Por mais que em um ambiente corporativo todas as pessoas pareçam confiantes e seguras de si na maior parte do tempo, quando se trata de desenvolvimento pessoal e visão de futuro, encontrar profissionais perdidos e sem perspectiva é mais comum do que se imagina. Isso acontece, pois muitas vezes as pessoas não têm definidas as suas metas profissionais ou, pior, nunca pararam para se perguntar: onde eu quero chegar daqui a 5, 10, 20 anos?

Ter metas profissionais definidas, mais do que te oferecer uma visão de futuro e uma perspectiva de crescimento, vai te ajudar a se desenvolver de forma mais rápida e eficiente, focando nos pontos certos, e te motivar a correr atrás daquilo que você realmente deseja. Independente do seu nível profissional e do patamar em que você está na sua carreira, é muito importante em que você saiba estabelecer seus objetivos e que guie seu desenvolvimento sempre baseado neles.

E você já parou para pensar em quais são as suas metas profissionais? No que você espera do seu eu a curto, médio e longo prazo?

Ter metas profissionais vai ajudar a desenvolver sua carreira de uma forma muito mais rápida e eficiente e pode tanto te dar um aumento no próximo ano, quanto te ajudar a conseguir uma aposentadoria tranquila daqui a algumas décadas. Mas definir esses objetivos de carreira não é assim tão simples e deve ser feito de forma muito consciente e responsável – afinal, você está falando do seu futuro e dos seus planos e sonhos.

Por isso, no artigo de hoje nós vamos falar mais sobre as metas profissionais e te dar dicas para que você defina (e alcance) as suas da maneira correta. Ao final do texto você estará pronto para começar a traçar seus próprios objetivos, assim como o caminho para alcançá-los. Continue lendo!

Como elaborar metas profissionais

Elaborar metas profissionais eficientes e que motivem o seu desenvolvimento não é exatamente uma tarefa fácil. Porém, o processo que vamos apresentar a seguir pode te ajudar. São quatro etapas que, se desenvolvidas com cuidado, vão fazer com que suas metas sejam realistas, desafiadoras e, o melhor, alcançáveis.

Trabalhe seu autoconhecimento e anote seus sonhos – sem medo

Para que você comece a elaborar suas metas profissionais e consiga visualizar os caminhos para alcançá-las, é necessário que você tenha bem claros alguns pontos importantes que não dizem respeito apenas à sua carreira, como:

  • O que eu valorizo? O que é importante para mim?
  • Dinheiro (muito) é uma coisa pela qual eu prezo?
  • O que seria o emprego dos sonhos para mim?
  • Qual é o meu propósito?
  • Quais as coisas que me motivam a ser quem eu sou e a fazer o que eu faço?
  • Qual é o meu maior sonho?

Isso tudo é extremamente importante pois, por mais que suas metas profissionais digam respeito à sua carreira, elas precisam estar alinhadas com suas expectativas e sonhos de forma geral. Afinal, é isso que no final das contas te fará uma pessoa mais feliz e realizada com seu trabalho e crescimento.

E claro, definir esses pontos todos não é uma tarefa fácil. Até porque, na maioria das vezes nós não paramos para pensar nessas coisas. Portanto, praticar o autoconhecimento será essencial. Já falamos sobre o assunto aqui no blog algumas vezes e você pode ver exercícios práticos aqui neste link.

Depois de pensar bastante sobre esses assuntos, anote as respostas para todos esses pontos e tente se visualizar em suas anotações. Baseado no que você vê, qual é o futuro profissional perfeito? Vamos descobrir!

Foco no profissional: quais seus próximos objetivos?

Agora que você já conseguiu ter um panorama da sua vida pessoal, do que importa para você e de onde você quer chegar, é hora de começar a pensar em como você pode aliar o seu desenvolvimento profissional à isso tudo, de forma a deixar tudo mais alcançável e simples.

Por exemplo, se você descobriu que não se importa com estabilidade, não é apegado à tradições e que viajar é algo que te satisfaz imensamente, talvez uma de suas metas profissionais possa ser a de trabalhar fora do país. Esse é um jeito interessante de começar a mapear seus objetivos.

E na hora de registrar suas metas e transformá-las em algo realmente definitivo, é indicado que você:

Trabalhe com o modelo de metas SMART

SMART nesse caso é um acrônimo para as palavras em inglês Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Bound e que, traduzindo, significa basicamente que seus objetivos precisam ser Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais.

Ou seja, sempre que você for criar uma nova meta, seja para você ou sua empresa em qualquer situação, pense:

  • Essa meta é específica o bastante para que eu saiba exatamente o que ela significa e como alcançá-la?
  • Essa meta pode ser mensurada? Como eu vou saber que a atingi?
  • Essa meta é realista? Ela pode mesmo ser atingida ou não faz o menor sentido e só vai me desmotivar?
  • Essa meta realmente importa para mim ou para a empresa? Ela faz parte de algo maior ou está servindo apenas ao meu ego?
  • Qual é o tempo necessário para que eu atinja essa meta e colha frutos dela?

Se sua meta consegue atender todas essas questões, você já deu um passo muito importante em direção à realização delas.

Mas depois de registrar suas metas da forma correta, é hora de começar a pensar em um plano de ação para que você possa efetivamente concluir cada uma delas. Comece pensando:

Quais as competências e habilidades necessárias para que você alcance cada meta?

Com as metas profissionais anotadas e plena consciência de que você pode alcançá-las, caminhando em direção aos seus sonhos, é hora de traçar um plano de ação para que você atinja cada objetivo da maneira determinada.

Para isso, um ponto de partida interessante é pensar: quais competências e habilidades eu preciso desenvolver para que eu possa chegar a essa meta? Assim, você consegue encontrar pontos de trabalho e melhoria bastante claros e pode pensar em formas eficientes de lidar com eles.

Por exemplo, seguindo a meta que demos como exemplo no tópico anterior, se seu objetivo é trabalhar fora do país, você provavelmente precisa ter domínio de um idioma específico, precisa de entender sobre a cultura e o mercado do outro país e também de expandir sua rede de relacionamentos para atingir pessoas desse local.

Anote isso tudo de forma organizada e deixe espaço para esboçar a parte final do seu plano de metas profissionais. É hora de pensar em:

Como você pode desenvolver cada habilidade e competência? Vamos planejar.

Uma vez que você já sabe exatamente o que precisa melhorar para atingir seus objetivos, fica muito mais simples pensar em como você vai trabalhar cada ponto. Ainda seguindo o exemplo que citamos, se você precisa desenvolver seu domínio de determinado idioma, você pode fazer isso de diferentes formas, seja com um curso online, um professor particular ou um intercâmbio.

Para garantir que você conseguirá cumprir a tarefa proposta, é importante que você escolha seu método de desenvolvimento com cuidado, sempre levando em conta o seu tempo disponível para fazer a atividade, o esforço que ela demanda e também o investimento financeiro necessário. Isso tudo deve ser levado em conta antes que você decida fazer um curso ou outra coisa qualquer, ou você pode acabar ficando frustrado, sem condições de continuar se qualificando, e colocar em risco o alcance das suas metas.

Além do mais, é importante que você também crie um cronograma de aprendizado e coloque prazos para concluir cada uma das tarefas que você determinou. Assim, você consegue visualizar melhor seu caminho de desenvolvimento e evita cair na procrastinação e ceder à preguiça.

Comemore as pequenas vitórias e nunca desista!

Elaborar metas profissionais – e o melhor, cumprí-las – não é uma tarefa tão complicada quanto as pessoas costumam pensar e pode ser feito de forma bastante simples, como exemplificamos nesse artigo.

O ponto de partida deve ser sempre seus sonhos e motivações gerais e você deve estabelecer suas metas e planos de desenvolvimento sempre pensando em como alcançá-los. Isso vai facilitar sua jornada e te motivar a seguir em busca de novas realizações e sucessos.

Muitas vezes o caminho até a realização de uma meta profissional é árduo e cheio de reviravoltas, mas não desista! Se for necessário, adapte seu planejamento e seus próximos passos. E sempre, sempre mesmo, comemore as pequenas vitórias! Isso vai ser essencial.

E falando em metas, se você quer ter um direcionamento ainda mais sólido e completo para seguir em direção às suas realizações, uma consultoria de carreira pode te ajudar. Clique aqui ou na imagem ao final do texto para solicitar gratuitamente um contato da equipe da Penser.

E se seu próximo objetivo é conseguir um aumento de salário, não deixe também de acessar nossa ferramenta, que pode calcular qual é a probabilidade de você conseguir esse dinheiro extra nesse momento. Clique aqui!

consultoria de carreira personalizada

Fechar Menu