Pensando em pedir um aumento? Sites comparam seu salário com de outros profissionais

Pedir um aumento geralmente é um assunto delicado e muita gente tem dúvida de como fazer isso na prática. E o questionamento é válido, já que diferentes fatores influenciam para saber se você merece ou não uma mudança salarial. Alguns pontos como tempo mínimo de empresa, entregabilidade do seu trabalho, situação financeira da organização e até panorama econômico do país podem ser levados em consideração.

E é sobre este último tópico que resolvemos lhe ajudar. Na hora de pedir um aumento, é importante ter uma base comparativa para ver se você está na faixa média ou abaixo dos recebíveis da sua categoria. E isso nada tem a ver como se comparar com outra pessoa. Pelo contrário. A grande conexão aqui é com o cenário atual da sua profissão e dos seus colegas pelo país.

Bom, vamos esquecer qualquer coisa relacionada a pedir um aumento e focar apenas na pesquisa que você decidiu fazer.  No Brasil, perguntar o salário a algum colega ou amigo é quase uma ofensa (sim, infelizmente é parte da nossa cultura essa ‘vergonha’ de falar sobre dinheiro). Mas alguns sites facilitam este trabalho para você.

Separamos três que podem ser bem úteis nesta jornada.

Love Mondays

O foco dele é avaliar ambientes de trabalhos e média salarial baseado no depoimento e inserção de informações de funcionários das empresas. Tudo é extremamente colaborativo e os dados são baseados na confiança dos usuários. A grande vantagem de utilizar o Love Mondays é que ele consegue lhe mostrar organizações que possam ser concorrentes da sua, ou da mesma cidade, do mesmo setor, etc, algo que pode ser muito útil de avaliar para quem quer pedir um aumento ou simplesmente entender se o salário está compatível ou não.

pedir aumento
Love Mondays é um dos sites queridinhos de profissionais no país, auxiliando na obtenção de informações valiosas (não só para pedir um aumento)

Meu Salário – UOL

Outra boa dica é o Meu Salário, do Portal UOL. A ferramenta permite que você compare a partir do cargo e dos anos de experiência. Aí, na sequência, você coloca seus dados e as informações vão ficando cada vez mais ricas no sistema. Existem diversas funções listadas e a pesquisa é muito rápida, facilitando sua vida.

pedir aumento - Meu Salário UOL
O Meu Salário é simples e funcional, podendo ser uma poderosa ferramente de auxílio

Salário BR

Um dos mais novos nesta jornada é o “Salário BR”, que faz as divisões pensando no porta da empresa, pequena, média e grande. Além disso, há ainda o embasamento por nível,como trainee, júnior, pleno, sênior, média gerência e carreira executiva. O intuito dos fundadores tem a ver com aquilo que comentamos lá em cima do texto: nem sempre é fácil perguntar a alguém quanto ele ganha”.

pedir um aumento
Salário BR é simples e rápido

Conclusão (nada de pedir um aumento desesperadamente)

Vamos terminar como começamos: é preciso muita maturidade para lhe dar com essas informações em mãos. Não adianta apenas se comparar com alguém e pedir aumento de salário por aí. Este é apenas um dos fatores e o intuito do texto foi lhe ajudar a obter uma base comparativa.

Esperamos que tenha sucesso na sua jornada.

Saiba mais:

http://penser.com.br/site-reune-dezenas-de-templates-de-curriculo-editaveis-e-gratuitos/

http://penser.com.br/produtividade/

http://penser.com.br/crescer-na-carreira/

 

Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas e Graduado em GRH. Head of Pre-Sales na Samba Tech, proprietário da Penser e sócio da Life. E o mais importante, padrinho do Mateus. É isso aí...