Após o bate-papo com Ferran Soriano, que realizamos em junho deste ano, a Penser traz outro material a respeito da gestão profissional no futebol. A empresa entrou em contato com alguns clubes e focou o conteúdo abaixo com a excelente capacidade global demonstrada pelo Avaí Futebol Clube.

O responsável pela interação foi Enio Gomes, Diretor de Planejamento. O intuito não é fazer, por enquanto, uma ligação direta com o resultado dentro de campo obtido em 2012. O grande objetivo é mostrar como alguns aspectos interessante da teoria da administração são utilizados n cotodiano de trabalho.

O clube tem planejamento estratégico com revisão periódica e gestores profissionais em vários departamentos, o que garante planos a médio e longo prazo. Além disso, a certificação ISO 9001/2008 (qualificação de processos e capital humano) faz com que Avaí siga à risca as recomendações internacionais de gestão e qualidade.

Um avanço e tanto para uma instituição inserida em um contexto nacional de agremiações marcadas por amadorismo e falta de habilidade gerencial.

Confira os detalhes trazidos por Enio Gomes sobre o departamento de Futebol do Avaí Futebol Clube.

Qual modelo de gestão é preferido pelo responsável do futebol do clube? Há embasamento acadêmico ou o estilo é voltado para as experiências dos profissionais em prática no esporte?

A partir do seu planejamento estratégico, desde a primeira versão, 2004/2010 e na segunda versão 2011/2014, sempre aplicamos os conceitos da ciências da administração. É claro que nas funções especificas do futebol, tanto profissional e nas categorias de base, são desempenhadas por profissionais experientes com habilidades práticas…

O clube promove possibilidades em Treinamento e Desenvolvimento para os diferentes setores que acompanham o futebol (Comunicação, Marketing, Comercial, Profissionais de Educação Física, Gestores, Psicólogos, Nutricionistas…)?

Como a gestão do clube é Certificado, desde fevereiro do corrente ano, com a ISO 9001/2008, em todos processos, periodicamente, desenvolve e oferece cursos de capacitação ao corpo de colaboradores, tanto das atividades fins, com das atividades de apoio.

Qual a importância da gestão de recursos humanos para o futebol do Avaí?Há um responsável específico pelo cargo no departamento?

O Avaí Futebol clube vem buscando a profissionalização em todo seu quadro funcional, oportunizando o crescimento organizacional, criando mecanismos de seleção interna e valorizando e qualificando a mão de obra, como uma empresa, trata os recursos humanos com prioridade e atenção especial.

Dentro da estrutura organizacional, tem a gerência de recursos humanos, que abrange a todos os setores do clube ( quer ele vinculado a atividade fim ou de apoio).

 Como o clube vê e acompanha os avanços em gestão nas diferentes áreas do mercado?

Através de relatórios e publicações de várias organizações nacionais e internacionais, especializadas nos assuntos de esportes.

Que ferramentas de gestão e estratégia são utilizadas no clube? 

Como citei anteriormente,  seguimos o planejamento estratégico e para acompanhar, os objetivos e metas definidos no Mapa Estratégico, todos os instrumentos citados na questão formulada, são utilizados, exemplificando o sistema TOTvs, em todos os setores do clube.

Notícias a respeito das diferentes áreas da administração do Avaí.

Departamento de marketing do Avaí lança miniatura da Ressacada

Avaí lança aplicativo móvel multiplataformas

Análise da gestão de relacionamento: um estudo de caso entre a GolStore! e o Avaí Futebol Clube

Atualização do Estatuto do Avaí F.C.

Avaí Store – Facebook 


Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas e Graduado em GRH. Head of Pre-Sales na Samba Tech, proprietário da Penser e sócio da Life. E o mais importante, padrinho do Mateus. É isso aí...