Quando se fala em plano de carreira, estamos falando do caminho que cada profissional percorre para alcançar determinada posição, é um termo muito conhecido por quem está no mercado de trabalho. E existem dois tipos que podem ser muito importantes que conheça: os planos de carreira em y e carreira em w.
Há uma grande diferença entre os dois, mas ambos são importantes, dependendo do negócio e do profissional. Por exemplo, você pode ser incrível como líder, mas não tanto na parte técnica, ou você pode ser incrível nos dois. O objetivo dos planos de carreira em Y e em W é entender como o profissional se coloca no mercado de trabalho a partir da técnica e/ou liderança.
Compartilhamos aqui as diferenças de cada plano de carreira e, dentre eles, qual seu perfil ideal.
Plano de Carreira em Y: Líder ou Técnico?
Se as portas do mercado de trabalho se abrem pelo reflexo dos seus anos de estudo e preparação técnica, você deve estar se desenvolvendo como um especialista na área. Mas você também pode ter decidido focar em habilidades de gestão e não tanto na excelência na área operacional. Temos então o conceito chave do plano de carreira em Y. O profissional se insere no mercado utilizando como ferramentas de trabalho seus conhecimentos técnicos aprendidos ao longo dos estudos e precisa definir o caminho para o próximo passo.
Mas por que o nome “carreira em Y”?
Se você observar graficamente o Y, percebe que em algum ponto é necessário escolher um dos caminhos? Pois é! O profissional precisa definir se deve seguir um caminho até se tornar um gestor de equipe ou se foca em ser um técnico especialista, se aprimorando e especializando em seu trabalho tecnicamente.
É comum que o profissional sinta a necessidade de escolher o próximo passo do seu futuro profissional, firmando ainda mais valores e competências no mercado. Pode ser como líder ou como um ótimo especialista: isso não necessariamente os diferenciará em níveis hierárquicos.
Assim, um profissional que tem autoconhecimento, traça metas e objetivos futuros, torna-se torna cada vez mais preparado para o mercado priorizando suas competências profissionais.
Plano de carreira em W e a capacidade multidisciplinar
Se o plano de carreira em Y trata das escolhas entre as habilidades adquiridas pelo profissional durante a sua carreira, priorizando o caminho da gestão ou do foco técnico, o plano de carreira em W projeta a capacidade do profissional liderar projetos multidisciplinares e ocupar cargos de maior complexidade. Esse plano permite ao profissional atue tanto na frente técnica quanto na liderança.
O caminho consiste em pegar um pouco de cada uma e se tornar um profissional mais versátil.
O profissional que se identifica com esse plano de carreira, tem a capacidade de colaborar em diversas áreas, ou seja, de entender que diante das ferramentas de trabalho e suas dinâmicas, consegue se organizar e atuar tanto na parte técnica, quanto na parte da liderança.
E por que o nome “carreira em W”?
A leitura que se dá à letra W, é justamente pela dinamização que o profissional tem em atuar nas mais diversas áreas de competências distintas. O plano em W dá três possibilidades: técnico, gestor e uma mescla entre os dois. Esse efeito “zig-zag” permite que o mercado se aproxime ainda mais de pessoas que buscam se especializar em vários assuntos e na gestão de projetos, tornando-se um colaborador mais dinâmico.
Qual o melhor plano de carreira para você?
O plano de carreira em Y pode ser visto para quem está buscando uma carreira mais definida. Esse modelo oferece a oportunidade de seguir dois caminhos: cargos gerenciais ou especialista na área de atuação. É comum, neste caso, que o profissional opte por investir em cursos que lhe ofereçam conhecimentos em áreas de liderança, como pós-graduações voltadas para a Gestão de Negócios, por exemplo, ou para temas específicos de sua atuação, para que seja ainda mais especializado nela.
No plano de carreira em W, o diferencial é desenvolver seu conhecimento em áreas com múltiplas aplicações, como a Gestão de Projetos. Profissionais de pesquisa e desenvolvimento, tecnologia e consultoria comercial são outros exemplos de carreiras que dinamizam e integram o profissional ao mercado. Observar-se como um líder-técnico, desempenhando ambas as especialidades com maestria é bem relevante.
Você já imaginou em qual cargo gostaria de estar no futuro? Planejar bem a sua carreira e seus objetivos profissionais podem ajudar muito nesse caminho. Ao perceber que essa prática pode mudar suas escolhas, seja para o perfil de carreira em Y ou W, um profissional com grandes competências consegue atuar de maneira mais saudável, se tornando ainda mais eficiente.