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O reconhecimento profissional dos seus colaboradores tem um enorme impacto sobre o turnover da empresaUm estudo da CareerBuilder descobriu que 50% dos profissionais ficariam na empresa se fossem reconhecidos de forma tangível. Outro estudo revelou que 40% que não se sentem significativamente reconhecidos não vão além de suas responsabilidades formais para realizar o trabalho.

E o reconhecimento vai muito além de um salário. Especialista em ciências comportamentais, Dra. Ashley Whillans da Harvard Business School, resumiu esta questão de forma concisa: “O dinheiro é importante para as pessoas, mas não é tudo o que importa. O que realmente importa no local de trabalho é ajudar os profissionais a se sentirem valorizados”.

A apreciação é uma necessidade humana fundamental. Todos sentem a necessidade de serem reconhecidos como indivíduos ou membros de um grupo, de sentirem um sentimento de realização por um trabalho bem feito ou mesmo por um grande esforço. Para ser realmente um bom líder para a sua equipe, você precisa entender a importância de elogiar os outros pelo bom trabalho, aplicar os princípios de reconhecimento profissional dos seus colaboradores e encorajá-los.

Existem maneiras simples de reconhecer o esforço dos seus colaboradores sem investir dinheiro. Além de ser criativo é preciso ser consistente. A seguir, montamos uma lista de idéias sobre como reconhecer seu colaboradores usando recompensas não monetárias:

  •  Elogie verbalmente seu colaborador

Não custa nada, e é bom ouvir o quão bem eles estão fazendo seu trabalho. Pratique elevar a moral com palavras de encorajamento e surpreendendo as pessoas fazendo as coisas certas. Os colaboradores estão acostumados a ouvir quando as coisas estão errando, mas com que frequência você os elogia por fazer o trabalho certo ou atender às suas expectativas? Faça disso uma prática diária para oferecer elogios e ajudar as pessoas a se sentirem valorizadas.

  • Escreva pequenos bilhetes

Surpreenda o seu colaborador, colocando um cartão escrito à mão em seu teclado. Um agradecimento ou um simples bom dia pelas as ações que tem desenvolvido. Se é seu aniversário não esqueça! Deixe na sua mesa uma pequena lembrança para dizer que você lembrou do dia. Se possível, dê a ele/ela um dia de folga que ele possa usar sempre que quiser no futuro.

  • Ofereça certificados de conquista

Você pode criar metas anuais e oferecer prêmios simbólicos. Almoços, folga, bônus, promoção – tudo isso é uma recompensa boa, mas típica. Seja criativo e pense em como você pode tornar sua recompensa diferente o suficiente para que ela realmente se destaque como parte de sua cultura. Algumas startups e empresas têm retratos pintados de membros da equipe que atingiram um certo número de anos, permitindo que a equipe se divirta com a forma como são retratados. Outros trazem caricaturistas.

Muitos colaboradores saberão esperar por eles e trabalharão mais para atingir suas metas para obter um “certificado de conquista”. Esta é uma lembrança que eles podem enquadrar em sua mesa ou escritório como forma de conquista e reconhecimento pelo esforço.

  • Confie no time para fazer o seu trabalho

Para algumas pessoas, a única recompensa de que necessitam é a confiança no seu trabalho. Você pode mostrar-lhes sua apreciação, permitindo-lhes alguma flexibilidade. Sua equipe consegue escolher os projetos em que eles trabalham, ou eles estão sempre encarregados de tarefas? Você ouve suas ideias ou preocupações e realmente age sobre elas, ou ouve, mas esquece ou rejeita o que ouviu e continua com os negócios de sempre? Seja justo, objetivo e transparente, defina as expectativas e deixe-o livre para atendê-las.

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  • Pergunte ao seu time o que eles gostariam

O reconhecimento não é apenas um sistema de jogo e recompensa. Deve ser construído em sua cultura. Uma maneira de fazer isso é dar aos seus colaboradores escolhas reais e vozes reais. Pesquise sua equipe. Pergunte a eles o que eles gostariam de escutar de você em relação seu trabalho. Você pode se surpreender com os resultados e se sentir confiante de que está recompensando sua equipe com algo que eles valorizem.

  • Seja flexível

Permita que eles  tenham uma oportunidade de atender às demandas da família. Crie horas especiais no verão com dias de trabalho um pouco mais curtos no escritório. Reorganize os horários de trabalho para uma hora extra na primeira parte da semana em troca de uma emenda de feriado, por exemplo.

  • Coloque sua equipe em seu site

Dê uma olhada no seu site. Está em destaque apenas do pessoal da gerência? Existe algum pessoal lá? Existe uma oportunidade para os clientes conhecerem sua equipe antes de aparecerem no local? Embora possa não ser viável colocar todos em seu site (especialmente se você tiver uma empresa grande ou por motivos de privacidade), considere colocar um número razoável de colaboradores em seu site e permitir que eles escrevam suas próprias biografias.

Por último mas não menos importante:

  • Agradeça

Quando foi a última vez que você simplesmente disse obrigado? Alguns gerentes têm como certo que os colaboradores estão lá para fazer o trabalho que lhes é solicitado e acham que, como é esperado, não há necessidade de um agradecimento.

Um obrigado, seja o trabalho exigido ou não, é uma maneira tão simples de demonstrar apreço. Você pode achar que isso não importa, mas há uma diferença de atitude notável entre uma equipe cujo chefe realmente os agradece periodicamente, em comparação a um em que a equipe nunca os ouve. Embora nem todos precisem de um “obrigado” para fazer um bom trabalho, muitos o fazem. Não vai doer quem não precisa ouvir, mas vai significar muito para quem faz.

O reconhecimento profissional genuíno é fundamental. Não é preciso muito dinheiro para mostrar o quanto você aprecia o trabalho duro deles. A valorização do profissional não deve ser reservada por um dia, mas deve ser parte integrante da cultura da sua empresa.

Use uma ou mais dessas ideias com seus colaboradores para promover um forte senso de confiança. Esses traços percorrem um longo caminho para satisfazer os colaboradores e retê-los a longo prazo. Pequenos gestos de reconhecimento profissional e agradecimentos são apreciados desde que sejam sinceros.

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