Cultura organizacional: o que é e qual a sua importância

A cultura de uma empresa é sua “personalidade”. Ela transmite coisas valiosas sobre crenças, marcas e desejos, e abrange uma ampla gama de diferentes elementos e aspectos. Sua cultura pode incluir seu ambiente de trabalho, sua ética e sua missão e metas de longo prazo. Ela será refletida não apenas nos clientes e produtos da empresa, mas também nos seus colaboradores.

A cultura organizacional desempenha um papel crucial na formação do comportamento nas organizações. Além de incluir as expectativas, experiências e filosofia de uma empresa, seus valores guiam o comportamento dos membros e são expressos na auto-imagem deles, no funcionamento interno e nas interações com o mundo externo.

“Cultura é como as organizações fazem coisas”. – Robbie Katanga

A cultura é um padrão de comportamento consistente e observável nas organizações. Aristóteles disse: “Somos o que fazemos repetidamente”. A cultura também inclui normas, sistemas, símbolos, linguagem, suposições e hábitos.

Os líderes empresariais são vitais para a criação e comunicação de sua cultura no local de trabalho. No entanto, a relação entre liderança e cultura não é unilateral. Enquanto os líderes são os principais arquitetos da cultura, uma cultura estabelecida influencia o tipo de liderança possível na empresa pois a cultura do local de trabalho controla o modo como os líderes e colaboradores se comportam entre si e também, com pessoas de fora da organização.

Toda organização deve ter diretrizes definidas para que os colaboradores trabalhem de acordo. A cultura de uma organização representa certas políticas predefinidas que orientam a todos e dão a eles um senso de direção no local de trabalho. Cada indivíduo é claro sobre seus papéis e responsabilidades na organização e sabe como realizar as tarefas antes dos prazos.

Por que a cultura organizacional é importante?

As pessoas gostam de se sentir parte de algo maior e mais bem sucedido do que elas mesmas. Um forte senso de cultura corporativa garante que cada colaborador sinta que pertence a algo maior. Isto é particularmente verdadeiro se a cultura da empresa corresponder aos seus próprios valores e necessidades. As empresas que têm uma cultura definida geralmente descobrirão que seus colaboradores vão desenvolve melhores relacionamentos e poderão trabalhar melhor juntos para alcançar as metas de longo prazo.

Goste ou não, a geração dos millennials é a geração que impulsiona as mudanças no local de trabalho do futuro próximo. Se você não conseguir atrair talentos dessa geração, seu crescimento pode ficar estagnado, e você poderá acabar com uma escassez de talentos. Dito isso, os millennials desejam uma cultura organizacional forte, mais do que qualquer outra coisa isso é determinante quando decidem para quem vão trabalhar. Se você não tem uma cultura corporativa forte ou atraente, vai começar a perder a guerra de recrutamento – e rápido.

Um exemplo é a Lush Cosmetics, com milhares de lojas encontradas em toda a Europa e no mundo. Eles são especialistas em defender um forte senso de ética e cultura, e envolvem seus colaboradores  com suas causas e ideologias. A defesa do meio ambiente e dos direitos dos animais são suas principais causas e se deleitam em incluir isso em seus times. Isso faz com que eles sintam que estão fazendo algo valioso e “mudando o mundo” toda vez que vão trabalhar. Isso ajudou a criar uma forte cultura corporativa e uma rotatividade muito baixa para o setor de varejo.

Promover o orgulho da empresa, pode gerar uma série de benefícios, incluindo maior engajamento, produtividade e fidelidade dos colaboradores. Como empresa, você deve sempre se certificar que compreende os sonhos e objetivos de sua equipe. Afinal, a cultura da sua empresa deve atender às suas necessidades, mas se ela também pode beneficiar seus colaboradores, isso ajudará a garantir o sucesso de todos.

Analise a cultura da sua empresa

A estratégia de cultura organizacional deve ser cuidadosamente pensada e deve corresponder ao seu negócio. Se o seu estilo de gerenciamento é formal, essa deve ser a cultura que você incentiva. Se você é um negócio casual, certifique-se de ter uma cultura informal que seus colaboradores entendam. Ter uma cultura que não corresponde à maneira como você deseja que sua empresa seja apresentada nunca funcionará.

Não existe uma única cultura organizacional correta, cada empresa é diferente. Mas, você precisará de um conjunto consistente e forte de valores se quiser permanecer competitivo no futuro próximo. E isso cada vez mais se torna importante no mercado.

https://penser.com.br/fale-com-um-consultor-carreira/

 

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar

gestao de carreira

Como fazer gestão de carreira

Todo mundo tem dúvida de como fazer gestão de carreira. No primeiro material desta série você viu como a empresa pode auxiliar e fomentar a