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Houve um tempo em que toda organização tinha a mesma estrutura hierárquica: de uma pequena equipe de liderança no topo, muitos funcionários na base e outros em vários níveis no meio. A hierarquia nas empresas que apresenta uma estrutura de pirâmide, com níveis diferentes de autonomia, é sempre a correta?

No entanto, hoje em dia, em que a criatividade e a habilidade técnica de alguns trabalhadores lhes conferem igual poder à administração, alguns gestores estão tentando reformular as hierarquias nas empresas. A estrutura de negócios horizontal (ou a plana)  possui poucos ou nenhum nível de gerenciamento médio entre funcionários e fundadores.

atual hierarquia nas empresas
hierarquia horizontal

 

A hierarquia horizontal muda para uma posição na qual todos têm voz. É importante ressaltar que esse tipo de mudança não é apenas manter os colaboradores felizes, mas também melhora o desempenho e beneficia os resultados. Ela não elimina a decisão final do gestor, mas abre para que outros também participem, é uma forma de transformar a organização em um ambiente mais respeitosos e de ajuda mútua.

O modelo Holacrático de hierarquia é uma opção?

Em 2013, CEO da Zappos, Tony Hsieh, fez o anúncio de que a empresa mudaria para um modelo que ele chama de holacrático. Essa transição foi acelerada em 2015, quando o sistema de gerenciamento foi finalmente reformulado.

Segundo ele, Holacracy é uma prática abrangente para estruturar, governar e administrar uma organização. Ele substitui o paradigma de previsão e controle top-down de hoje com uma nova maneira de obter controle distribuindo energia. É um novo “sistema operacional” que incute uma rápida evolução nos processos centrais de uma organização.”

E completa sua explicação: “Em uma cidade, pessoas e empresas são auto-organizadas. Estamos tentando fazer a mesma coisa mudando de uma estrutura hierárquica normal para um sistema chamado Holacracy, que permite que os funcionários ajam mais como empreendedores e autodirecionem seu trabalho, em vez de se reportarem a um gerente que lhes diga o que fazer.”

A Zappos identificou a autonomia individual e seu empreendedorismo como prioridade no seu desempenho e então procuraram priorizar esse método em seus negócios.

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Através do uso da tecnologia, é possível centralizar elementos de comunicação e organização. A dificuldade é fazer com que esse sistema funcione de forma eficaz. Um mercado de trabalho aberto, onde as pessoas possam olhar para o trabalho disponível e gravitar em direção às tarefas que desejam participar, permite que as pessoas se concentrem nos tipos de tarefas que mais se sentem motivadas a fazer. Isso faz parte do desejo geral da Zappos de identificar os pontos fortes de cada indivíduo e utilizá-los da melhor forma possível.

Nessa palestra, Frederic Laloux, autor do livro Reinventando organizações: Um Guia Para Criar Organizações Inspiradas no Próximo Estágio da Consciência Humana, fala com mais detalhes como essa reinvenção pode transformar a forma como administramos nossos negócios.

Evolução da Hierarquia nas empresas

As hierarquias pareciam funcionar antes porque as empresas usavam processos de produção simples em mercados de baixa mudança e não havia concorrentes inovadores. Quando a produção era simples, os gerentes podiam realisticamente micro gerenciar a empresa e tratar os trabalhadores como robôs. Mas com uma produção avançada e altamente especializada, o microgerenciamento simplesmente não é possível.

Então, o papel da administração esta mudando. Mudou de “comando e controle” para sua função de criação de valor: um facilitador de produção através da coordenação, organização e suporte da operação da empresa como um todo. Aqui estão três maneiras como os empreendedores podem instituir e manter uma estrutura horizontal produtiva:

  • Contrate pessoas boas

Por pessoas “boas”, não quer dizer aquelas com os melhores currículos ou aquelas que podem se vender em 15 segundos durante uma entrevista. Bons colaboradores são confiáveis ​​e auto-motivados. Escolha pessoas que você só precisa apoiar, não monitorar.

  • Pratique gerenciamento por confiança

Incentive a confiança em seu ambiente de trabalho delegando a tomada de decisões a indivíduos ou grupos capazes e crie espaço para erros. A maneira como as pessoas se recuperam de contratempos depende de suas crenças sobre aprendizado e inteligência. Aqueles que percebem a inteligência em relação ao esforço aprendem com os erros e emergem mais fortes do que antes. Quando você confia em sua equipe para traçar seus próprios caminhos, eles se tornam mais motivados.

  • Seja transparente

Mostre suas atividades, incluindo suas falhas e problemas, e informe aos colaboradores que eles fazem parte do processo de tomada de decisões buscando seus conselhos. Você será transparente e conquistará a confiança deles também. Você não precisa compartilhar tudo, mas o sigilo e a exclusão de todos os aspectos da empresa não traz a sensação de que “estamos todo no mesmo barco”.

O sucesso de sua empresa ou equipe se resume à capacidade de todos de criar “momentos de verdade” em todas as interações. Para tornar esses momentos eficazes e valiosos, você precisa empregar indivíduos inovadores, capacitados, confiantes e responsáveis ​​- não robôs gerenciados.

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