Líder na Vida Real: desenvolvimento de pessoas | César Romano
Todo profissional pode aperfeiçoar habilidades de comunicação, liderança e até vendas. Ser capaz de acreditar neste potencial de desenvolvimento fez com que César Romano buscasse conhecimento e oportunidades para empreender.
Confira a entrevista com o CEO da Penser Desenvolvimento e Estratégia sobre carreira, crescimento e futuro.
O que motivou você a focar sua carreira no desenvolvimento de pessoas?
Me formei em comunicação social e trabalhei por anos na área comercial. Lidar com pessoas e seus desafios individuais sempre me orientou para soluções.
Percebi que era hora de mudar minha carreira, para usar melhor alguns talentos e valores. Me via muitas vezes angustiado, no piloto automático e não sabia como sair desse circuito. Já havia feito uma mentoria e tracei uma rota de ação voltada para uma transição saudável no meu modo de trabalho.
Com essa mudança, desenvolvi algumas competências para o novo desafio. Busquei conhecer mais sobre ferramentas, insights e novas competências, para impactar com valor na vida destas pessoas. E os resultados validaram meu objetivo. Definitivamente desenvolver e impactar pessoas se tornou minha missão.
Qual o maior desafio você enfrentou até hoje em sua carreira e o que ele te ensinou?
Certamente quando troquei a estabilidade de uma multinacional para empreender no meu primeiro negócio.
Os medos, incertezas e desafios surgem logo no início. Traçar objetivos claros e definir os próximos passos meu deu muita segurança. É preciso resiliência e foco.
Desenvolvimento de carreira é algo para todos? Por quê?
Sim. Cada indivíduo tem seu talento, sua visão, sua competência e seu valor. Orientar de dentro pra fora é fundamental.
Independente da fase individual, a carreira é um processo dinâmico. O profissional precisa estar antenado às mudanças internas e externas. Eu, por exemplo, constantemente reviso meus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Por que criar um plano de carreira pode ser um diferencial?
Um bom plano de carreira minimiza os erros de rota e facilita a tomada de decisões individuais. Otimiza o tempo e canaliza as ações com assertividade.
Saber as metas e validá-las permite uma rápida conexão com a proatividade e os resultados. Onde vou e o que preciso de fazer para chegar lá?
“Cada indivíduo tem seu talento, sua visão, sua competência e seu valor.”
Como criar um plano eficaz?
A base é definir objetivos bem claros para realizar a transição de forma suave e coerente. Um ponto chave é estar alinhado aos valores individuais. O indivíduo vai prosperar se tudo que ele se propor fizer muito sentido em sua vida.
Qual o papel das empresas no aumento da motivação e dos resultados dos funcionários?
A empresa pode desenvolver várias formas para isso. Inspirar os seus profissionais com ferramentas intuitivas, reuniões assertivas, 1×1, feedback, definição clara de papéis e objetivos, entre muitas outras técnicas.
O que você vê hoje como uma conquista nos modos de trabalho?
Considero que tanto empresa quanto o profissional que estiverem focados em resultados sustentáveis aliados com qualidade de vida, é uma bela conquista. Além disso, o profissional deve ser reconhecido pelo bom trabalho.
Como você acha que será o profissional do futuro?
O profissional que mirar o foco em competências emocionais e autoconhecimento, já está bem adequado ao futuro. Fazer isso, alinhando com as competências de liderança usadas na prática, é garantia de prosperidade.