Se inspirar em boas práticas de outros negócios é sempre uma boa maneira para aumentar sua produtividade e otimizar seus processos, e tudo isso tem a ver com o benchmarking.
Então, se você quer entender mais sobre esse assunto, este texto foi feito sob medida para você! Continue com a gente para descobrir:
- O que é benchmarking?
- Quais as vantagens do benchmarking para sua empresa?
- Quais são exemplos práticos do benchmarking?
O que é benchmarking?
O benchmarking é uma metodologia que se usa para medir o desempenho de uma empresa usando um indicador específico, como custo, produtividade, processos ou defeitos, em comparação com outras empresas ou setores. A palavra em inglês significa, avaliação comparativa ou seja é uma metodologia de comparação de processos e métricas de desempenho de um negócio com as melhores práticas de mercado de outras empresas, descobrindo assim oportunidades de melhoria.
Pode ser um evento único, mas muitas vezes é tratado como um processo contínuo em que as organizações buscam constantemente melhorar suas práticas. Embora seja muito comum em áreas de qualidade, a avaliação comparativa também pode ser utilizada pelas áreas de marketing, financeira, recursos humanos e até estratégia.
Algumas organizações usam o benchmarking interno para melhorar o desempenho em diferentes departamentos. Os gerentes podem estudar e emular as melhores práticas de um departamento específico e aplicar no seu próprio time, essas mudanças podem gerar melhorias internas.
Além do benchmarking interno, iremos aqui destacar as vantagens da prática externa, ou seja, a comparação entre empresas. Sua ideia principal é identificar de áreas problemáticas, a seleção dos principais concorrentes, por exemplo, que se destacam quando uma empresa fica aquém das expectativas e faz as mudanças necessárias. Existem várias vantagens importantes no uso dessa metodologia em uma organização.
Quais as vantagens do benchmarking para sua empresa?
Compreender melhor o que torna uma empresa bem-sucedida
O benchmarking pode fornecer uma perspectiva melhor de onde você está versus onde você quer estar. O desafio entender o por quê que as empresas de sucesso estão onde estão e, sem dúvida, trabalhar para diminuir a distância entre você e seu concorrente.
Melhorar a qualidade do produto
Algumas vezes, os gerentes compram os produtos dos principais concorrentes afim de testá-los. Podem então separá-los, estudá-los e determinar como os produtos dos concorrentes duram mais que os outros do setor. Engenheiros químicos, por exemplo, podem estudar alimentos ou produtos de limpeza de maneira semelhante. Eles podem então comparar vários elementos contidos em produtos competitivos com sua própria linha de produtos. Posteriormente, melhorias podem ser feitas na qualidade. O mesmo serve para setores de atendimento ou marketing, como o concorrente anda atraindo e retendo o seu público?
Abrir portas para novas oportunidades
A comparação de pontos-chave com metas do setor pode ser um incentivo para impulsionar a produtividade e a inovação necessárias para superar essas médias. Esse processo geralmente gera novos desafios para as empresas, conduzindo diretamente a um plano de ação: em vez de simplesmente destacar as áreas problemáticas, ele realiza uma revisão rigorosa dos processos e métricas.
Aumentar suas vendas e lucros
Uma empresa que usa benchmarking para melhorar suas funções, operações, produtos e serviços pode ter aumentos de vendas e lucros. Os clientes provavelmente notarão essas melhorias. A empresa também pode promover melhorias através de canais de divulgação da empresa ou seus representantes de vendas. A metodologia ajuda as empresas a se concentrarem nos recursos essenciais para a criação de vantagens estratégicas.
Além disso, existem outros benefícios que a metodologia traz para sua empresa, tais como:
- Níveis mais altos de satisfação do cliente;
- Aumento da participação de mercado;
- Menores custos do produto
- Maior crescimento de produtividade.
Quais são exemplos práticos do benchmarking?
Digamos que você seja produtor de eventos e esteja procurando patrocinadores. A primeira coisa que seu patrocinador quer saber é como você se destaca dos outros.
Como você fez uma pesquisa prévia em relação ao desempenho dos outros eventos, você pode falar de forma eloquente e inteligente sobre a média de público que frequenta os eventos que você produz, em comparação a outros.
Você pode discutir os resultados médios, mostrar seus melhores eventos e o que eles trouxeram de positivo pro patrocinador pois anteriormente já sabia o que ele buscava com o patrocínio.
Tudo isso irá ajudá-lo a mostrar ao seu potencial cliente que você o seu produto vale a pena.
Percebeu que esse exemplo serve também desde entrevistas de emprego até atingir o consumidor final? Benchmarking pode ser utilizado para diversas situações.
Não importa em que setor você esteja. O benchmarking por setor específico permite que você se junte com outras empresas e melhore sua organização. Diversas empresas estão criando parcerias incríveis onde seus produtos se complementam e assim ambas ganham na experiência do usuário.
Um exemplo disso é a Rappi, que fez uma parceria com a Doghero para oferecer aos clientes eventuais passeios para cachorros.
Alguns acham que o benchmarking pode limitar o verdadeiro potencial de uma organização, concentrando-se em quão bem seus concorrentes estão fazendo. Mas é preciso além de observar, agir.
Com os aprendizados a partir dessa pesquisa, é preciso avaliar o que faz sentido para sua empresa e o que pode ser adaptado para uso.
Com a prática, você melhora sua organização usando métodos comprovados e estabelecidos, reduzindo erros e poupando um valioso tempo.