A falta de tempo é, de longe, uma das maiores desculpas que utilizamos quando nos questionam sobre como anda nossa gestão de tempo e produtividade.
Quando não cumprimos metas e prazos, ou não nos dedicamos como gostaríamos a uma tarefa, pensamos “se meu dia tivesse mais que 24 horas, eu conseguiria”.

Produtividade não se trata de aumentar o número de horas do dia, mas sim de gerir o tempo de maneira eficaz.
Em outras palavras, é sobre o tempo que você tem disponível e como administra suas ações dentro desse tempo. E a organização é a chave para conseguirmos fazer nosso dia render mais.
Como sabemos que a organização pode ser um entrave para que isso aconteça, listamos seis dicas fáceis e que, com certeza, irão impulsionar sua gestão de tempo e produtividade.

Como alavancar a gestão de tempo e produtividade?

Antes de tudo, é importante compreender que produtividade e definição de prioridades andam de mãos dadas.
Nesse sentido, para obter qualidade no seu tempo e, assim, produzir mais e de maneira mais eficiente, será necessário identificar a relevância de cada atividade e estabelecer um ponto de partida.
Também é importante destacar que ser uma pessoa produtiva não tem nada a ver com virar a noite produzindo, trabalhando e estudando.
Para quem anseia por dias com mais de 24 horas, tudo isso pode parecer tentador, porém a falta de sono é um fator que pode dificultar a execução do restante das atividades.
É justamente por isso que definir quais são suas prioridades é uma forma de evitar esses problemas. Vamos por passos:

Reflita sobre os seus objetivos de vida

A princípio, pode parecer algo muito abstrato, mas é definindo as suas metas de vida que você terá fatores norteadores para a gestão do seu tempo e poderá concentrar esforços para alcançá-los.
É importante ser maleável e lembrar que nossas vidas e objetivos mudam, porém entender quais são os nossos planos naquele estágio da nossa vida nos ajuda a organizar o que é nossa prioridade.

Organização mensal, semanal e diária.

Questione-se: quais são as suas prioridades neste mês, nesta semana e nesse dia? Quanto tempo isso leva?
Por exemplo, se seu objetivo é organizar o seu negócio para que, a partir disso, você pense como dono e seja agente também nas outras áreas da sua vida, é necessário um trabalho a médio prazo.
As mentorias empresariais da Penser podem auxiliar você a empreender de forma saudável e produtiva e se tornar um autônomo de sucesso.
Gosto de dizer que a mentoria é o combustível que faltava para você conquistar o inesperado muito antes do tempo esperado.
O mais bacana é que nossas mentorias levam cerca de dois meses e os encontros são semanais.
Perceba que, quando você define sua evolução como prioridade na sua vida, seu tempo é reservado para que esse plano aconteça.

Filtre as distrações para evitar pendências

Não dá pra negar que as redes sociais são ferramentas importantes no nosso dia a dia e também no nosso lazer.
Acontece que as redes e a procrastinação caminham lado a lado. É fácil perceber isso quando você se dá conta de que passa mais horas apenas rolando a tela do que efetivamente utilizando essas plataformas.
Aliás, o mau uso das redes pode ser prejudicial para a saúde mental humana.
Tanto que um estudo científico verificou que estudantes que ignoram tarefas importantes, procrastinando em redes sociais, apresentam maiores níveis de ansiedade.
Estabelecer um horário fixo para usar as suas redes sociais é um bom caminho para contornar esse problema.
Procure saber no seu celular o tempo que você gasta no seu aparelho e, mais ainda, em cada rede social.
Boa parte dos smartphones permitem estabelecer um controle de uso de aplicativos, o que pode ser muito útil para sua gestão de tempo e produtividade.
É importante consumir conteúdos relevantes e enriquecedores. Por isso, pense em incluir, nos seus momentos de lazer, leituras de blogs e sites que te agreguem conhecimento sobre assuntos diversos do seu interesse.
Você também vai gostar muito deste artigo: Método de estudo Pomodoro: como usar a técnica?

Não tenha medo de dizer “não”

Pense no seu tempo como um investimento. Precisamos dele para cuidar da nossa saúde, do nosso lazer, da nossa família, da nossa empresa e de nós mesmos.
Por isso, dizer não para os outros é, na maioria das vezes, dizer sim para você.
Exercite o “não” em situações em que você se sentir desconfortável, mesmo que isso gere uma saia-justa com aquela pessoa em questão.
Ser sincero com o que você é, é uma forma de evitar frustrações e desperdício de tempo em tarefas que não são sua prioridade.

Peça ajuda

Não sei você, mas tenho a percepção de que sentimos muita dificuldade em pedir ajuda. Talvez isso esteja ligado à perfeição. Ao fato de que queremos provar para os outros e para nós mesmos que damos conta de tudo…
No entanto, muitas vezes situações poderiam ter sido resolvidas rapidamente se tivéssemos gritado um “help”.
Buscar entender um novo aparelho, uma nova máquina sem um manual ou um especialista, por exemplo, nos fará realizar vários processos de forma mais lenta e não aproveitar todas as vantagens que o instrumento nos possibilita.
Quando pedimos ajuda, aprendemos, compartilhamos conhecimento, criamos relações mais profundas e ganhamos tempo.
As mentorias da Penser vêm ao encontro dessa questão: é saber reconhecer que investir o seu tempo nos encontros e planejamentos é muito mais proveitoso do que buscar fórmulas prontas.
De fato, precisamos de planos criados a partir de atendimentos personalizados e diferenciados, feitos com especialistas, para que nossos objetivos sejam alcançados de forma eficiente.

Ou seja, busque a eficiência

Acima de tudo, sucesso é quando há equilíbrio em nossa vida. Quando nossas ações são realizadas da melhor forma possível e nós mesmos nos beneficiamos com nossos feitos.
No entanto, a quantidade de afazeres pode prejudicar o nosso desempenho.
Entregue excelência no que você se propuser a fazer. Melhor o simples bemfeito do que várias tarefas malacabadas.
Espero que o tempo investido aqui alavanque a gestão de tempo e produtividade do seu dia a dia.
Aproveite que chegou até aqui e compartilhe com suas conexões no LinkedIn.

Fale grátis com um Especialista

Se você chegou até aqui é porque está enfrentando um desafio importante de carreira.

Conte brevemente seu desafio e nossa equipe de experts em desenvolvimento entrará em contato com você.

Pontos que vamos conversar:

Autoconhecimento; 
Definição de metas; 
Gestão de carreira; 
Inteligência Emocional; Networking; Mapeamento de competências

Logo Penser-13

Deixe um comentário