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Ter uma comunicação assertiva é um fator muito importante para quem deseja se tornar um bom profissional. Essa competência mede a capacidade de argumentação, de passar as informações com clareza, dinâmica e respeito; de se relacionar com os outros e ainda conquistar a colaboração e a confiança das pessoas. 

No mercado de trabalho é muito importante saber passar informações relevantes, descrever um projeto, seus processos, etc. A falta de uma comunicação assertiva pode gerar grandes dificuldades nas relações profissionais, provocar uma execução errônea dos processos e atrasar as demandas.

O que é comunicação assertiva?

De acordo com o dicionário, assertivo é característica daquele “que demonstra segurança, decisão e firmeza nas atitudes e palavras”. Ou seja, uma pessoa com assertividade é muito mais do que um bom orador, é um bom comunicador.

Uma pessoa assertiva precisa ter inteligência emocional, para saber identificar seus próprios sentimentos e os de outras pessoas, e lidar da melhor forma com as situações ao seu redor. Também, deve encontrar um equilíbrio entre escutar e ser escutado; entre defender o que acha correto e também o que os outros acreditam de forma calma, sem agressividade; e aceitar passivamente algo que não está de acordo. 

Essa postura requer honestidade sobre seus desejos e necessidades, ao mesmo tempo em que considera os direitos, necessidades e desejos dos outros. Quando você é assertivo, também é pacífico. 

Ter autoconhecimento é o primeiro passo para alcançar efetivamente a comunicação assertiva. Na medida em que você obtém uma melhor compreensão de quem você é, do valor que tem e pode oferecer aos outros, isso te ajuda a se tornar mais autoconfiante e seguro do que você acredita. A autoconfiança é outra característica comum à pessoa assertiva; e saber tirar proveito disso para que seu ponto de vista seja firme e justo – porém enfático – é fundamental.

Como identificar uma comunicação assertiva eficaz?

Nem sempre é fácil identificar um comportamento verdadeiramente assertivo. Isso ocorre porque pode haver uma linha tênue entre assertividade e autoritarismo. Um comportamento autoritário quase sempre é focado em ganhar, levando em consideração apenas o interesse pessoal sem considerar o de outras pessoas. Quando se é agressivo, toda a sua comunicação se torna egoísta e lhe falta inteligência emocional.

Quando se é líder, é normal ser pressionado a exigir de seus colaboradores que demandas sejam entregues em prazos menores. Por isso, e por outros fatores de exigência, aprender a se expressar de forma verbal, além de usar sua linguagem corporal, é muito importante para que as relações no trabalho não se tornem estressantes ou pesadas. Ao mesmo tempo, não se esqueça que também é necessário observar e compreender o lado dos colaboradores que, em geral, estão fazendo o máximo que podem.

Ter uma comunicação assertiva envolve:

  • Entender o outro. Cada pessoa tem uma maneira de se comunicar e receber informações. Observar e saber como abordá-las é uma forma de respeito, e isso faz com que a comunicação se torne mais eficaz. Essa observação deve ser feita também através de gestos, olhares e linguagem corporal. Estudos afirmam que 93% da nossa comunicação é não verbal. Por isso, uma pessoa com comunicação assertiva está atenta à sua linguagem corporal;
  • Saber o momento certo de falar. Tendo exercitado a observação dos seus colaboradores, saber a hora correta de abordá-los é essencial. Embora o que você tenha a dizer seja importante, uma abordagem correta em um momento errado, muitas vezes, pode comprometer a mensagem;
  • Ter capacidade de argumentação. Coletar o maior número possível de informações sobre um projeto ou erro cometido é fundamental. Ler, se informar, estudar uma nova abordagem… Quanto maior a capacidade de argumentação e diálogo, melhor será a sua comunicação assertiva;
  • Ser um ótimo mediador. Em situações em que conflitos são constantes, um líder pode ajudar os colaboradores a repassar suas opiniões e desejos aos presentes. Uma pessoa assertiva é sempre solícita e inspira pessoas a serem cordiais ao expressarem insatisfações ou desejos.

Como desenvolver a comunicação assertiva?

Embora se tornar mais assertivo seja uma tarefa complicada, não significa que é impossível. Lembre-se que não vai acontecer da noite para o dia, mas aos poucos, à medida que você aplica as técnicas e dicas apresentadas. 

Então, se você deseja dominar a comunicação assertiva e está disposto a modificar seus comportamentos, confira as cinco dicas que separamos: 

1. Esteja aberto para receber críticas e elogios

Algo intimamente ligado à comunicação assertiva é a capacidade de aceitar feedbacks, tanto positivos como negativos, de maneira humilde e graciosa. Se por algum motivo você não concordar com a crítica recebida, precisa preparar sua capacidade de argumentação, para falar sobre o assunto sem se estressar ou entrar no modo defensivo.     

2. Dê mais valor a si mesmo e a seus direitos   

Como mencionado mais acima, a pessoa assertiva tem autoconhecimento. Mas, além disso, ela também aprendeu a acreditar em si e em seu valor pessoal. No tocante ao mercado de trabalho, a pessoa assertiva entende o que ela representa para sua equipe e para a empresa. Isso também vai contribuir para que você exija ser tratado com respeito e dignidade, além de adquirir confiança para lutar por seus direitos.

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3. Saiba dizer “não”   

Para boa parte das pessoas, nem sempre é fácil negar algo. Contudo, dizer “não” é vital para quem está no caminho de se tornar mais assertivo. Além disso, negar é conhecer seus próprios limites e saber se é capaz de lidar com a situação. Entender quanto de trabalho você consegue fazer leva a um gerenciamento de tarefas mais eficiente, como também auxilia na identificação de áreas do seu trabalho que têm mais a ver com você.

4. Aprenda a se expressar

Essa expressão envolve saber expressar suas necessidades, sentimentos e desejos com confiança e de maneira positiva, além de compreender sobre como você se expressa através de sua linguagem corporal.

É importante dizer o que você está pensando quando estiver passando por alguma dificuldade ou problema, mas o faça de forma construtiva e sensível. Além disso, não fique esperando que outra pessoa perceba sua necessidade; garanta que ela seja atendida. Tome iniciativa, identifique suas prioridades e trace metas para alcançá-las. Após fazer isso, você vai conseguir passar de maneira clara e confiante a seu chefe e colegas de trabalho exatamente o que precisa. Tenha cuidado apenas de fazer pedidos que não exijam sacrifícios das pessoas. Você quer ajuda e precisa delas; mas pedidos agressivos podem acabar comprometendo o relacionamento de vocês.

Também, não tenha medo de discordar, confrontar e se defender quando pessoas o desafiam. Mas lembre-se sempre de controlar suas emoções e não perder o respeito em momento algum.

Por fim, ajustar sua linguagem corporal é indispensável para alcançar uma boa comunicação assertiva. Afinal, seus gestos e jeito de falar são tão importantes quanto o que será dito. Procure sempre olhar nos olhos da outra pessoa, relaxar sua expressão facial e manter-se ereto. Não se esqueça de prestar atenção no volume e tom de sua voz. 

5. Entenda que não cabe a você controlar o comportamento das outras pessoas   

Você não é responsável sobre a maneira como as pessoas reagem à sua assertividade. Se tiverem uma reação agressiva ou ressentida, por exemplo, não responda com o mesmo comportamento. Lembre-se que você controla apenas a si mesmo, então tenha o melhor comportamento que puder, mantendo-se calmo mesmo em momentos de estresse e tensão.

Bônus: técnicas de comunicação assertiva  

Confira quatro técnicas simples, mas eficientes, para se tornar mais assertivo:

  1. Use a palavra “eu” em expressões, como “eu quero”, “eu preciso”, “eu tenho”, etc., para fazer afirmações simples e mostrar seu ponto de vista; 
  2. Evite exageros, como as palavras “sempre”, “nunca”, etc.; 
  3. Use fatos para mostrar sua capacidade de argumentação e não julgamentos;
  4. Faça da empatia sua melhor amiga e entenda o lado da outra pessoa.

Benefícios de ser assertivo

Assertividade fornece vários benefícios que podem ajudá-lo tanto em seu local de trabalho quanto em outras áreas de sua vida. Em geral, pessoas assertivas se tornam grandes líderes. Bons gestores, que tratam as pessoas com justiça e respeito, tendem a ser tratados da mesma forma. Isso significa que frequentemente são bem-vindos e vistos como líderes com os quais as pessoas querem trabalhar.

A comunicação assertiva também ajuda a negociar soluções “win-win”. O gestor que desenvolve essa característica é capaz de reconhecer o valor da posição contrária e pode rapidamente encontrar um terreno comum para ter uma negociação bem sucedida. São realizadores e solucionadores de problemas e se sentem habilitados(as) a fazer o que for preciso para encontrar a melhor solução para os dois lados.

Além disso, a pessoa assertiva adquire, ou já tem, uma personalidade menos estressada e menos ansiosa. A autoconsciência faz parte de seu dia a dia, e não há espaço para se sentir ameaçada quando as coisas não saem como planejado. Com calma e maestria consegue resolver problemas complexos.

Um grande desafio profissional talvez seja conquistar essa competência. Você concorda? O que mais o impede de ter uma comunicação mais assertiva? Conte para a gente nos comentários!

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