o mundo” toda vez que vão trabalhar. Isso ajudou a criar uma forte cultura corporativa e uma rotatividade muito baixa para o setor de varejo.

Promover o orgulho da empresa, pode gerar uma série de benefícios, incluindo maior engajamento, produtividade e fidelidade dos colaboradores. Como empresa, você deve sempre se certificar que compreende os sonhos e objetivos de sua equipe. Afinal, a cultura da sua empresa deve atender às suas necessidades, mas se ela também pode beneficiar seus colaboradores, isso ajudará a garantir o sucesso de todos.

Analise a cultura da sua empresa

A estratégia de cultura organizacional deve ser cuidadosamente pensada e deve corresponder ao seu negócio. Se o seu estilo de gerenciamento é formal, essa deve ser a cultura que você incentiva. Se você é um negócio casual, certifique-se de ter uma cultura informal que seus colaboradores entendam. Ter uma cultura que não corresponde à maneira como você deseja que sua empresa seja apresentada nunca funcionará.

Não existe uma única cultura organizacional correta, cada empresa é diferente. Mas, você precisará de um conjunto consistente e forte de valores se quiser permanecer competitivo no futuro próximo. E isso cada vez mais se torna importante no mercado.

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