Parceria pode ser solução interessante para PMEs

Um dos detalhes mais importantes de qualquer empresa, principalmente as iniciantes, é trabalhar a formação e consolidação de parcerias estratégicas. É fundamental que o empreendedor entenda que essa é uma das principais formas de evoluir e atender às demandas.

Em seus primeiros anos, a microempresa dificilmente terá todas as valências que seus clientes necessitam e muitas vezes o apoio de parceiros pode ser uma ajuda e tanto para não perder negócios e conseguir ampliar a área de atuação e a rede de contatos. Com capacidade de  equipe reduzida, a estratégia deve ser firmar alianças por projetos específicos ou por área. Assim, você consegue garantir mão-de-obra qualificada de uma empresa parceira e terá a possibilidade de executar o trabalho solicitado pelo cliente.

Por exemplo: Você abre uma pequena agencia de publicidade, mas ainda peca nos detalhes envolvendo design. A melhor estratégia, num primeiro momento, é firmar aliança com uma empresa ou um designer autônomo. Além de você abrir o leque e atender clientes, terá ainda a chance ampliar sua rede de contatos, já que o parceiro pode lhe passar jobs futuros em uma área na qual ele não tenha tanta afinidade. E assim as coisas caminham.

Recentemente, a Penser recebeu uma sondagem importante no ramo de assessoria de imprensa. Procuramos então um parceiro que realiza brilhante trabalho e firmamos uma aliança estratégica para atividades na área. O nosso parceiro sempre precisa de uma mão envolvendo gestão e contextualização de negócios e podemos dar a ele essa contrapartida em negócios futuros. Assim, uma mão lava a outra e ambos saem ganhando.

Além disso, há ainda a possibilidade de o pagamento ser feito através de permutas, que se encaixam no conceito mais amplo da parceria. Mas isso é assunto para outro momento. Em breve falaremos mais sobre o tema.

Valorizamos e agradecemos aos parceiros estratégicos da Penser, como a G10 Assessoria de Imprensa, S. Branding e a Together As One. Esse é o caminho.

Um abraço e bom trabalho.

Fernando Pacheco – Diretor Executivo

Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas e Graduado em GRH. Head of Pre-Sales na Samba Tech, proprietário da Penser e sócio da Life. E o mais importante, padrinho do Mateus. É isso aí...