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O desenvolvimento profissional refere-se ao processo de identificar metas e aprender novas habilidades para ajudá-lo a crescer e ter sucesso no ambiente de trabalho. Geralmente é responsável por uma promoção, mudança de emprego ou simplesmente por um melhor desempenho em uma posição atual.

Grandes líderes são ótimos aprendizes. Muitas pessoas acreditam que nenhum artigo ou livro, ou mesmo um treinamento é tão bom quanto a experiência da vida real. Isso pode ser verdade, mas a experiência de liderança da vida real pode ser difícil de encontrar para aqueles que não procuram o crescimento profissional.

Por isso, aqueles que não encontram tempo para o desenvolvimento profissional tendem a estagnar. Esse desenvolvimento requer criar uma visão de sucesso, conhecimento das habilidades necessárias para uma determinada função, avaliações formais ou informais e um plano de desenvolvimento individual.

Como acelerar o seu desenvolvimento profissional

Antes de tudo, é preciso que você crie um plano de desenvolvimento para que saiba exatamente aonde você deseja chegar. Qualquer um pode ter sucesso se se preparar para o próximo nível em suas carreiras e para fazer isso, você deve:

  • Definir sua direção – Crie uma visão de uma futura profissão ou trabalho, com base em seus valores, experiências e aspirações.
  • Identifique Competências – Defina as habilidades que são mais importantes para ter sucesso na profissão ou no trabalho que você está direcionando.
  • Autoavaliação – Avalie os pontos fortes e fracos de sua competência à medida que se relacionam com o seu alvo.
  • Plano de desenvolvimento individual – Defina metas de crescimento profissional que atendam às suas necessidades de desenvolvimento.
  • Implementação – Entre em ação e siga seu plano de desenvolvimento.

Como a maioria dos planos, a execução é fundamental para o sucesso. Certifique-se de seguir e envolver-se em atividades de desenvolvimento profissional o quanto for possível. Você não só irá melhorar sua carreira mas, terá uma história convincente para contar durante entrevistas e análises de desempenho.

Após definir os passos acima você poderá seguir algumas dicas:

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Observe o que esta acontecendo ao seu redor 

Um primeiro passo é ter uma conversa com seu supervisor. Pergunte a ele quais áreas de conhecimento ou habilidades você deve desenvolver para agregar mais valor ao seu departamento. Se você tiver colegas executando trabalhos semelhantes em seu departamento, identifique as habilidades ou base de conhecimento que contribuem para o sucesso desses profissionais e considere se você também deve desenvolver esses pontos.

Pesquise sobre os títulos semelhantes ao seu cargo 

Pesquise sobre cargos semelhantes aos seus em sites de emprego ou sobre qualquer trabalho que você gostaria de ter e procure padrões nas qualificações que os empregadores dizem que estão procurando. Faça uma lista dos requisitos referenciados com mais frequência, compare-os com seus pontos fortes e escolha algumas áreas para focar em seu plano de desenvolvimento.

Participe de seminários e treinamentos na sua área

Também é enriquecedor participar de workshops e congressos. Identifique áreas de conhecimento e habilidades que são inovadoras na sua área de atuação e aprenda mais. Uma dica importante é incluir pelo menos um objetivo relacionado à tecnologia ao seu plano. Os profissionais mais experientes em tecnologia costumam ser os mais procurados, quer o trabalho seja baseado em tecnologia ou não. Além disso, você também pode encontrar valiosas oportunidades de networking.

Ensine aos outros o que você já sabe

O ensino é uma das ferramentas mais subutilizadas no desenvolvimento da liderança pois não há melhor maneira de dominar algo do que tentando transmitir seus conhecimentos e habilidades para os outros. Isso faz você pensar sobre processos e teorias de novas maneiras. Às vezes você aprende mais com seus alunos do que com você mesmo, aproveite as oportunidades para ensinar.

Solicite feedbacks sempre que possível

Grandes profissionais sabem o valor de um feedback. Você deve solicitar ativamente feedback à sua equipe, à sua diretoria ou à qualquer outra pessoa em condições de fornecer informações valiosas. Instituir um mecanismo de feedback mensal é uma forma de entender se você esta fazendo algum progresso profissional e identificar fraquezas que precisam ser repensadas e/ou melhoradas.

Não deixe que o ritmo acelerado dos negócios impeça você de se desenvolva como profissional. Afinal de contas, o dinamismo dos mercados de hoje é em parte porque você precisa continuar aprendendo.

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