Já ouviu falar sobre a carreira em Y? Existem diferentes tipos de carreira que conta com suas vantagens em particular. A carreira em Y é uma delas. Trata-se de um modelo no qual a pessoa pode ser promovida para um cargo de gerência ou de especialista. Nesse sentido, a empresa tem como objetivo permitir que o colaborador cresça e se desenvolva também em papéis mais técnicos, não apenas de gestão.

Sendo assim, os talentos de um negócio vão se aprofundar em conhecimentos específicos, de modo que possam trazer mais inovação para as suas funções e, consequentemente, conquistar resultados mais desafiadores.

Quer saber mais sobre a carreira em Y? Confira um material que preparamos!

Como a carreira em Y funciona na prática?

Primeiro, é importante entendermos como a carreira em Y funciona na prática. Para que uma pessoa possa crescer e se desenvolver em sua carreira, hoje, não é necessário que ela assuma um cargo de gestão de pessoas. Ou seja, não há exigência de liderar para que tenha mais desafios e possa assumir outras propostas dentro da organização. Isso ocorre graças à carreira em Y.

Esse tipo de situação ocorre quando as pessoas definem que a sua carreira pode ser baseada em aprimorar competências técnicas. Ou seja, estudar, atuar e trazer planos de desenvolvimento individual para trazer alternativas mais inovadoras, independentemente de qual seja a área que assumiu dentro da empresa.

Quais as vantagens da carreira em Y?

Há pessoas no mercado de trabalho que não têm interesse em assumir um cargo de liderança. Antes, existiam os riscos de elas ficarem estagnadas, o que traria desmotivação para as suas funções e, consequentemente, poderia mudar de área ou até mesmo de empresa.

Porém, com a carreira em Y, há a possibilidade de favorecer a pessoa que tenha o perfil de especialista. Não vai assumir um cargo mais alto para liderar pessoas mas vai ter uma função que trará outros desafios e tópicos que precisam ser desenvolvidos.

Mais aprendizado

Nesse sentido, o profissional que busca continuamente por aprendizados e pesquisas, têm a oportunidade de receber um apoio da própria organização para outras descobertas. Contam com conhecimentos específicos em, por exemplo, tecnologia, marketing, ciências da natureza etc.

Equilíbrio

Devido à carreira em Y, a empresa tem a possibilidade de conquistar um equilíbrio entre os planos de carreira. Valorizar tanto a pessoa que almeja um cargo de gestão, que vai cuidar do desempenho das equipes e conseguir trazer um foco maior para as pessoas, como também aquele que busca ser uma pessoa altamente especialista.

Desenvolvimento de novas competências

A carreira em Y também contribui para que profissionais possam desenvolver novas competências, uma vez que têm à frente muito aprendizado para conquistar em suas funções. Isso contribui para que ela tenha novas habilidades e seja uma pessoa mais valorizada no mercado de trabalho. Por essa razão, é interessante buscar, por parte da empresa, apoio para o investimento em cursos, instituições de ensino etc.

Qual a estrutura da carreira em Y?

Também é interessante entendermos sobre a estrutura da carreira em Y. Dessa forma, podemos considerar os primeiros passos da carreira de um profissional, que se inicia em cargos de:

  • aprendiz;
  • estagiário;
  • trainee;
  • operacional;
  • auxiliar JR;
  • analista ou assistente.

Ou seja, temos um caminho inicial. Quem deseja seguir com a carreira em Y, há ainda outras possibilidades depois que vira um analista ou assistente, como:

  • consultor;
  • especialista;
  • conselheiro;
  • mestre ou doutor.

Quais as características da carreira em Y?

A seguir, selecionamos as principais características de quem se alinha com a carreira em Y para o seu prosseguimento profissional:

  • competitividade, mas levando em consideração o lado positivo da palavra, uma vez que o profissional busca sempre crescer e se desenvolver em suas funções e a apresentar um trabalho cada vez melhor;
  • criatividade, pois é preciso trazer rotinas mais inovadoras e que forneçam resultados mais atrativos para a empresa, independentemente de qual seja a sua área;
  • inovação, uma vez que está diretamente ligado a criatividade. Mais inovação, mais criatividade, melhores práticas e processos para a área e para a empresa como um todo – ou, ainda, para os seus clientes, no caso de pessoas autônomas;
  • resolução de problemas, uma vez que esse profissional será continuamente consultado para que possa trazer a sua experiência e percepções sobre como seria possível encontrar um melhor caminho para aquela atividade.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é a carreira em Y, quais são as suas vantagens, além de conferir quais são as características de quem opta por uma carreira como essa. O ideal é entender quais são os seus objetivos e como eles se alinham com o atual contexto de suas funções.

Se você gostou deste conteúdo e deseja ter outras dicas e novidades sobre carreira, é só continuar no blog e conferir outro material que produzimos sobre o assunto. Se tiver qualquer dúvida, não deixe de nos procurar.

 

Deixe um comentário