Cada vez mais o mercado busca profissionais multidisciplinares e as pessoas podem ter versões diferentes de seu próprio currículo para usar em diversas vagas. Mas o que geralmente acontece é que você usa sempre o mesmo modelo de currículo, não importando qual a oportunidade em questão. Talvez seja um simples documento de texto, em preto e branco, e que não transmite a sua personalidade, por mais impressionante que seja seu perfil.

Claro que você deseja que suas habilidades profissionais sejam apresentadas por um currículo espetacular e que se encaixe perfeitamente em um determinado trabalho ou setor. E existem ferramentas gratuitas on-line que ajudam a criar um currículo assim. Você não precisa ser um expert em nenhum programa de edição de imagens para tentar impressionar o departamento de recursos humanos que receberá o seu currículo.

A maioria das ferramentas é em inglês, mas, são muito fáceis de compreender e o idioma não será um impeditivo para que você as use.

1. Resume Genius: aproveite as frases de impacto

O Resume Genius é um dos construtores de currículos mais rápidos para te ajudar a criar um CV profissional sem exigir nenhuma grande habilidade de redação. Você pode escolher entre vários modelos profissionais e uma variedade de sugestões textuais para os campos de formulários diferentes.

Isso significa que você pode criar um currículo aplicando frases de impacto para valorizar seu perfil e mostrando como você pode se destacar com suas experiências.

2. Canva: intuitiva para currículos criativos

Se você procura algo mais criativo, o Canva é uma boa opção. A ferramenta é bem intuitiva e você pode selecionar formas, fundos e frames para montar o seu documento como você quiser.  A ferramenta possui um banco de ícones, imagens e fontes diferentes para inserir no seu currículo e deixá-lo bem personalizado.

Além disso, o Canva já disponibiliza alguns templates prontos, para sua inspiração ou adaptação.

layout de como criar um currículo no canva

3. CV Maker: para quem quer um currículo em vários idiomas

O CV Maker é uma ferramenta que funciona em várias línguas, inclusive o português. Também possui ampla gama de modelos para escolher e não precisa formatar ou organizar os layouts manualmente, tudo já está pronto.

É possível organizar as seções de acordo com o que achar mais relevante. Outra característica interessante é que você pode hospedar seu currículo no site e compartilhar seu link com qualquer pessoa. Também é possível pode exportar o currículo em formato PDF, HTML ou TXT para mandar por email ou fazer upload em sites de vagas.

4. Do your Buzz: ferramenta para um currículo online

O DoYouBuzz permite criar currículos nos formatos da web e de dispositivos móveis. Tal como acontece com os outros sistemas dessa lista, você não precisa se preocupar com o design porque ele faz esse trabalho para você. Basta escolher o conteúdo que gostaria de adicionar e preencher os campos do formulário.

Você pode obter feedback dos seus contatos antes mesmo de finalizar o currículo, pois você pode promovê-lo nas redes sociais. Além de poder baixar e imprimir facilmente, você pode optar por exibir seu documento no Google, assim como qualquer site público ou página aparece nele.

5. Kickresume: modelos de currículo e carta de apresentação

Além de modelos de currículos, o KickResume fornece modelos de carta de apresentação. Não é muito comum usarmos esse documento no Brasil, mas, cartas de apresentação são geralmente solicitadas em candidaturas para vagas no exterior.

A versão gratuita do KickResume permite que você preencha campos e categorias limitadas e alguns modelos básicos de currículos. Você pode baixar seu currículo, mas, ele não oferece recursos de compartilhamento social. Se você gostou da ferramenta gratuita, talvez seja uma boa opção adquirir a versão paga para ampliar as possibilidades.

6. Google docs: templates para currículos personalizados gratuitos

O editor de texto na nuvem do Google possui uma grande galeria de modelos para que você possa escolher o que mais gosta para criar o seu currículo. Perfeito para setores mais tradicionais, a ferramenta permite você preenche-lo com todos os seus dados, formação e experiência.

Sendo assim se torna mais fácil de edita-lo e pode ser feito de qualquer lugar, pois fica conectado com sua conta do Google. Ideal para quem se candidata para diversas vagas e precisa acrescentar palavras-chave mais precisas aos currículos.

Dicas essenciais para criar um bom currículo

Antes de começa a criar é importante se atentar para alguns pontos:

  • Escreva seu título profissional e resuma o seu perfil;
  • Inclua suas informações de contato;
  • Combine suas habilidades com as do anúncio de emprego;
  • Use palavras-chave e verbos de ação;
  • Concentre-se em suas conquistas;
  • Selecione a fonte e um tema de cores atrativo e compatíveis com a função;
  • Revise várias vezes antes de enviar.

Além uma ótima primeira apresentação é necessário saber como se posicionar de acordo com a empresa e cargo para que você está se candidatando. Com um bom planejamento de carreira você poderá focar naquilo que você realmente quer pro seu futuro. Assim você vai evitar perder tempo com candidaturas vazias e investir no que mais agrega na sua carreira.

Gostou das ferramentas? Tem mais alguma sugestão para incluirmos em nossa lista?

consultoria de carreira personalizada

 

Fechar Menu