Ter um bom perfil no LinkedIn tem sido um importante aliado na carreira de muitas pessoas. Embora seja bastante utilizado por quem procura um emprego, não é somente esse perfil que pode e precisa usar essa rede social. Ter um bom perfil no LinkedIn é importante para os profissionais em geral, independente de seu posicionamento no mercado. Mesmo que você esteja em um bom emprego e não pretenda mudar por agora, por exemplo, ainda assim ter um bom perfil é importante.
Como o LinkedIn é uma rede social de carreira e negócios, seu espaço deve ser utilizado para cada perfil trabalhar seu marketing pessoal e, assim, conseguir oportunidades para sua experiência profissional.
O LinkedIn abriga diversas possibilidades e oportunidades, portanto é muito importante descobrir como fazer um bom perfil no LinkedIn. Além das possibilidades de carreira, o LinkedIn também é um local onde se pode conhecer outros profissionais e adquirir novos conhecimentos.
Fazer um bom perfil no LinkedIn vai além das fotos ou resumo. Embora sejam importantes, existem muitos outros aspectos que também devem ser levados em conta. E é isso que vamos ensinar para você. Descubra, agora, o que você precisa para saber como fazer um bom perfil no LinkedIn.
Como fazer um bom perfil no LinkedIn?
1. Mantenha seu perfil sempre atualizado
Criar um perfil no LinkedIn é apenas o primeiro passo para marcar sua presença na rede social. Para promover sua imagem e ter bons resultados, é necessário sempre atualizar seu perfil. Se você pensa que colocar uma boa foto e preencher parte das informações que devem estar no perfil é suficiente, talvez seja a hora de mudar de pensamento. Um perfil eficiente se atualiza cada vez que surge uma nova informação. Se você trocou de cargo ou emprego, se fez um novo curso, ganhou algum prêmio ou qualquer outra coisa relevante relacionada à sua experiência profissional, deve incluir a informação no perfil.
2. Escolha bem sua foto de perfil
Que uma coisa fique clara: ter um perfil sem foto é praticamente proibido! Mas, colocar uma foto qualquer também não é nada aconselhável. As fotos para o LinkedIn contam muito quando os perfis são visitados.
Lembre-se que, por se tratar de uma rede social de negócios, você deve passar uma imagem profissional adequada. A foto deve ser nítida, em boa resolução.
Podemos ainda dizer que as fotos para o LinkedIn diferenciam profissionais de amadores. E sabemos que você quer ficar no primeiro time, certo?
Não deixe de conferir o conteúdo sobre fotos para LinkedIn que preparamos para você.
3. Utilize uma boa imagem na capa
O LinkedIn disponibiliza um espaço para foto de capa, semelhante ao Twitter e ao Facebook. A foto de capa do LinkedIn também é importante, pois é uma maneira de tornar seu perfil mais atrativo, despertando o interesse de quem visita sua página.
A foto de capa para o LinkedIn deve melhorar sua comunicação. Portanto, a dica é colocar imagens que tenham a ver com você, seus valores, sua postura e experiência profissional.
Importante: a foto de capa precisa ser menos que 4MB e ter 1400×425 pixels.
4. Faça um bom resumo no LinkedIn
É possível escrever cerca de dois mil caracteres no resumo – uma baita oportunidade para se descrever e se apresentar para o mundo. Para fazer um bom resumo no LinkedIn, você pode seguir este passo a passo:
- apresente-se;
- conte seus interesses profissionais;
- defina qual é sua área de atuação;
- fale sobre o que o motiva;
- coloque informações de contato.
5. Defina seu título profissional
O título profissional é uma das informações mais importantes de um perfil no LinkedIn, pois é um dos principais canais de atração de visitantes. A importância do título profissional pode ser vista no fato de que ele se encontra logo abaixo do nome.
Uma boa maneira de utilizar esse espaço é colocando sua função e seu local de trabalho. Sua função pode ser, inclusive, uma de suas palavras-chave.
6. Descreva bem sua experiência profissional
A experiência profissional também é uma das partes mais importantes do perfil, portanto, dedique-se para descrever da maneira mais completa que puder. Coloque as empresas pelas quais passou, inclua as datas do período de trabalho, liste as atividades que você desenvolveu no cargo e demais experiências profissionais. Um espaço para experiência profissional completo e detalhado pode ser um diferencial para visitantes e proporcionar uma oportunidade para fazer networking no LinkedIn por meio das conexões.
7. Escreva recomendações
As recomendações que suas conexões enviam são muito valiosas. Caso você ainda não tenha recebido alguma, uma boa alternativa é escrever recomendações para outras pessoas, em especial aquelas com as quais você trabalhou. Quando você faz recomendações sem pedir nada em troca, as pessoas ficam mais abertas e motivadas a retribuir.
Caso essa dica não funcione, você também pode solicitar recomendações a alguns conhecidos, como colegas de trabalho, da faculdade etc.
8. Liste suas habilidades
Esse espaço deve ser utilizado a seu favor. É o momento da autopromoção. Você deve listar ao menos cinco habilidades em seu perfil e deixar suas conexões o avaliarem. Assim como você não pode se auto recomendar, você também não pode se avaliar, apenas criar a lista com suas habilidades.
Para conseguir pontos em suas habilidades, você pode utilizar uma estratégia parecida com a usada nas recomendações. Visite outros perfis e liste as principais habilidades de suas conexões – mas que sejam reais. Essa aba ainda permite que você crie uma nova habilidade para uma conexão, caso ela não conste na lista.
Ao mesmo tempo que você não deve deixar a seção de habilidades em branco, também não é aconselhável incluir quaisquer informações apenas com o objetivo de preencher espaço.
9. Ao fazer uma nova conexão, customize o convite
Você não precisa, necessariamente, conhecer alguém para convidar ou aceitar em sua rede de conexões. Aliás, adicionar pessoas que trabalham na mesma área que você é uma excelente forma de fazer networking no LinkedIn.
Quando você solicitar uma nova conexão, se apresente e deixe claro o porquê de você querer que esse perfil faça parte de sua rede de contatos.
10. Faça parte de grupos e siga empresas
Quem quer se manter ativo no LinkedIn precisa fazer parte de grupos que discutam assuntos pertinentes à sua área de atuação. Dessa forma, você pode participar das discussões de seu interesse que sejam relevantes para você. Fazer parte dessas conversas é uma maneira de ganhar visibilidade perante os demais profissionais do seu segmento.
Outra dica importante para quem quer ficar por dentro do que acontece no mercado é seguir perfis de empresas que são referência em sua área.
11. Não participe de discussões desnecessárias
Participar de discussões construtivas ajuda a ganhar visibilidade. De outro modo, se envolver em discussões desnecessárias pode prejudicar muito sua imagem. Por isso, fique longe de brigas políticas, bate-bocas ou de forçar pessoas a aceitarem suas opiniões. Além de ser uma situação chata, pode afetar novas oportunidades de networking no LinkedIn. Participe, mas com cuidado.
12. Utilize palavras-chave a seu favor
O LinkedIn tem um grande número de usuários espalhados por todo o mundo. Diante disso, como destacar seu perfil para que ele seja encontrado primeiro que outros? Uma dica valiosa é utilizar palavras-chave, tanto no título profissional, como no resumo. Dessa maneira, suas chances de ser encontrado por outros profissionais e gestores serão maiores.
Para selecionar as palavras-chave apropriadas, pense em seu campo de atuação, sua experiência profissional e no que você acredita que as pessoas buscariam.
13. Personalize a URL do seu perfil
Quando você for compartilhar seu perfil do LinkedIn, seja em seu currículo ou na assinatura do e-mail, uma URL amigável pode fazer toda a diferença.
Para isso, você deve acessar o painel de edição de perfil e modificar a URL destino da sua página. Você pode usar seu nome, um termo que lembre seu trabalho, sua marca ou sua empresa. Veja alguns exemplos do que inserir:
- /seunome/;
- /suamarca/;
- /suaempresa/;
- /umamensagemespecífica/.
14. Poste conteúdos bons e relevantes
Outra maneira de manter seu perfil atualizado e atrativo é escrever e publicar artigos com assuntos que você domina. Dessa maneira você poderá compartilhar com outras pessoas um pouco de sua experiência profissional.
15. Use com sabedoria as mensagens do LinkedIn
Ter uma boa e constante comunicação com seus contatos é uma boa maneira de saber o que procuram as pessoas que entram em seu perfil. Para isso, você pode usar o espaço para mensagens. Ele também serve para agradecer recomendações, afinal, ser educado contribui para construir uma boa imagem.
16. Não cometa erros de português
O LinkedIn não é uma rede social como as outras. Se você quer saber como fazer um bom perfil no LinkedIn, não pode cometer deslizes como erros de português. Portanto, dobre o cuidado com o português quando for fazer o resumo do LinkedIn e demais construções do seu perfil, além de comentários, discussões e outros modos de participação. Veja se não passou algum erro de digitação, concordância e ortografia. Erros de português podem prejudicar sua imagem.
17. Não minta
Parece simples, mas esse é um importante segredo de quem sabe como fazer um bom perfil no LinkedIn. Não minta, em momento nenhum. Nem para parecer melhor nem para parecer pior. A mentira corre o risco de ser descoberta e causar grande impacto negativo em sua imagem, podendo diminuir drasticamente sua credibilidade no mercado.
Conclusão
Dezessete dicas parecem muita coisa? Não se preocupe! Você vai ver como vai ser bem fácil incorporá-las ao seu perfil. Além disso, elas fazem toda a diferença.
Portanto, se mantenha atualizado e engajado, compartilhando conteúdos pertinentes e experiência. Dessa forma, você vai poder desfrutar dos benefícios que um bom perfil no LinkedIn pode trazer para sua carreira e negócios.