Conceito abordado por pedagogos e professores pelo mundo, a Descoberta Guiada é uma metodologia que inspira os educandos a aprenderem através da experiência, dos caminhos demonstrados, mas não explicados de forma impositiva. José Mourinho aplica este sistema em sua globalidade de trabalho e inova em treinamentos, aspectos psicológicos, formação de equipes e relação com seus liderados.

Por isso, Luís Lourenço, ciente do excepcional papel de líder e gestor de recursos humanos do português, escreveu o livro Mourinho: A Descoberta Guiada. Amigo de infância do treinador, Lourenço conhece todos os detalhes do estilo de Mou e sabe de onde vem cada rumo aplicado em sua liderança.

O técnico foge de qualquer lugar comum e apresenta um repertório variado de conceitos e embasamentos que vêm de áreas infinitas, muito além do empobrecido futebol atual. E ele entende muito bem isso. Para Mourinho, ‘quem só sabe de futebol, nada sabe de futebol’. Por isso, o português aprendeu desde cedo a ler sobre psicologia, filosofia, história, gestão de pessoas, perfis de liderança e muito mais. Ou seja, tudo que vai muito além das quatro linhas.

Ao analisar a frase do treinador, devemos levar este conceito para qualquer área e entender que é preciso ir mais longe, buscar o desafio e sair da zona de conforto. Mourinho prega ainda a importância da força mental e da inteligência emocional, pontos que podem levar líderes ao sucesso ou ao fracasso.

A leitura de Mourinho: A Descoberta Guiada é extremamente recomendada, seja para qualquer profissional. Os depoimentos de Vítor Baía, Jorge Costa, Didier Drogba e Deco engrandecem ainda mais a obra e nos fazem entender sobre a razão de Mou ser tão bem sucedido como líder, profissional e figura mundial.  (Veja abaixo uma propaganda da American Express, que prega a ‘vanguarda’ de Mou.)

Mourinho – a Descoberta Guiada (Livraria Saraiva)

Editora: Almedina

Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas e Graduado em GRH. Head of Pre-Sales na Samba Tech, proprietário da Penser e sócio da Life. E o mais importante, padrinho do Mateus. É isso aí...