Objetivo profissional…esse conceito importante e ao mesmo tempo assustador para muita gente. Constantemente compartilhamos com você que metas são fundamentais para manter os níveis de produtividade no trabalho. Mas estabelecer metas não deve parar apenas numa perspectiva simplista, de coisas para realizar em uma base semanal, mensal ou trimestral. E é aí que entra a estrutura do objetivo profissional.

Em linhas gerais, você deve buscar estabelecer caminhos que girem em torno de seu desenvolvimento no local de trabalho (e fora dele), permitindo que progrida em sua vida profissional, assim como em sua equipe, se você for um gestor ou gestora, por exemplo.

O ajuste de um objetivo profissional correto significa que você pode tomar medidas para melhorar qualquer aspecto da carreira que seja relevante e específico para você, com base no conhecimento profissional, habilidades e práticas de trabalho eficazes.

objetivo profissional

Objetivo profissional: por onde começar

A maioria das pessoas deseja crescer profissionalmente porque considera essa a melhor maneira de se tornar mais completa e melhorar seus padrões de vida (além de inúmeros outros fatores). Mas o desenvolvimento de carreira nem sempre é fácil. Assim, muitas pessoas não sabem o que é realisticamente viável ou como desenvolver um plano estratégico para alcançar seus objetivos de carreira.

Seus objetivos de carreira refletem sua visão profissional e você precisa pensar cuidadosamente sobre o que deseja realizar. Abaixo, separamos uma lista de exemplos de metas de carreira que são realistas e realizáveis. No final do artigo, você também encontrará diferentes tipos de metas de carreira, que podem ajudar você a desenvolver seus próprios objetivos profissionais.

Mas por onde começar a definir seu objetivo profissional?

Primeiro de tudo: conheça seus pontos fortes e fracos. Juro! É daí que parte qualquer meta que virá. Comece se questionando, compreendendo mais sobre você, sobre sua história até aqui, seja ela pessoal ou profissional.

Saiba qual é seu objetivo geral para sua carreira. Faça a si mesmo perguntas como: “Onde eu quero estar em” X “número de anos?” Isso ajudará você a saber aonde sua vida está indo e como ela se entrecruzará com sua carreira. Pode haver outros objetivos que você estará interessado em buscar com o tempo, então desenvolva um prazo para o seu objetivo.

[ Não deixe de ler:Autoconhecimento pode ser fundamental nessa jornada).

Conheça os passos que você precisará seguir para atingir seu objetivo em “X” quantidade de tempo. Considere os bloqueios de estradas que você pode enfrentar e pense em como você os superará.

Certifique-se de medir o progresso do seu objetivo a cada semana ou mês. Isso ajudará a mantê-lo motivado e a lhe proporcionar uma sensação de realização.

Comece a experimentar a vivência de ter metas. Se sua empresa não provém esse tipo de gestão, busque criar modelos para você mesmo. Não precisa ser nada complexo, mas planejar e estabelecer caminhos tem que fazer parte da sua rotina.

Objetivo profissional de curto prazo, exemplos:

Aumentar as métricas de desempenho

Evoluir a perfomance está relacionado à eficiência com que você tem no trabalho. Tem a ver com garantir a satisfação do cliente, entregar projetos dentro dos prazos e ajudar as empresas a reduzir custos, por exemplo. Ele basicamente ajuda você a construir sua reputação no local de trabalho e torna muito mais fácil para atingir metas de longo prazo, como promoções financeiras, mudanças de área, de emprego ou nível hierárquico.

Conseguir um diploma ou certificado

É importante que todos os profissionais continuem sua educação, pois isso pode ajudá-los a permanecer atualizados e afiados com suas profissões. Também pode melhorar suas habilidades, o que o torna mais valioso. Se você está pensando em tomar medidas proativas para continuar sua educação, certifique-se de investir em algo que realmente possa ajudar a melhorar sua carreira.

[15 certificações gratuitas alavancar sua carreira] 

Mudar de emprego

O processo de conseguir um novo emprego pode ser bastante estressante, mas muitas vezes é necessário desenvolver suas habilidades e adquirir novos conhecimentos. Permanecer no mesmo emprego por anos, quando você não está sendo recompensado por sua dedicação é muitas vezes prejudicial para a sua carreira, então considere começar um novo emprego, pois isso também pode ser benéfico para sua saúde mental.

Criar um blog ou site pessoal

É importante que os profissionais invistam em sua marca pessoal e não há melhor maneira de mostrar o que você pode fazer do que um website pessoal. Se você está interessado em conseguir um emprego, aumentar seus seguidores ou mudar de carreira, um site pode ajudá-lo a alcançar todos esses objetivos, especialmente quando ele funciona como um portfólio, por exemplo.

Evoluir sua rede de contatos

Para alcançar seus objetivos de carreira de longo prazo, você precisará conhecer cinco, dez ou quinze pessoas na vertical correta, pois elas podem fornecer um feedback valioso e apresentar a você novas oportunidades. Melhorar suas habilidades de rede é um ótimo exemplo de meta de carreira, pois pode ajudar a tornar as metas de longo prazo mais viáveis.

Melhorar suas habilidades de comunicação

Evoluir suas habilidades de comunicação é essencial, não importa quais sejam suas aspirações de carreira. Essa habilidade serve como base para o desenvolvimento de outras, como trabalho em equipe, liderança, gestão, e também pode ajudar no desenvolvimento pessoal.

Objetivo profissional de longo prazo:

Conseguir uma promoção vertical

Como um dos exemplos de objetivos de carreira mais comuns, alcançar uma promoção pode ser plenamente factível, desde que você desenvolva um plano estratégico para isso. Tenha em mente que conseguir o cargo desejado tem tanto a ver com habilidades vocacionais quanto com habilidades sociais, então certifique-se de exibir todas as qualidades que são valorizadas em seu local de trabalho e não tenha medo de verbalizar sobre suas aspirações para seu chefe.

Mudar de carreira

Muitos profissionais se acham meio carentes e infelizes. Isso tem muito a ver com o fato de que muitas vezes precisamos escolher profissões ainda muito jovens, e é natural que alguns de nós percebam que não estão mais interessados ​​em um campo específico depois de alguns anos.

Começar um negócio

Muitas pessoas estão interessadas em criar algo próprio, e se você é um visionário ou tem uma mente empreendedora, então pode, e deve, definitivamente começar seu próprio negócio. Mas, para evitar que sua empresa falhe, certifique-se de que você tenha todas as habilidades e conhecimentos necessários antes de dar o salto. E se não tiver, adquira-os, claro!

Tornar-se uma referência no seu campo de atuação

Essa talvez seja uma das que mais ouvimos por aí quando pensamos em objetivo profissional. Se você tem uma mentalidade diferente do que o resto das pessoas em sua indústria, então provavelmente você estará interessado em se tornar um influenciador e ser uma das pessoas que definem as tendências em seu setor. Para isso, você precisará de uma presença forte e de uma marca pessoal poderosa.

Alcançar uma posição de gestão

Essa também é outra muito escutada por aí, né? Embora muitos a considerem a progressão natural de um funcionário, nem todos estão aptos a ser gestores. Mas, se você acha que tem muito a contribuir com uma posição gerencial, então, por todos os meios, vá em frente. Lembre-se, no entanto, que um grande treinador é tão bom quanto a equipe por trás dele e, como tal, sua prioridade número um deve ser sempre inspirar sua equipe.

Evoluir seus recursos intelectuais ou conhecimentos

A mudança é a única constante, seja na vida cotidiana ou em uma profissão. Com a mudança e o crescimento nos negócios, é natural que se atualize e aprimore constantemente seus conhecimentos e recursos que ele ou ela oferece aos negócios ou ao cliente. Portanto, atualizar o conhecimento e os recursos para crescer como profissional é outro importante objetivo de carreira que se deve perseguir.

objetivo profissional

Aspecto Financeiro

Num mundo regido pela lógica da remuneração pelo trabalho, pensar em evoluções financeiras acaba fazendo parte do plano de muita gente. E não tem nada errado com isso, tanto para quem quer quanto para quem não quer. Estabeleça seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo, e estude os recursos necessários para alcançar essas metas.

Satisfação profissional

Nenhuma atividade neste mundo é realizada sem que um determinado nível de satisfação seja um dos requisitos da pessoa. Um importante objetivo da carreira deve ser ficar satisfeito com o que você está fazendo. Naturalmente, isso não significa que você deva parar de experimentar ou impedir seu processo de aprimoramento. Você deve se certificar de que está completamente satisfeito com qualquer trabalho que esteja fazendo.

Viver novas experiências

Nós gastamos quase três quartos da nossa vida no mundo profissional. Portanto, é lógico que examinemos nossa carreira não apenas para progredir financeiramente, mas também para aprender coisas novas e ganhar novas experiências. Uma experiência adicional apenas aumenta a riqueza de uma pessoa em termos de pensamento e conhecimento. Portanto, outro importante objetivo da carreira a ter em mente é acumular experiências como aprender sobre as culturas de diferentes países, conhecer novas pessoas e basicamente se familiarizar com costumes e tradições em todo o mundo. Isso só nos permitirá aumentar nossos níveis de tolerância e mudar as perspectivas.

Estabilidade
Outro objetivo profissional importante que algumas pessoas acabam procurando é estabilidade. Uma vez que um profissional entra em uma empresa estável, ele não se preocupa com suas necessidades diárias e pode se concentrar em crescer como indivíduo e profissional, o que só aumentará o crescimento da empresa. (Sem deixar a zona de conforto tomar conta das suas perspectivas, claro)

Bônus: 7 exemplos de definição de objetivo profissional para gestores e gestoras

1. Curso completo de treinamento de liderança antes do final do trimestre

Parte do desenvolvimento profissional continua a aprender novas habilidades e práticas, em qualquer estágio de sua carreira. Às vezes, inscrever-se em cursos ou planos de treinamento é uma maneira inestimável de obter as habilidades ou o conhecimento que você precisa para se desenvolver em sua função e melhorar em práticas específicas.

Aprender coisas novas não precisa necessariamente ser um processo formal. Os objetivos de desenvolvimento podem ser tão fáceis quanto apenas adquirir mais conhecimento sobre algo.

2. Saber mais sobre a nova ferramenta de comunicação do escritório antes de implementá-la no próximo trimestre

Familiarizar-se com a nova tecnologia antes de introduzi-la no local de trabalho significa que você não apenas estará confiante em usá-la. Os membros da equipe provavelmente também se envolverão mais com uma ferramenta se perceberem que você fez o mesmo. Você então conhecerá a ferramenta de dentro para fora, além de ser também conhecido como o guru!

3. Obter feedback dos membros da equipe antes do final do trimestre para estabelecer mais o que pode ser melhorado

Receber feedback honesto e construtivo não deve ser apenas um processo de cima para baixo, especialmente com ferramentas excelentes disponíveis para facilitar isso nos dias de hoje. Ganhar a perspectiva de sua equipe é uma ótima maneira de ver como seus comportamentos e práticas afetam as pessoas ao seu redor e podem fornecer uma grande visão quando se trata do que funciona ou não.

Quando as coisas ficam ocupadas, é fácil esquecer o check point com sua equipe e obter feedback sobre como as coisas estão indo. Ter um objetivo profissional posto em prática significa que as coisas não serão esquecidas no lugar de outras tarefas ou projetos.

4. Melhorar as habilidades de apresentação, solicitando a ajuda de um colega de trabalho ou contato, a fim de tornar as coisas mais interessantes para a equipe

Melhorar as habilidades de apresentação é sempre valioso. Pode ter um impacto em muitos aspectos da vida profissional: desde apresentar-se melhor em reuniões semanais até melhorar as habilidades para grandes apresentações em toda a empresa ou públicas. As excelentes habilidades de apresentação permitem que você se envolva, comunique, motive e inspire sua equipe.

5. Adquirir uma perspectiva mais aprofundada de como os departamentos dentro da empresa são administrados

Obter uma perspectiva geral do que acontece nas práticas diárias de cada departamento é extremamente importante: significa que você pode entender melhor os desafios e obstáculos que os membros de sua equipe experimentam diariamente, tornando-o um gerente mais eficiente.

6. Melhorar a capacidade de gerenciar a equipe remotamente, estabelecendo diretrizes de comunicação definidas para quando se trabalha fora do escritório.

É bom ter diretrizes em vigor para garantir que, ao trabalhar remotamente, tudo ainda esteja funcionando com eficiência e os membros da equipe ainda tenham suporte disponível quando precisarem. Ter canais claros de comunicação e construir uma cultura de equipe de feedback aberto desempenha um papel importante no sucesso aqui.

7. Participe de uma sessão de treinamento sobre como efetivamente fornecer e receber feedback 

Parte do gerenciamento bem-sucedido de uma equipe é fornecer informações úteis sobre o desempenho dos membros da equipe. Isso não apenas ajudará as pessoas a melhorar, mas também melhorará sua posição como gerente: as pessoas respeitam alguém que fornece feedback honesto e útil, e o processo de revisão de desempenho é uma parte fundamental disso.

Agora é hora de decidir sobre seu objetivo profissional para que você possa chegar lá e começar a se desenvolver. Certifique-se de tê-los escritos, seja para seu uso pessoal ou, melhor ainda, na plataforma da sua empresa, para que você possa acompanhar e mostrar melhorias para sua gestão ao longo do tempo.

consultoria de carreira personalizada

Fechar Menu