Ter uma metodologia na gestão de projetos é algo importante por estar associado à organização da equipe e na rapidez em alcançar seus objetivos. O Scrum é uma das metodologias mais utilizadas no mundo e começou a ser desenvolvida em 1995 por Ken Schwaber e Jeff Sutherland.

Dominar essa metodologia pode fazer uma grande diferença no seu currículo, já que empresas que trabalham com inovação buscam constantemente profissionais com esse conhecimento.

O que é scrum?

O scrum uma metodologia que ajuda equipes a trabalharem juntas. Assim como um time que esta treinando para o grande jogo, o Scrum incentiva as equipes a aprenderem através de experiências. Ela ensina a se auto-organizarem enquanto trabalham em um problema, refletirem sobre suas vitórias e derrotas para melhorarem continuamente.

A metodologia é considerada ágil por ter o foco em executar cada parte do projeto e analisar a eficiência antes de conclui-lo totalmente. Assim, se for preciso fazer mudanças, elas serão percebidas com antecedência e as ações para corrigir eventuais problemas serão realizadas de forma mais eficaz.

Embora seja mais frequentemente usada por equipes de desenvolvimento de software, seus princípios e lições podem ser aplicados a todos os tipos de trabalho de equipe. Esta é uma das razões pelas quais o Scrum é tão popular. Frequentemente pensado como uma estrutura ágil de gerenciamento de projetos, a metodologia descreve um conjunto de reuniões, ferramentas e funções que funcionam em conjunto para ajudar as equipes a estruturar e gerenciar um projeto.

 >> 7 livros que te ajudam a crescer na carreira ( seja ela qual for) : SCRUM – A Arte de Fazer o Dobro na Metade do Tempo está na lista! << 

Como funciona o Scrum na prática?

No Scrum, os projetos são dividos em ciclos chamados de Sprints. O Sprint é um determinado um período no qual um conjunto de atividades deve ser executado. A nomenclatura pode parecer complicada, mas na prática fica mais simples compreender como ela funciona.

Alguns termos que você precisa conhecer:

  • Sprint Planning Meeting –  Uma reunião de trabalho para planejamento do sprint.
  • Product Backlog – As funcionalidades que serão desenvolvidas nesse sprint. Ao escolhe-las, são realocadas do product backlog para o sprint backlog.
  • Kanban – Quando escolhidas, todas as atividades a serem desenvolvidas pela equipe de profissionais são divididas em quatro estágios – A fazer; fazendo; em testes; concluído.
  • Daily Scrum – Reunião rápida de alinhamento diário. Precisa ser curta, geralmente de no máximo 15 minutos, para o grupo verificar o que cada um fez no dia anterior, o que fará no dia atual e se há algum impedimento para a execução do trabalho.
  • Sprint Review Meeting – Reunião ao final de cada sprint para avaliar os progressos de cada etapa.
  • Sprint Retrospective – Uma espécie de recapitulação do projeto que tem o objetivo de identificar o quais foram os pontos fortes, onde a equipe avançou, os pontos de melhoria e aqueles onde o projeto teve dificuldades e precisa melhorar.
scrum framework
Fonte: scrum.org

Onde se usa a metodologia Scrum?

O Scrum é a metodologia ágil mais popular atualmente. De acordo com o 12º relatório anual do State of Agile, 70% das equipes de software usam o Scrum ou um híbrido Scrum. No entanto, o Scrum se espalhou para outras funções de negócios, incluindo TI e marketing, onde há projetos que devem avançar de forma ágil e eficiente.

É por essa necessidade de realizar mudanças com mais facilidade que as empresas começaram a procurar por profissionais de gestão de projetos especializados na gestão ágil. Ter o conhecimento e a experiência com essas técnicas se tornou um diferencial na hora da contratação.

O Scrum pode ser utilizado em todo tipo de organização. Bruce Feiler, escritor americano explica como ele aplicou Scrum na sua família:

A metodologia também pode ser aplicada na sua gestão de carreira. Assim como uma organização, precisamos gerenciar pessoas, relacionamentos e temos nossos próprios objetivos.

Que tal implementar sprints de carreira, traçando seus períodos de crescimento, buscando suas habilidades e capacidades desejadas para atingir a uma ou várias metas? Já pensou em usar o Scrum para isso?

consultoria de carreira personalizada

Fechar Menu