A leitura é uma atividade muito rica e essencial para quem quer se desenvolver. Se você quer fortalecer o seu espírito empreendedor, não pode deixar de investir em bons livros. Mas mais do que ler histórias de sucesso, precisamos ter uma visão ampla do que pode acontecer na sua jornada.

Se você quer começar uma startup, trabalhar melhor suas competências empreendedoras ou aprender cada dia mais para sua , aqui estão algumas dicas para incluir na sua lista!

Um jovem clássico dos livros para empreendedores –  Lean Startup: Como os Empreendedores de Hoje Utilizam Inovação Contínua para Criar Negócios Radicalmente Bem Sucedidos

Se você já ouviu falar em MVP (Minimum Viable Product ou mínimo produto viável), Product x Market fit e Pivotagem de negócios, talvez você já tenha entrado em contato com os conceitos do Startup Enxuta sem saber. Eric Ries trouxe uma nova visão para o mundo das startups e já um dos livros clássicos para a área – mesmo tendo sido lançado apenas em 2012.

O lean startup é um conceito inspirado no lean manufacturing, modelo baseado no toyotismo e na flexibilização da produção, não criando grandes estoques, e com foco na qualidade. A metodologia estimula as organizações a olharem suas práticas de uma nova maneira, com uma gestão ágil, protótipos construídos rapidamente e mais eficiência operacional, sempre focando no cliente. Isso tudo sempre seguindo um Construir – Medir – Aprender cíclico.

Um dos maiores aprendizados do livro é focar na realidade e não em palpites: tem uma ideia? Crie o produto, coloque na mão dos clientes e veja se ele é viável. A partir daí esteja preparado para as mudanças necessárias – seu foco deve estar na melhoria contínua e real.

Sobre a prática de empreender – Arte do Começo 2.0: O Guia Testado pelo Tempo e Endurecido pela Batalha para Qualquer um Iniciando Qualquer Coisa

Referência no mundo do empreendedorismo e Venture Capitals, Guy Kawasaki traz nesse livro a importância de focar nos principais detalhes do seu negócio desde o início. Com tópicos bem variados, comoredes sociais, marketing, crowdfunding e computação em nuvem, ele traz conselhos baseados em aprendizados.

Saber aproveitar essa “arte do começo” é essencial para que os erros não atrapalhem a empresa na medida em que o tempo passa e a organização cresce. É um guia prático para seguir, independente da sua área de negócio, e que valoriza muito o papel da internet nessa trajetória. Vale a leitura e aplicação para tirar suas ideias do papel.

penser desenvolvimentoPowered by Rock Convert

Livro para empreendedores realistas – Lost and Founder: A Painfully Honest Field Guide to the Startup World

Não adianta ler apenas histórias maravilhosas e sonhos que viraram realidade sem nenhum problema. O empreendedor de verdade sabe que isso é quase impossível. Esse livro – ainda sem versão em português – é o relato bem humorado e transparente deRand Fishkin, fundador e antigo CEO do Moz. P Os cases de fracasso são sempre ótimos aprendizados para quem quer começar um negócio, já que entender o que não deu certo pode ajudar muito na hora de tomar decisões.
O mito do “jovem brilhante que sai da faculdade e muda o mundo da tecnologia” é deixado de lado e o mundo das startups e techs é abordado como parte do mundo real. O MVP pode ser um desastre se lançado no momento errado – mas muita gente nunca vai te contar isso.  Fishkin é uma grande autoridade no mundo do SEO, mas traz o alerta para o Growth Hacking e como ele também pode ser formado por iniciativas não tão benéficas para o seu negócio.

Esse não é um livro para resolver seus problemas por você, mas para ajudar a evitar muitos deles. E isso é bastante relevante, não é mesmo?

Quer livros fora do lugar comum? Grande Magia: Vida Criativa Sem Medo

A curiosidade é uma característica fundamental para o empreendedor. E ir além do esperado também é algo que precisa fazer parte da sua rotina. Que tal começar indo além dos livros de business ou técnicos para seu aprendizado? Uma boa sugestão para esse passo é tentar trabalhar a sua vida criativa e esse  livro pode ser uma leitura leve e muito proveitosa.

A autora traz histórias inspiradoras para abraçar essa curiosidade e ao que mais nos satisfaz. Um dos tópicos trabalhados é encontrar novas maneiras de lidar com as dificuldades no trabalho de uma maneira diferente. Esses insights sobre criatividade podem ser relevantes para o seu negócio e carreira.

 

Quem nunca colocou na sua lista de metas o item “ler mais”? Claro que também já estive nesse grupo, mas nos últimos anos mudei o objetivo para “ler melhor”. Entendi que não adianta ler 30 livros por ano se isso só significar um número para se gabar a respeito.

Escolha bem suas leituras, procure bons livros para empreendedores e não deixe de compartilhar boas dicas com sua rede!

*Lígia Braga é Head de Marketing da Penser e sempre está em busca de novos conteúdos e compartilhamento de boas ideias.

Deixe uma resposta

Fechar Menu