Na grande maioria dos casos, situações conflitantes e novos desafios deixam as pessoas inseguras e com medo. Entretanto, com certo esforço, cautela e planejamento, é possível vencer e alcançar êxito. Situações assim são normais e frequentes, mas, para algumas pessoas, ainda existe um outro fator: as dificuldades que elas mesmas criam. A esse fenômeno, nós damos o nome de autossabotagem. Quando um estudante acha que não irá passar em uma prova e realmente não se esforça para isso, ou quando uma pessoa conquista algo, mas, ao invés de ficar feliz, faz tudo para que o momento seja triste, são alguns exemplos de autossabotagem. Mas, o que realmente é isso?
O que é autossabotagem?
A autossabotagem também pode ser chamada de autoboicote. É um processo inconsciente, tanto que as pessoas demoram muito tempo ou nunca chegam realmente a perceber que estão se autossabotando. A pessoa se coloca contra seus próprios pensamentos e vontades. Com isso, ela passa a adotar comportamentos em busca de punições e de não alcançar o sucesso tão sonhado e esperado.
Quem sofre com a autossabotagem tem medo de correr riscos e assumir novas responsabilidades. Muitos acham que não darão conta ou, até mesmo, têm medo do sucesso – que traz ainda mais responsabilidades. Tanto a vida pessoal como a profissional acabam prejudicadas nesses casos.
Causas
Não existe um fator comum a todas as pessoas que leva à autossabotagem. Na realidade, existem diversos fatores. Um dos principais está relacionado à infância. É durante os primeiros anos da vida que nos relacionamos com nossa família e observamos comportamentos em busca de referências. Porém, nada garante que essa fase será perfeita. Pelo contrário, existem grandes possibilidades de ocorrerem traumas, sentimentos proibidos e ânsias não expressadas. Muitas pessoas, inclusive, chegam a carregar sentimentos reprimidos por toda a vida. Outras são levadas a não acreditarem em si mesmas e focar apenas em seus erros e fracassos. Consequentemente, essas pessoas acabam desenvolvendo limitações, dificuldades, dúvidas, inseguranças e a autossabotagem.
Como identificar se estou praticando a autossabotagem?
Ao longo da vida, nós sonhamos com muitas coisas. Algumas delas são conquistadas facilmente, outras com muito trabalho e muitas acabam sendo impossíveis. E isso é normal, acontece com todo mundo. Entretanto, é preciso tomar cuidado quando a situação foge do controle e passa a se configurar como autoboicote, na qual uma pessoa desiste de seus propósitos e objetivos simplesmente porque não acredita que será capaz de conquistá-los. Além disso, o medo do fracasso é tão grande que acaba fazendo com que o autossabotador realmente fracasse, exatamente porque ele acreditou que fracassaria.
Hábitos tóxicos
Procrastinação
A procrastinação, com certeza, é uma das principais características de quem se autossabota. Não é preciso muito tempo para que isso se torne um hábito, mas leva tempo para eliminar a procrastinação de sua vida depois que ela entra. Como as pessoas que realizam autossabotagem sempre têm a sensação de incapacidade, elas adiam ao máximo as tarefas, usando a procrastinação como um mecanismo de defesa, assim como alguém que possui a Síndrome do Impostor.
Desistem de tudo
Os autossabotadores têm tanto medo do fracasso que acabam não querendo sair de sua zona de conforto. Quando têm propostas para projetos ou de estar a frente de decisões, é comum que eles inventem desculpas para se abster da responsabilidade. Eles têm muita dificuldade de enxergar suas qualidades e capacidades, por isso acabam deixando passar grandes oportunidades. A desistência se torna algo muito atraente, já que evita possíveis sofrimentos e fracassos, mantendo o autossabotador em sua zona de conforto.
Pedem desculpas sem necessidade
A baixa autoestima também é uma característica dos autossabotadores. Eles têm a mania de pedir desculpas o tempo todo, mesmo quando não têm culpa de nada.
Prejuízos
Com o passar do tempo, o autossabotador fica tão acostumado com esses tipos de pensamentos e comportamentos que começa a achá-los normais, como se fizessem parte de sua vida. No entanto, essas atitudes precisam ser reconhecidas como tóxicas e prejudiciais, pois atrapalham o desenvolvimento pessoal e outros âmbitos da vida, como os relacionamentos e a profissão. Além disso, assim fica muito mais difícil correr atrás dos sonhos e conquistar o que realmente se almeja.
A permanência da autossabotagem e as frustrações e problemas que ela traz podem acabar provocando doenças, como depressão, ansiedade, ataques de pânico, e também automutilação, tentativas de suicídio, entre outras coisas.
No âmbito profissional, a questão também é grave. O fato de que um autossabotador está constantemente duvidando de si mesmo e não aceita novos desafios, pode acabar prejudicando muito sua carreira. Ele terá muitas dificuldades para enfrentar problemas. Além disso, é comum que um autossabotador não aceite um novo cargo porque tem medo de não cumprir com o esperado. Dessa forma, ele permanece na zona de conforto e não se arrisca, mesmo quando a nova tentativa não apresenta tantos riscos assim.
Mas, nem tudo está perdido. Sempre haverá uma solução. Abaixo nós citamos alguns hábitos e dicas que vão te ajudar a eliminar a autossabotagem de uma vez em sua vida. Confira:
Como superar a autossabotagem?
Os obstáculos e desafios sempre farão parte de nossa vida. Ainda assim, não se desespere. Assim como existem problemas, também existem as soluções.
Saiba exatamente o que você quer
O primeiro passo para driblar a autossabotagem é ter certeza acerca daquilo que você realmente deseja conquistar. Ter claro os objetivos de vida é uma forma de organizar a mente e a vida em busca de alcançá-los. Afinal, se você não souber exatamente o que quer, como vai saber quais escolhas e caminhos tomar? Geralmente, a falta de certeza e insegurança que as pessoas têm acerca de seus desejos estão relacionadas a questões emocionais, de crenças limitantes e baixa autoestima. Por isso, é muito importante que você trabalhe na construção de uma meta.
O que te move?
Pense e faça uma reflexão acerca daquilo que você acredita sobre a vida e sobre si mesmo. Ao responder a pergunta: “o que é sucesso para você?”, você irá descobrir o que te faz feliz e qual caminho seguir. Além disso, analise seu potencial, capacidades e características, modificando a forma como você enxerga cada um deles para melhor.
Defina estratégias
Após deixar o medo de tomar decisões de lado e definir um objetivo, você pode traçar as estratégias que te levarão à conquista do objetivo. Leve em conta os obstáculos e as dificuldades que podem aparecer e coloque tudo no papel. Dessa forma, além de elaborar estratégias em busca de realizar seus sonhos, você já pensa no que fazer caso os obstáculos venham.
Pense bem antes de tomar uma decisão
As decisões são poderosas e devem ser levadas a sério, pois são elas que irão definir o seu futuro, para melhor ou para pior. Não deixe sua vida à sorte ou ao acaso; tome as decisões com cautela e analisando todo o cenário. O importante é ter em mente o quanto as decisões podem afetar sua vida.
Não tenha medo do fracasso
A insegurança e o medo de fracassar paralisam qualquer pessoa. A dificuldade de tomar decisões e sair da zona de conforto fazem com que as pessoas não busquem coisas melhores para si.
É sempre bom lembrar que há muito o que aprender com nossos erros, sendo importantes para o aprendizado e o desenvolvimento pessoal.
Seja movido por seus próprios obstáculos
Não use seus obstáculos para justificar uma desistência; aprenda a encará-los como oportunidades de crescimento e de mostrar que você é capaz de enfrentá-los.
Não se cobre tanto
Não existe ninguém perfeito. Existem pessoas imperfeitas por trás de uma fachada. E você não precisa ser perfeito. Cobre menos de você e não exija perfeição em tudo que fizer. Ao invés disso, concentre-se em dar sempre o seu melhor e lembre-se que você fez o que pôde.
A vida é sua!
Muitos acabam incorporando a autossabotagem em sua vida porque tentam atingir as expectativas de outras pessoas. A busca por aceitação e pertencimento faz com que o autossabotador tire o foco de suas prioridades e objetivos.
Não deixe que isso aconteça! Você e seus objetivos devem ser mais importantes.
Procure ajuda médica
Em alguns casos, será necessário procurar a ajuda de um médico. Em muitas situações, as pessoas não conseguem perceber por si próprias que estão passando pela autossabotagem. Se você se deparar com alguns desses sintomas, procure um profissional, ele irá te orientar da melhor forma.
Cuidado com a autossabotagem
A autossabotagem pode prejudicar tanto o desenvolvimento pessoal de uma pessoa como sua carreira. Por isso, esteja atento aos sintomas e procure ajuda o quanto antes. Não deixe esse mal fazer parte de sua vida!
E, agora que você já sabe a importância de eliminar a autossabotagem de vez da sua vida, que tal investir em sua carreira? Antes de ir embora, não deixe de conferir nossas 15 dicas para bombar sua carreira. Não perca tempo, a oportunidade é agora!