A boa comunicação é parte dos grandes líderes. Não só a oratória bem desenvolvida, mas uma capacidade de desenvolver uma comunicação clara e que consegue promover valores e ações para atingir novos padrões de desempenho. E isso dentro de uma empresa é essencial, especialmente pensando na necessidade de feedback constante e da transparência em toda a relação de liderança.
Tenha uma comunicação clara e eficaz
A clareza na mensagem e a certeza de que ela foi ouvida com um entendimento também claro são muito importantes para crescer na carreira. Aqui está um passo a passo rápido para se comunicar melhor no ambiente de trabalho e se preparar para feedbacks e a construção de bons relacionamentos:
1 – Prepare sua comunicação
Se você não tem claro o objetivo da sua comunicação, essa atividade fica perdida. Por isso é tão importante planejar o que será dito ou escrito e analisar como se aplica ao plano estratégico global. Depois de entender a razão da iniciativa e preparar o seu material, não deixe de revisá-lo cautelosamente antes de enviar ou realizar sua reunião. Durante essa etapa, também tente exercitar sua empatia e antecipar o ponto de vista e sentimentos do receptor.
2 – Entregue a mensagem
Agora é a hora de expressar suas ideias e planos com convicção. Não deixe de relacionar a mensagem com seus objetivos maiores e tente identificar quais ações deverão ser tomadas no próximo passo. Sempre se certifique que as outras pessoas compreendem seu discurso e o que está tentando passar na mensagem.
3 – Receba a mensagem
Agora é a hora de ouvir. Ser um bom ouvinte também é parte do exercício da liderança. Mantenha a mente aberta e identifique os pontos chave que foram passados na mensagem. Agora é a hora de valorizar o feedback e usá-lo para crescer, confirmando (ou não) sua compreensão sobre a comunicaçao realizada.
4 – Aprenda com sua avaliação e faça ajustes para próximas oportunidades
Pare para refletir sobre o que foi dito e como as pessoas entenderam sua mensagem. Veja os pontos que podem melhorar imediatamente. Talvez falar com mais firmeza, outro tom de voz, eliminar algumas marcas de informalidade que não cabem no ambiente corporativo… Tudo isso pode impactar no seu discurso e na eficácia da mensagem. Depois que as barreiras forem identificadas, você verá onde melhorar.
Pontos de atenção para a boa comunicação e liderança
Além do que já foi apresentado, aqui estão mais algumas boas práticas para que a comunicação dos líderes seja clara e objetiva:
- Escolher o melhor canal para comunicação. Nem sempre um email substitui uma reunião ou uma ligação pode ser direta o suficiente para uma mensagem. Sempre avalie caso a caso
- Definir o propósito da comunicação. Quando existe algo a dizer, é preciso entender bem por qual razão e para quem ela está sendo dita. Tenha objetivos claros e propostas bem definidas.
- Não supor que o ouvinte recebe a mensagem exatamente como você passa. Entenda as emoções e sensibilidades das pessoas, tente entrar no nível de compreensão do ouvinte. É preciso ser entendido para se comunicar bem.
- A intimidação ou falta de respeito por qualquer das partes é algo proibido! Não existe boa comunicação em nenhum ambiente se existe esse tipo de atitude. Seja sempre cortês e educado, não importa quem esteja do outro lado da mensagem.
A comunicação clara é uma chave importante para o sucesso de um profissional que se prepara para a liderança. Então você deve aprender a ser um comunicador eficaz e que consegue envolver o receptor com sua mensagem. E se você quiser que sua empresa seja bem-sucedida, todasua equipe também precisam dominar acomunicação clara como parte da estratégia de negócios. O primeiro passo pode ser durante as reuniões de feedback ou emails periódicos de status. Que tal começar esse exercício?
*Lígia Braga é Head de Marketing da Penser e sempre está em busca de novos conteúdos e compartilhamento de boas ideias.