Seleção, cultura organizacional e treinamento podem, e devem, andar juntos

Post para o Guia Super Mais – Ponte Nova (MG)

Fevereiro de 2013 – Por FERNANDO PACHECO

Um dos fatores que mais preocupam os empresários está relacionado com a contratação de profissionais que sejam qualificados para executar determinadas funções na organização. A dificuldade começa ainda no processo de seleção das pessoas mais adequadas para assumir os cargos da empresa. Com a dificuldade de mão de obra de bom nível, isso torna-se um problema ainda maior e que atormenta alguns empreendedores. Apesar disso, é possível se adequar ao cenário e conseguir bons resultados, independentemente dos fatores externos.

O foco pode ser um trabalho interno forte, com consolidação da cultura da empresa e valores bem definidos. De partida, isso já gera por parte do recrutador, seja da empresa ou terceirizado, uma possibilidade de traçar perfis claros para o tipo de profissional que se procura. A gestão do conhecimento também tem papel importante nesse detalhe, dando foco ao trabalho em equipe e ao compartilhamento de informações.

Voltemos então a falar do ambiente externo. Com os detalhes acima mencionados, você cria uma identidade mais forte para sua empresa, que sabe claramente o que quer. Isso facilita o trabalho no momento da seleção de novos funcionários, já que a instituição fica ciente do que precisa para cada função no momento de contratar. Além disso, pode-se minimizar a necessidade de qualificações acadêmicas exageradas, dando foco aos detalhes pessoais, como postura, profissionalismo, vontade de aprender e capacidade de contornar desafios. Ao contratar um funcionário que possua essas características, mesmo sem larga formação universitária, você pode oferecer boas opções de treinamento e desenvolvimento interno, aumentando a possibilidade de acerto entre  profissional e a cultura da sua empresa.

Trabalhamos constantemente com detalhes envolvendo estratégia interna e posicionamento. Entre em contato conosco através do email da coluna, ou pelo site, e vamos conversando sobre esses importantes fatores empresariais. Será um grande prazer.

contato@penser.com.br

Fernando Pacheco

Mineiro, animado e bom leitor. Formado em Comunicação pela PUC-MG, MBA em Gestão de Pessoas e Graduado em GRH. Head of Pre-Sales na Samba Tech, proprietário da Penser e sócio da Life. E o mais importante, padrinho do Mateus. É isso aí...