James C. “Jim” Collins III (nascido em 1958) é um consultor de negócios americano, autor e palestrante sobre o tema da sustentabilidade e crescimento da empresa. Isso é um pedaço da biografia “formal” de Jim Collins, mas podemos chamá-lo de guru da gestão, substituto de Michael Porter ou o consultor dos grandes negócios. Collins é responsável por dar consultorias e aconselhamentos para gigantes dos Estados Unidos e do Mundo, como AB-Inbev, Heinz e Budweiser.

Separamos 10 frases de Jim Collins que devem lhe inspirar para buscar uma liderança mais eficaz e uma gestão de alto impacto. Se quiser saber mais, consulte os links abaixo e dê uma olhadinha nos estudos do americano.

Começando…

Jim Collins

“A mediocridade resulta em primeiro lugar de falhas de gerenciamento, e não de falhas tecnológicas”.

“No momento em que você sente a necessidade de gerenciar alguém “bem de perto”, você cometeu um erro de contratação”.

“O que separa as pessoas, me ensinou Stockdale, não é a presença ou ausência de dificuldade, mas como eles lidam com as inevitáveis dificuldades da vida”.

“Por definição, não é possível que todos estejam acima da média”.

“Uma cultura de disciplina não é um princípio de negócios, é um princípio de grandeza”.

“Deixar as pessoas erradas ‘por aí’ é injusto para todas as pessoas certas, pois inevitavelmente se encontram compensando as insuficiências das pessoas erradas. Pior ainda, pode afastar as melhores pessoas. Os artistas fortes são intrinsecamente motivados pelo desempenho, e quando vêem seus esforços impedidos por carregar peso extra, eles ficam frustrados “.

“Pois, no final, é impossível ter uma ótima vida a menos que seja uma vida significativa. E é muito difícil ter uma vida significativa sem um trabalho significativo “.

“A grandeza não é uma função da circunstância. A grandeza, afinal, é em grande parte uma questão de escolha consciente “.

“As empresas visionárias perseguem um conjunto de objetivos, dos quais ganhar dinheiro é apenas um – e não necessariamente o principal”.

“Você pode realizar qualquer coisa na vida, desde que não se importe com quem receba o crédito”.

Um pouco mais sobre Jim Collins.

Você não precisa de nenhuma saída mirabolante para ser o melhor

Guru Jim Collins responde 5 perguntas de empresários brasileiros

7 livros que podem te ajudar a crescer na carreira (seja ela qual for)

A diferença entre acompanhamento, controle, micro-gestão e paranoia


Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas, Graduado em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduado em Controladoria e Finanças. Diretor de Operações da Samba Tech e CEO da Penser.