Ler livros sobre autoconhecimento é extremamente importante para que você comece a compreender melhor a si mesmo. As principais obras, escritas por renomados autores, têm o poder de levar sua noção sobre si mesmo para um outro nível. E você deve saber que esta competência é uma das mais importantes para fazer sua carreira (e sua vida) decolar de vez.

Em linhas gerais, o autoconhecimento, ou autoconsciência, é a capacidade de introspecção e a capacidade de reconhecer a si mesmo como um indivíduo separado do ambiente e de outros indivíduos. Sendo assim, os indivíduos tornam-se conscientes de si mesmos através do desenvolvimento do autoconhecimento. Esse tipo particular de autodesenvolvimento refere-se a tornar-se consciente do próprio corpo e do estado da mente, incluindo pensamentos, ações, ideias, sentimentos e interações com os outros.

A autoconsciência não ocorre subitamente por meio de um comportamento em particular: ela se desenvolve gradualmente por meio de uma sucessão de comportamentos diferentes, todos relacionados ao eu. O monitoramento dos estados mentais é chamado de metacognição e é considerado um indicador de que existe algum conceito do eu. Ele é desenvolvido por meio de um senso inicial de componentes não-próprios usando fontes sensoriais e de memória. Ao desenvolver a autoconsciência por meio da auto-exploração e das experiências sociais, pode-se ampliar seu mundo social e tornar-se mais familiarizado com o ‘self’.

Você pode ler mais sobre o tema e ver exercícios para desenvolver o seu autoconhecimento neste artigo aqui. 

Agora que você já sabe basicamente sobre o conceito, vamos aos 15 melhores livros sobre autoconhecimento separados por nossa equipe de especialistas em gestão de carreira e liderança.

1. Inteligência Emocional

Antes de mais nada: esse é um dos mais importantes livros sobre autoconhecimento.

O fracasso e a vitória não são determinados por algum tipo de loteria genética: muitos dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser trabalhados. Utilizando exemplos marcantes, Goleman descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até nosso bem-estar físico. Pais, professores e líderes do mundo dos negócios sentirão o valor desta visão arrebatadora do potencial humano.

2. Mindset

“Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado. “

3. A sutil arte de ligar o f%$@-se

Chega de tentar buscar um sucesso que só existe na sua cabeça. Chega de se torturar para pensar positivo enquanto sua vida vai ladeira abaixo. Chega de se sentir inferior por não ver o lado bom de estar no fundo do poço.

Coaching, autoajuda, desenvolvimento pessoal, mentalização positiva: sem querer desprezar o valor de nada disso, a grande verdade é que às vezes nos sentimos quase sufocados diante da pressão infinita por parecermos otimistas o tempo todo. É um pecado social se deixar abater quando as coisas não vão bem. Ninguém pode fracassar simplesmente, sem aprender nada com isso. Não dá mais. É insuportável. E é aí que entra a revolucionária e sutil arte de ligar o foda-se.

No rol dos livros sobre autoconhecimento, esse representa um título que vai na contramão do senso comum sobre autodesenvolvimento e pode ser super útil na sua jornada.

4. Propósito

Em Propósito , Sri Prem Baba expande o diálogo amoroso a que sempre se propôs, abordando temas que têm a ver com os anseios mais íntimos do ser humano.

Aqui o leitor vai vislumbrar o horizonte de um trajeto precioso que o levará ao interior de si mesmo. Quando chegar ao seu destino, encontrará o Propósito de sua existência. Essa viagem será vigorosa, transformadora e única, mas poderá ser realizada com serenidade.

5. O poder do agora

Nós passamos a maior parte de nossas vidas pensando no passado e fazendo planos para o futuro. Ignoramos ou negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo o que desejamos e seremos, finalmente, felizes.

Mas, se queremos realmente mudar nossas vidas, precisamos começar neste momento. Essa é mensagem simples, mas transformadora de Eckhart Tolle: viver no Agora é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação.

Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais, este livro de autoconhecimento é um guia de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior.

livros-sobre-autoconhecimento

6. Peça e será concedido

Com sensibilidade e clareza, os autores mostram o que devemos fazer para atrair aquilo que queremos – melhorar a saúde, equilibrar as finanças, redefinir nossas prioridades, aumentar a auto-estima ou aprimorar os relacionamentos.

Dividido em duas partes, o livro apresenta inicialmente uma visão do mundo capaz de transformar nossa vida, substituindo a negatividade por otimismo, coragem e alegria, ingredientes fundamentais para o sucesso e a realização.

Na segunda parte traz 22 exercícios que nos ajudam a colocar em prática esses ensinamentos e nos levam ao encontro da essência de nossos desejos, fazendo com que eles sejam atraídos naturalmente para nós.

7. A arte da felicidade

Quando alguém pergunta por livros de autoconhecimento, este título costuma aparecer na hora. Dalai Lama busca mostrar como derrotar a ansiedade e a insegurança, a contrariedade e o desânimo do dia a dia. Junto com o Dr. Cutler, ele explora facetas do cotidiano, entre elas os relacionamentos, a perda e a busca da riqueza, procurando mostrar como transpor os obstáculos da vida através de uma fonte permanente de paz interior.

8. Viver em paz para morrer em paz

Se você não existisse, que falta faria? Para responder à essa pergunta, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella discute o que é importante nessa vida. Não é ser famoso e nem acumular coisas e propriedades, em uma obsessão consumista. Importante é ser importante para alguém, ou seja, fazer falta para alguém. Como? Neste livro, Cortella aponta alguns caminhos e nos faz pensar sobre as razões da existência.

9. Eneagrama para líderes: autoconhecimento e maturidade para o desenvolvimento de sua liderança

A maioria dos lideres de hoje apresenta competências técnicas exigidas em suas funções de gestão, mas permanecem cega para suas próprias limitações mentais. Além disso , são imaturos emocionalmente, tomando decisões importantes como se fossem crianças. o impacto disso nas organizações e em suas pessoas é brutal. para o desenvolvimento de líderes plenos, maduros e verdadeiros é fundamental o trabalho de autoconhecimento e de conhecimento dos outros, para isso, é necessário um sistema que seja ao mesmo tempo profundo e prático.

10. O poder do hábito

Em “O Poder do Hábito – Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios” o autor toca em outro assunto importantíssimo, que é a criação de hábitos corretos. À primeira vista, isso pode parecer pequeno. No entanto, ao longo do livro você vai ver que, saber corrigir atitudes no momento certo pode contribuir com o seu sucesso.

Como exemplo, Duhigg conta casos de mudanças e correções de hábitos. Dentre eles, há histórias do próprio autor, mas também de outras pessoas. Você vai descobrir, por exemplo, como hábitos corretos foram importantes para garantir o sucesso do diretor executivo da Starbucks, Howard Schultz, de um dos maiores nomes da luta por direitos civis, Martim Luther King, e até do nadador Michael Phelps, que já conquistou mais de 20 medalhas olímpicas de ouro.

Apesar de se tornar um pouco cansativo ao longo da construção, esse clássico está entre os ‘tops’ quando falamos em livros sobre autoconhecimento.

livros-sobre-autoconhecimento-habito

11. O ego é seu inimigo

Em ‘O ego é seu inimigo’, Holiday apresenta exemplos reais e inspiradores de pessoas comuns que dominaram o ego, chegaram aos mais altos níveis de poder e sucesso e se tornaram lendas — não pela fama, mas pelo trabalho e legado. Ao perceber a influência negativa do ego e combatê-lo, você será capaz de viver melhor e conquistar resultados mais expressivos. As estratégias e táticas desenvolvidas por essas figuras fascinantes vão ajudá-lo a vencer esse inimigo tão poderoso que nos desafia todos os dias.

12. Arrume sua cama

Quando foi convidado para proferir o discurso da aula inaugural dos alunos de graduação da Universidade do Texas, o almirante William McRaven pensou em compartilhar suas lições sobre liderança. Afinal, em 37 anos de carreira na Marinha norte-americana, ele exerceu o comando em vários níveis – inclusive tendo sido o responsável pela missão que capturou Osama Bin Laden. O que ele não imaginava é que o discurso fosse parar nas redes sociais, viralizar e ter mais de 10 milhões de visualizações!  Impressionado com o impacto e com o apelo universal, McRaven transformou a palestra em livro onde resume as 10 lições que aprendeu no treinamento das forças especiais. Assim como o vídeo, o livro virou um best-seller – está em primeiro lugar na lista do jornal The New York Times desde que foi lançado.

13. Essencialismo

O essencialista não faz mais coisas em menos tempo – ele faz apenas As coisas certas.

Se você se sente sobrecarregado e ao mesmo tempo subutilizado, ocupado mas pouco produtivo, e se o seu tempo parece servir apenas aos interesses dos outros, você precisa conhecer o essencialismo.

O essencialismo é mais do que uma estratégia de gestão de tempo ou uma técnica de produtividade. Trata-se de um método para identificar o que é vital e eliminar todo o resto, para que possamos dar a maior contribuição possível àquilo que realmente importa.

Gostando desse artigo? Então confira também nosso conteúdo com outros 7 livros para ajudar na sua carreira, não importa qual seja ela.

14. Maestria

Após realizar um grande estudo de várias personalidades fascinantes e bem-sucedidas – entre políticos, estrategistas, artistas, cientistas e inventores –, Robert Greene percebeu que todas essas pessoas, independentemente de sua área, da cultura a que pertenciam ou do momento histórico, seguiram um padrão similar em suas conquistas. E concluiu que o caminho para a maestria pode ser percorrido por qualquer um de nós.

15. Liderança

A inteligência emocional na formação do líder de sucesso reflete a evolução do pensamento do autor, especialmente no que diz respeito às últimas pesquisas da neurociência sobre a dinâmica dos relacionamentos e o real impacto da inteligência emocional no resultado financeiro de uma empresa. Uma leitura essencial para líderes, coaches e educadores empenhados em promover práticas gerenciais, desempenho e inovação de excelência no universo empresarial.

Livros sobre autoconhecimento: o pontapé inicial

Bom, agora que sua lista está completa, vale a pena procurar um dos títulos e começar a ler. À medida que os conceitos forem entrando na sua mente, será mais fácil agir e colocar em prática aquilo que aprendeu nas leituras.

Mas isso é apenas o começo. Depois de navegar pelos livros sobre autoconhecimento, um ponto fundamental é seguir a jornada, seja conversando com pares, líderes, amigos ou procurando ajuda profissional, como coaches e especialistas em gestão de carreira.

Aproveite para ler nosso conteúdo sobre 5 coisas para observar na hora de escolher um coach e também confira nosso ebook com 15 dicas para ter mais sucesso em sua carreira!

Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas, Graduado em Gestão de Recursos Humanos e Pós-graduado em Controladoria e Finanças. Diretor de Operações da Samba Tech e CEO da Penser.
Fechar Menu