Quando se quer crescer na carreira e se desenvolver profissionalmente, conhecer a trajetória de grandes personalidades e aprender com seus acertos e erros é extremamente importante. No mundo da administração e gestão de empresas, muitos nomes têm se destacado nas últimas décadas, mas um deles merece atenção especial e será o foco deste artigo: Jim Collins.  

Jim Collins se tornou uma grande referência no mundo corporativo, principalmente por suas obras publicadas e suas consultorias em grandes empresas como Heinz e Budweiser. Porém, seu legado e suas lições vão muito além disso. Muito do que ele já fez e ensinou pode ser valioso em diferentes áreas e também para o crescimento profissional de diferentes tipos de pessoas.

Portanto, no artigo de hoje, além de falarmos sobre quem é Jim Collins e qual a sua história, vamos falar sobre as principais lições que podem ser aprendidas com suas experiências e estudos e ainda trazer 20 frases ditas por esse profissional para inspirar sua trajetória. Continue lendo!

Quem é Jim Collins?

James C. “Jim” Collins III, nasceu em 1958, nos Estados Unidos e é consultor de negócios, autor e palestrante.

Premiado pela Universidade de Stanford (em que se graduou e também fez seu MBA) e fundador do Laboratório Boulder, focado no estudo e desenvolvimento de temas como gestão e liderança, Jim já atuou como consultor em grandes empresas como a Mckinsey & Company e a AB-Inbev. Seu destaque nessa área é tão grande que muitos já consideram Jim Collins como o sucessor e herdeiro natural de outro grande nome da administração contemporânea: Peter Drucker.

Até hoje Jim Collins tem 6 livros publicados que juntos já venderam mais de 12 milhões de cópias e foram traduzidos em 32 idiomas. A seguir, vamos falar sobre três dessas obras – consideradas as mais importantes de sua carreira.

Livros de Jim Collins

Entre os 6 livros publicados por Jim Collins, três podem ser considerados os mais marcantes e importantes em sua carreira:

Great by Choice – Vencedoras por Opção

O Great by Choice (em português, Vencedoras por Opção), é a obra mais recente de Jim Collins e foi escrito em parceria com Morten T. Hansen, outro especialista e pesquisador da área. Nesse liv

vencedoras por opcao

ro, de forma didática e depois de nove anos de pesquisas, os autores se dedicam a entender por que algumas empresas têm mais sucesso do que outras nos mesmos setores. E no 

meio disso tudo, o que acaba ficando muito claro é que a liderança em cada empresa é que, na maioria das vezes, é o diferencial entre um negócio de sucesso e um apenas “na m

édia”.

O livro é extremamente interessante, uma vez que levanta características em comum de diferentes líderes – em vários tipos deempresas – e assim permite que possamos traçar um paralelo com nossa própria realidade e identificar aquilo que já possuímos ou que ainda precisamos desenvolver. Além do mais, ele mostra cases de sucesso de companhias como Apple, Microsoft e Intel e pode ajudar a inspirar empreendedores e especialistas em diferentes áreas.

Good to Great – Empresas feitas para vencer

Dedicado a encontrar as principais características de empresas consideradas jim collins empresas feitas para vencer“acima da média”, durante dez anos Jim Collins acompanhou e estudou as 11 empresas mais bem sucedidas da lista Fortune 500. E o resultado disso é o que pode ser encontrado em Good to Great, lançado em 2001.

Traduzido para o português como Empresas feitas para Vencer, nesse livro Jim Collins conta sobre seu processo de pesquisa com essas grandes corporações – entre elas Gillette, Fanie Mae e Wells Fargo – e traz sete características que elas têm em comum e que são decisivas para seu sucesso. O livro é uma excelente lição de gestão e empreendedorismo e pode ensinar muito a profissionais de diferentes áreas. Não à toa, Good to Great é sempre citado como um dos mais importantes livros sobre negócios da atualidade e foi considerado best-seller pelo The New York Times, Wall Street Journal e Business Week.  

Jim também tem uma palestra com esse mesmo nome, que você pode conferir abaixo:

Built to Last – Feitas para durar

Feitas para durar, originalmente Built to Last, foi publicado em 1994 por Jim Collins em parceria com outro pesquisador – Jerry Porras. Esse livro, que é considerado por muitos como “a bíblia jim collins feitas para durarda administração”, já foi traduzido em mais de 25 idiomas e é resultado de outros seis anos de pesquisa com 18 empresas diferentes.

Em Built to Last, o grande objetivo dos autores é compreender e mostrar o que faz com que algumas empresas sejam visionárias (e não apenas bem sucedidas) e consigam manter seus bons resultados durante décadas ou até mesmo séculos. Nessa obra, os autores desmistificam a crença de que grandes negócios nascem de grandes ideias e mostram também o quanto uma ideologia ou um conjunto de valores principais é importante para o sucesso dessas empresas.

Essa publicação, assim como Good to Great, foi considerada pela revista Time como uma das 25 obras de gestão mais influentes da atualidade.  

As principais lições de Jim Collins

Com seus estudos e pesquisas, que deram origem aos livros e à diferentes palestras, Jim Collins conseguiu deixar valiosas lições, tanto para quem quer se aventurar no mundo dos negócios e da administração, quanto para quem quer se transformar em um melhor líder e profissional – independente da área.

Então, para te ajudar a começar a compreender esses ensinamentos e se aprofundar na obra de Jim Collins, a seguir separamos algumas de suas principais lições:

Os 5 estágios do declínio

Em uma de suas obras, Jim Collins dedica-se a compreender os fatores que fazem com que grandes empresas morram ou se tornem irrelevantes no mercado. Segundo ele, geralmente a culpa do fracasso é das próprias empresas e de suas escolhas e é possível identificar 5 estágios pelos quais um negócio em declínio irá passar. Eles são:

  1. O excesso de confiança que vem com o sucesso
  2. A busca desenfreada por expansão e crescimento
  3. A negação das ameaças e riscos
  4. A luta pela salvação
  5. A consolidação da irrelevância ou fracasso

É possível reverter uma situação de declínio, mas para isso a empresa deve saber identificar em qual dos estágios ela se encontra e, principalmente, compreender as causas que a levaram até ele. Assim é possível entrar nos eixos novamente e voltar a crescer.   

Como ser um líder nível 5

Em seus estudos no livro Good to Great, em que Jim Collins procurava compreender o que distingue as empresas boas das excepcionais, a liderança surgiu como aspecto fundamental. Então, para falar desses líderes diferenciados, ele trouxe o conceito de líder nível 5.

Na concepção de Jim Collins, existem 5 níveis de liderança pelos quais uma pessoa pode e deve passar. No nível 1 a pessoa precisa possuir excelentes capacidades individuais; no 2 ela também consegue agregar valores de trabalho e gestão de equipe; no 3 ela desenvolve um ótimo senso de administração; e no 4 consegue entender e executar seu papel de líder. Para chegar ao nível 5, porém, ela deve conseguir reunir todas as competências dos 4 estágios anteriores e ainda executá-las com sabedoria e humildade.

Portanto, conseguir identificar em qual nível você está e traçar planos para chegar no próximo é essencial para qualquer profissional que quer se tornar um grande líder.   

É tudo sobre pessoas

Segundo Jim Collins, poder contar com as pessoas certas e mais motivadas é um dos maiores segredos para o sucesso de grandes líderes e empresas. Sem isso, uma organização terá dificuldade em se manter eficiente e em se tornar sustentável e bem sucedida.

Nesse sentido, uma das coisas que Jim ensina é que é preciso escolher as pessoas mais adequadas para cada tipo de negócio e que isso, muitas vezes, pode ser determinado pela análise de um conjunto de fatores. Entre diferentes outras características, as pessoas certas:

  • Compartilham dos valores da sua organização
  • São comprometidas e entregam o que prometem
  • Não precisam ser vigiadas para serem produtivas

E além dessa análise, em outra obra Jim Collins também fala sobre a importância de não deixar que seus colaboradores se desmotivem. Normalmente um colaborador entra na empresa extremamente motivado, mas vai perdendo isso pelo caminho. Então em vez de trabalhar em ações de motivação, propriamente ditas, na verdade as organizações devem agir de forma a não desmotivar os colaboradores – e isso passa muito pela questão de oferecer as melhores ferramentas e condições de trabalho para esses colaboradores.  

Não deixe o sucesso te cegar

Existe uma frase que diz que o que te trouxe até onde você está, não vai te fazer chegar até o próximo nível. E esse é exatamente um dos pontos que Jim Collins aborda em seus estudos.

Segundo ele, o mal de muitas empresas e que pode causar o iníci

o do seu declínio, é se acomodar com o sucesso e pensar que “se tudo está indo bem, nada mais precisa ser feito”. Um negócio não deve se apegar à regras e modelos de gestão e precisa entender que a base da evolução e do sucesso constante está na inovação.

É preciso manter a equipe sempre motivada, focada e produtiva em encontrar novas e melhores soluções para a empresa. Só assim é possível obter sucesso de forma constante.

Frases de Jim Collins para refletir sobre gestão e carreira

Jim Collins, como grande pesquisador e referência em administração e gestão, possui uma série de frases marcantes, ditas em seus livros e palestras, que por si só são verdadeiras lições – além de uma grande inspiração e incentivo à reflexão.

Portanto, para encerrar este artigo com chave de ouro, selecionamos as X melhores frases de Jim Collins para que você analise, tire aprendizados e aplique tudo em seu dia a dia.

  1. “A mediocridade resulta em primeiro lugar de falhas de gerenciamento, e não de falhas tecnológicas.”
  2. “No momento em que você sente a necessidade de gerenciar alguém “bem de perto”, você cometeu um erro de contratação.”
  3. “A inovação por si só não é o segredo da vantagem competitiva, mas sim a capacidade de mesclar disciplina com inovação.”
  4. “Por definição, não é possível que todos estejam acima da média.”
  5. “Uma cultura de disciplina não é um princípio de negócios, é um princípio de grandeza.”
  6. “Um bom líder faz com que as pessoas o sigam. O excepcional faz com que elas sigam uma causa.”
  7. “A grandeza não é uma função da circunstância. A grandeza, afinal, é em grande parte uma questão de escolha consciente.”
  8. “As empresas visionárias perseguem um conjunto de objetivos, dos quais ganhar dinheiro é apenas um – e não necessariamente o principal.”Jim Collins
  9. “Você pode realizar qualquer coisa na vida, desde que não se importe com quem receba o crédito.”
  10. “A crise obriga as empresas a terem foco, a prosperidade não.”
  11. “O ingrediente mágico entre os grandes CEOs não está em sua genialidade ou competência, mas em sua humildade e boa-vontade.”
  12. “É preciso manter a empolgação, a auto-estima, criatividade e intensidade, mesmo quando tiver sucesso. Se as pessoas perdem isso, há possibilidade de declínio.”
  13. “A habilidade executiva número um é escolher as pessoas certas e colocá-las nas posições certas.”
  14. “O que separa as pessoas, me ensinou Stockdale, não é a presença ou ausência de dificuldade, mas como eles lidam com as inevitáveis dificuldades da vida”.
  15. “Criatividade empírica é apostar com base em evidências, não na loucura ou no sonho.”
  16. “Deixar as pessoas erradas ‘por aí’ é injusto para todas as pessoas certas, pois inevitavelmente se encontram compensando as insuficiências das pessoas erradas. Pior ainda, pode afastar as melhores pessoas. Os artistas fortes são intrinsecamente motivados pelo desempenho, e quando vêem seus esforços impedidos por carregar peso extra, eles ficam frustrados.“
  17. “Mantenha-se sempre irracionalmente preocupado que sua empresa não está atingindo seu potencial.”
  18. “Se você tem mais do que três prioridades, você não tem nenhuma.”
  19. “Pois, no final, é impossível ter uma ótima vida a menos que seja uma vida significativa. E é muito difícil ter uma vida significativa sem um trabalho significativo.“
  20. “Más decisões feitas com boas intenções, ainda assim são más decisões.”

Gostou do artigo e quer mais lições e inspiração para ter sucesso com sua carreira? Confira nosso material com 15 dicas valiosas para impulsionar sua vida profissional.

Tem algum outro grande profissional sobre o qual você gostaria de conhecer mais? Deixe sua sugestão no nosso comentário para que ele seja tema de um de nossos próximos artigos!

Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas, Graduado em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduado em Controladoria e Finanças. Diretor de Operações da Samba Tech e CEO da Penser.
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