Dicas Transição de careiraPowered by Rock Convert

O treinamento da equipe e o desenvolvimento dos colaboradores são componentes cruciais de uma empresa de sucesso. Se você deseja que o seu time foque no sucesso da empresa, você deve criar um ambiente de trabalho que promova seu crescimento pessoal e profissional.

O treinamento de equipe deve ser encarado como uma grande vantagem competitiva para qualquer negócio, pois não apenas ajudará seu time em suas carreiras, mas também terá um grande impacto no desempenho da empresa. Às vezes pode ser difícil ver como um treinamento pode ser tão útil para a organização, já que muitas vezes não tem um impacto imediato e pode ter custos significativos. Mas o treinamento deve ser encarado como um investimento a longo prazo.

Fornecer o treinamento necessário cria uma equipe com conhecimento mais amplo, com profissionais que podem assumir um ao outro quando necessário.  Capaz de trabalhar em equipes ou trabalhar de forma independente, sem ajuda constante e supervisão de outras pessoas. Além disso, um treinamento de equipe permite fortalecer as habilidades que cada um precisa melhorar.

Um programa de desenvolvimento leva todos a um nível mais alto, para que tenham habilidades e conhecimentos semelhantes. Isso ajuda a reduzir os elos fracos da empresa que dependem muito de outras pessoas para concluir tarefas básicas do dia a dia no trabalho.

O que um treinamento de equipe traz para a sua empresa

  • Melhora o desempenho dos colaboradores

Um profissional que recebe o treinamento necessário é mais capaz de realizar seu trabalho com mais eficiência. Ele se torna mais consciente das práticas de segurança e procedimentos adequados e inovadores para tarefas que precisam desempenhar. O treinamento também pode trazer confiança, porque ele passa a ter um entendimento mais forte do setor e das responsabilidades de seu trabalho, aumentando também a sua produtividade. As habilidades que eles aprendem os capacitam a entregar uma melhor qualidade de trabalho.

  • Aumenta o engajamento com a empresa

Através do treinamento, você está continuamente engajando todos e permitindo que eles se envolvam mais com suas determinadas funções. Eles se preocupam com seu papel e estão mais dispostos a dedicar seu tempo e energia à empresa. Fornecer treinamento mostra que a empresa está comprometida com seu desenvolvimento profissional e em oferecer recursos necessários para garantir que eles estejam fazendo um bom trabalho.

  • Criar líderes mais capacitados

Um bom programa de treinamento corporativo não apenas aumentará as habilidades, mas também criará líderes mais capazes. Isso também irá ajudá-lo no planejamento de sucessão, uma vez que aumenta o número de pessoas talentosas na empresa que podem assumir as primeiras posições quando há uma necessidade. Com isso, aumentará a resiliência da sua organização, pois reduz o risco de indivíduos insubstituíveis deixarem a empresa.

  • Encontrar fraquezas internas

A falta de consciência das fraquezas internas é perigoso dentro de uma empresa. Um treinamento é capaz de identifica-las e educar seu time sobre assuntos importantes que ajudam a superar e evitar problemas. Além disso, cria-se um ambiente de compartilhamento de conhecimento. Isso garante que os erros recorrentes sejam reduzidos e que todos saibam as estratégias para o sucesso.

  • Resulta em clientes mais felizes

Talvez o aspecto mais impactante do treinamento de equipe seja seu efeito no crescimento de sua empresa. Simplificando, os colaboradores melhores treinados tornam os membros da equipe mais produtivos que atendem melhor seus clientes. Clientes mais felizes ficam por perto e compram mais. Isso pode impulsionar poderosamente o crescimento dos lucros da empresa.

A implementação de um treinamento requer observação

Antes da implementação de um treinamento, você precisa identificar os objetivos e necessidades da equipe. Não basta apenas ouvir o que as partes interessadas pensam. Capturar um conjunto claro e honesto das necessidades ajuda a estabelecer o que você usará como um marcador de sucesso para suas iniciativas de treinamento. Também permite que você priorize quais objetivos precisam ser abordados primeiro, quais serão mais apreciados pelo time e quais terão o maior impacto nos negócios.

penser desenvolvimentoPowered by Rock Convert

Pensado nisso, precisa determinar se o treinamento será  feito com ajuda de alguma ferramenta online ou através de terceiros. Para isso você deve levar em consideração o tamanho do time, certificações online são comuns em empresas pequenas e em empresas maiores, é aconselhável a aquisição de algum software de treinamento. É importante lembrar que o bom treinamento precisa ser moderno e adequado ao propósito – em outras palavras, personalizado.

Feita a escolha, lembre-se que quão bem seu time se envolver com o treinamento determinará o quão bem sucedido será. O maior impulsionador disso será se o treinamento está efetivamente atendendo às as necessidades de todos. Se sua equipe não acha que seu treinamento é útil para eles, será difícil fazer com que eles façam o que você quer que eles melhorem. Por isso é importante entender verdadeiramente as necessidades e objetivos antes da implementação.

O importante é que o método de treinamento e acesso seja conveniente para todos. Pode ser necessário pilotar alguns modelos de fornecimento de treinamento ou conversar com a equipe para decidir quais modelos funcionarão melhor.

Métodos de treinamento na sua empresa

Muitas empresas têm o requisito de fornecer vários tipos de treinamento e personalizar esse treinamento por áreas como equipes ou cargos. Por isso separar por grupos é uma ótima forma de organizar isso.

Se você quiser adicionar mais estrutura, dimensionar e organizar o treinamento de seus colaboradores, você pode configurar regras de atribuição automática que permitem colocar usuários em grupos específicos com base em determinados critérios. Como administrador, você configura as regras e, à medida que os usuários são adicionados, eles são colocados automaticamente em seus grupos apropriados.

Outra forma interessante é a gamification. O termo em inglês nada mais é que uso de técnicas de design que utilizam mecanismos e pensamentos orientados a jogos para enriquecer contextos diversos.  É uma maneira divertida que pode aumentar o envolvimento da equipe com seus cursos. Conseguido através de pontos, distintivos, leaderboards e níveis, você pode configurar para que eles sejam recompensados por receberem treinamento, motivando-os a alcançar metas e concluir os treinamentos.

Um exemplo de sucesso de treinamento é a Pixar University que promove cerca de 14 classes sociais e interativas por semana. Em um esforço para construir e fortalecer a colaboração, a empresa permite que todos deem uma pausa no trabalho e participem dessas aulas em grupo, que abrangem tópicos como artes plásticas, treinamento de habilidades e até improvisação.

Ter uma equipe treinada significa que seus colaboradores estão aprendendo novas habilidades, que podem melhorar a produção, reduzir o tempo gasto na criação de seu produto (ou serviço), reduzir custos de produção, reduzir erros, criar confiança em sua força de trabalho e criar um ambiente melhor.

Um investimento nos conjuntos de habilidades da sua equipe é um investimento em sua empresa.

consultoria de carreira personalizada

Deixe uma resposta

Fechar Menu