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Soft skills (habilidades leves em inglês) é um termo usado para se referir às habilidades intangíveis e não técnicas que são procuradas nos candidatos. Ou seja, são os atributos pessoais que são frequentemente relacionados a como você trabalha com os outros, essas competências se relacionam com suas atitudes e intuições.

Às vezes são chamadas de habilidades transferíveis pois se tratam de um conjunto específico de competências que não pertencem a um determinado nicho ou emprego. São características gerais que podem ser transferidas entre empregos, departamentos e indústrias. Como este termo implica, são habilidades menos especializadas, menos enraizadas em vocações específicas e mais alinhadas com a disposição geral e a personalidade de um candidato. Exemplos de soft skills importantes: comunicação, trabalho em equipe e solução de problemas.

Em um currículo, por exemplo, as soft skills são menos exploradas em relação as hard skills, habilidades técnicas diretamente relevantes para o trabalho para o qual você está se candidatando. É importante considerar e destacar quais são suas habilidades sociais e como você pode citá-las no processo de seleção.

Quais são as principais soft skills que o mercado busca?

  • Comunicação

A comunicação não é sobre falar ou fazer apresentações empolgantes. Os comunicadores capazes podem ajustar seu tom e estilo de acordo com seu público, compreender e agir eficientemente nas instruções e explicar problemas complexos para colegas e clientes.

A comunicação precisa ser eficaz, a comunicação é um aspecto importante da liderança, uma vez que os líderes precisam delegar de forma clara e compreensível.

Ter a atitude positiva e a iniciativa de trabalhar bem sem supervisão 24 horas por dia é uma habilidade vital para qualquer profissional. Ele não apenas demonstra confiabilidade e comprometimento, mas mostra que você pode se encaixar de maneira eficiente em uma estrutura organizacional sem a necessidade de supervisão constante.

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  • Liderança

Liderança é uma das soft skills que você pode mostrar mesmo que não esteja gerenciando diretamente os outros. Liderança pode ser pensada como uma coleção de várias outras habilidades sociais, como uma atitude positiva geral e perspectiva, a capacidade de se comunicar de forma eficaz e uma aptidão para motivar os outros.

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  • Autoconhecimento

O autoconhecimento raramente é citado em currículos, mas é altamente valorizado. Saber quando aceitar a responsabilidade por quaisquer erros que você tenha cometido demonstra um nível saudável de humildade e disposição para aprender e progredir.

  • Trabalho em equipe

Como a liderança, um bom trabalho em equipe envolve uma combinação de outras habilidades sociais. Trabalhar em equipe para atingir um objetivo comum requer a intuição e perspicácia interpessoal para saber quando ser um líder e quando ser um ouvinte.

Os bons profissionais da equipe são perceptivos, bem como receptivos às necessidades e responsabilidades dos outros.

  • Solucionador de problemas e conflitos

A resolução de problemas não requer apenas habilidades analíticas ou criativas mas, uma mentalidade particular: aqueles que conseguem abordar um problema alto nível com uma cabeça fria, geralmente chegam a uma solução com mais eficiência.

Esta é uma soft skill, que muitas vezes pode contar com um forte trabalho de equipe. Os problemas nem sempre precisam ser resolvidos sozinhos. A capacidade de saber quem pode ajudá-lo a encontrar uma solução e como ela pode fazê-lo pode ser uma grande vantagem.

  • Capacidade de decisão

Conhecer a diferença entre determinação e imprudência implica uma habilidade rara mas que é  essencial num profissional. A capacidade de decisão combina uma série de habilidades diferentes: a capacidade de colocar as coisas em perspectiva, avaliar as opções, avaliar todas as informações relevantes e, crucialmente, antecipar as consequências, boas e ruins.

Soft skills: destaque essas habilidades no seu currículo

Às vezes você perde a chance de chegar na etapa de entrevista porque omitiu essas informações. Inclua os termos em seu currículo, especialmente na descrição do seu histórico de trabalho. Você também pode incorporá-los em sua carta de apresentação. Mencione uma ou duas das habilidades mencionadas aqui e dê exemplos específicos de casos em que você demonstrou essas características no trabalho.

E caso você seja selecionado para uma entrevista, não esqueça de usar essas palavras na conversa. Mantenha as principais habilidades listadas em mente durante a entrevista e esteja preparado para dar exemplos de como você exemplificou cada uma delas. Cada trabalho exigirá diferentes habilidades e experiências, por isso, leia atentamente a descrição do trabalho e concentre-se nas habilidades listadas pelo empregador.

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