Os 5 melhores momentos para pedir um aumento de salário

Pedir um aumento (e conseguir) é uma tarefa relativamente complexa para muita gente. Com razão, envolve dinheiro, capacidade de negociação, inteligência emocional e contextualização. Mas, não precisa suar frio e ficar com medo de nunca conseguir. É bastante possível fazer isso acontecer.

Recentemente, duas especialistas em gestão e colaboradoras da Forbes escreveram sobre o tema e levantaram ótimos pontos para quem está querendo pedir um aumento de salário. A gente fez uma análise completa dos textos e separou os 5 melhores momentos para fazer isso acontecer.

Enfim, vamos lá?

1. Quando você assumir um grande desafio que lhe é atribuído, por exemplo quando alguém ‘superior’ sai e você assume o papel dessa pessoa

Quando você é convidado a assumir uma nova responsabilidade, é o momento perfeito para falar sobre o seu salário. Liz Ryan, fundadora e CEO da Human Workplace, diz que um novo papel com novas funções é o momento perfeito para pedir um aumento. “Você pode conversar com seu chefe sobre um aumento de salário se você assumiu uma grande nova responsabilidade que faz a organização ganhar mais dinheiro ou se você consegue cortar custos para eles.Se alguém for demitido ou saído de alguma forma, e você assumiu as funções desse profissional, você tem um momento certo em mãos”.

2. Quando você acaba de terminar um grande projeto com sucesso e está prestes a assumir um outro grande projeto (ou se está sempre performando muito bem)

Quando você acabou de experimentar um triunfo no trabalho e você está conversando com seu chefe sobre a próxima colina para escalar, é outra boa oportunidade para conversar sobre o seu plano de compensação. Simples assim.

Contanto que você possa construir um caso de por que seu trabalho vale a pena, incluindo suas contribuições constantes para a empresa (use exemplos reais de como você fez mais receita ou economizou dinheiro), então você tem uma boa chance de ter sucesso ao pedir um aumento.

3. Três meses antes da sua revisão anual

Se você está procurando um aumento de salário junto com sua revisão anual do desempenho, você tem que fazer isso de forma inteligente e abordar o tema 12 semanas adiantado. Dessa forma, seu gerente pode considerar o seu pedido e se a empresa concorda com o seu argumento para um aumento de salário, ela terá tempo de conseguir a aprovação.

4. Se você está realmente subvalorizado financeiramente

Lembre-se que ‘dinheiro’ é um assunto sensível, por isso a abordagem de pedir um aumento tem que ser feita com cautela e mantendo-se ligado aos fatos, sempre. Quando o dinheiro está envolvido, empresas olham para ele de um ponto de vista de negócios/números, e todos os sentimentos devem ser reservados. Nada de chantagem ou emoções à flor da pele. Isso não funciona.

Reserve um horário com seu chefe e traga uma lista de suas realizações, bem como o salário médio para a sua posição em sua empresa, também no mercado (use sites comparativos e benchmarking com colegas).

5. O melhor horário para pedir um aumento é de manhã e isso não é uma brincadeira

Trazer o assunto ‘grana’ no momento errado é um assassino de carreira. Se o assunto vier na hora ruim e o seu chefe olhar com maus olhos para o pedido, recebendo sem ouvidos abertos, você acha que irão conversar bem sobre o assunto de novo? Provavelmente não. Portanto o ideal é achar o momento perfeito.

Segundo a Ginger Dean, a regra é clara:  As segundas-feiras são ruins, as sextas-feiras são boas e as manhãs são sempre melhores. Quem sabe? Mas lembre-se que quem conhece o melhor horário é você.

Boa sorte ao pedir um aumento e faça tudo acontecer da melhor forma possível.

Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas e Graduado em GRH. Head of Pre-Sales na Samba Tech, proprietário da Penser e sócio da Life. E o mais importante, padrinho do Mateus. É isso aí...