Dicas Transição de careiraPowered by Rock Convert

A gente sabe que para construir uma sólida carreira profissional, seja em qualquer área de trabalho, é necessário empenho, estudo e também manter uma boa rede de contatos.

Por isso, em tempos em que a internet já se tornou parte importante do dia a dia de todos nós, é óbvio que ela também pode ser utilizada para abrir caminhos no mercado de trabalho.

É nesse contexto que saber como criar um site( indicamos esse guia ) e usá-lo a seu favor pode trazer para você uma série de benefícios.

A vantagem de um site nos dias de hoje já começa pelo fato de que não é difícil criar um. Já se foi o tempo em que a construção de um site era tarefa destinada apenas para especialistas na área de programação.

Atualmente, algumas plataformas como, por exemplo, o WordPress e o Joomla! são fáceis de serem aprendidas e ajudam muito no processo de construção do seu espaço na internet.

Elas possibilitam que qualquer pessoa, mesmo sem dominar códigos de programação, tenham condições de instalar plugins, templates, bem como publicar e gerenciar postagens.

O fato é que na hora de você criar um site para chamar de seu, é pertinente ter em mente como você vai utilizá-lo para ajudar você na sua área profissional.

É importante, por exemplo, salientar que um empreendedor de um pet shop vai utilizar o site de um modo diferente que um fotógrafo freelancer vai usar.

O que um site pode fazer pela sua carreira?

A contribuição de um site para a sua presença online

Ter presença online é uma das peças-chaves para o êxito de qualquer empreendimento. Afinal, seguindo a máxima de que “quem não é visto não é lembrado”, hoje em dia a melhor maneira para ser visto é estar na internet.

Sendo assim, confira abaixo alguns exemplos de carreiras profissionais e as maneiras de como um site pode ajudar.

Impulsiona a sua carreira como Freelancer

Alguns profissionais atuam como freelancer. Nesse caso pode ser um fotógrafo, um redator, um publicitário e uma série de outras profissões. Inclusive, algumas áreas mais artísticas possibilitam a atuação de freelancers, tais como a produção musical e o desenho.

Um site para quem quer ter sucesso na carreira de freelancer deve conter os melhores trabalhos do profissional. No caso de um fotógrafo, é importante contar com um template que facilite a disposição das imagens.

Profissionaliza pequenos empreendimentos

É comum hoje em dia que muitas pessoas queiram investir na carreira de microempreendedor. Em tal situação é relevante criar um site institucional, trazendo aquelas informações básicas a respeito do negócio.

Dessa maneira o público vai estar a par dos seus objetivos e dos serviços que você oferece.

Além disso, qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, tem a ganhar ao investir em um site. Ainda mais que atualmente o Google é a primeira fonte de pesquisa para quem quer encontrar um produto ou serviço.

Penser CarreiraPowered by Rock Convert

Ajuda a vender mais por meio de lojas online

Em uma época em que as compras online se tornaram uma alternativa segura e rápida de adquirir qualquer tipo de produto, é normal também que muitas pessoas queiram investir na carreira de e-commerce.

Diante disso, a escolha de uma boa plataforma de loja virtual pode ajudar a sua carreira. Uma das mais recomendadas e procuradas quando se trata de e-commerce é o Magento.

A escolha do domínio e da hospedagem do seu site

O domínio é o endereço eletrônico do seu site. Ele é o nome que as pessoas irão digitar para entrar em contato seja com a sua loja online, a sua empresa ou o seu portfólio de freelancer.

Registrar um bom nome de domínio já é um grande passo para que um site possa trazer benefícios para a sua carreira, pois o domínio confere um status mais profissional para o seu negócio.

Por isso, na hora de escolher e registrar um domínio, dê preferência para nomes curtos, sem números e hífens e que tenham relação com o seu tipo de negócio ou ideia.

Além disso, preste bastante atenção na TLD, que é aquela terminação que vai à direita do domínio. A mais utilizada e conhecida por todo e qualquer habitante da Terra é a “.com”. Porém, você pode optar por outras.

Alguns exemplos disso é que se o seu site é um portfólio você pode escolher a “.me”, ou se é um e-commerce a opção pode ser a “.shop”.

Outro detalhe tão importante quanto o domínio é o serviço de web hosting. Uma boa hospedagem de sites melhora o desempenho do seu projeto web, especialmente se ele for uma loja virtual.

As melhores empresas de hospedagem de sites disponibilizam para o e-commerce inclusive o certificado SSL, que é fundamental para a segurança dos dados dos seus clientes.

Alguns tipos de hospedagem mais recomendadas para sites mais robustos são a hospedagem VPS e a hospedagem Cloud.

Conclusão

É impossível pensar em uma área profissional que não vá se beneficiar com um site. Eles, assim como outros canais na internet, são o seu elo de interação com o público.

Por isso, se você ainda não tem um, escolha uma boa plataforma, entre em contato com uma boa empresa de hospedagem de site e mãos à obra. Chegou a hora de impulsionar a sua carreira!

*Esse post foi criado por Alan Medeiros. Alan é escritor na prable.org e apaixonado por tecnologia. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e viagens.

consultoria de carreira personalizada

Deixe uma resposta

Fechar Menu