A diversidade nas empresas é (ou deveria ser) reflexo do que vivemos. Na vida, a buscamos porque nós, como indivíduos, temos diferentes gostos, preferências, ideias e sonhos. É dessa diversidade que o nosso mundo é moldado e criado. A indústria da moda, gastronomia ou entretenimento existem porque estamos buscando experiências novas e únicas.
Um estudo recente do Boston Consulting Group (BCG) descobriu que a diversidade aumenta a receita de empresas. O estudo constatou que aumentar a diversidade das equipes de liderança leva a mais e melhor inovação bem como, o melhor desempenho financeiro. Esse estudo analisou 1700 empresas de diferentes tamanhos em 8 países, em diferentes indústrias. Eles descobriram que o aumento da diversidade tem um efeito direto sobre o resultado final.
Empresas que possuem equipes gerenciais mais diversificadas têm receita 19% maior devido à inovação. Essa descoberta é enorme para empresas de tecnologia, empresas iniciantes e indústrias em que a inovação é a chave para o crescimento. Isso mostra que a diversidade não é apenas uma métrica a ser buscada, ela é, na verdade, parte integrante de um negócio bem-sucedido de geração de receita.
Pesquisas sobre diversidade no trabalho
Em outro estudo, Mckinsey & Company, afirma que a diversidade é provavelmente um diferenciador competitivo que transfere a participação de mercado para empresas mais diversas ao longo do tempo. A McKinsey vem examinando a diversidade no local de trabalho há vários anos. No último relatório, Diversity Matters, eles analisaram conjuntos de dados de 366 empresas públicas em diversos setores no Canadá, América Latina, Reino Unido e Estados Unidos. Nesta pesquisa, analisaram métricas como os resultados financeiros e a composição da alta administração e dos conselhos.
As conclusões foram:
- Empresas no quartil superior para a diversidade racial e étnica são 35% mais propensas a ter retornos financeiros acima de suas respectivas concorrentes na indústria nacional.
- As empresas no primeiro quartil para a diversidade de gênero são 15% mais propensas a ter retornos financeiros acima de suas respectivas concorrentes na indústria nacional.
- As empresas no quartil inferior, tanto para gênero quanto para etnia e raça, têm estatisticamente menos probabilidade de obter retornos financeiros acima da média do que as empresas médias no conjunto de dados (isto é, as empresas de quartil inferior estão ficando mais do que simplesmente não liderando).
- Nos Estados Unidos, há uma relação linear entre diversidade racial e étnica e um melhor desempenho financeiro: para cada 10% de aumento na diversidade racial e étnica na equipe executiva sênior, o lucro antes de juros e impostos (EBIT) aumenta 0,8%.
- A diversidade racial e étnica tem um impacto mais forte sobre o desempenho financeiro nos Estados Unidos do que a diversidade de gênero, talvez porque os esforços anteriores para aumentar a representação das mulheres nos níveis mais altos de negócios já produziram resultados positivos.
- No Reino Unido, a maior diversidade de gêneros na equipe executiva sênior correspondeu à mais alta elevação de desempenho no conjunto de dados: para cada aumento de 10% na diversidade de gêneros, o EBIT aumentou 3,5%.
- Embora certas indústrias tenham um melhor desempenho na diversidade de gênero do que em outras indústrias quanto à diversidade étnica e racial, nenhuma indústria ou empresa está no quartil superior em ambas as dimensões.
- O desempenho desigual das empresas do mesmo setor e do mesmo país implica que a diversidade é um diferencial competitivo que muda a participação de mercado para empresas mais diversificadas.
- As mulheres – responsáveis por uma média de apenas 16% dos membros das equipes executivas nos Estados Unidos, 12% no Reino Unido e 6% no Brasil – continuam sub-representadas no topo das corporações globalmente.
Indiscutível, as empresas precisam de diversidade. Isso os ajuda a pensar com uma amplitude maior de perspectivas, faz com que fiquem melhores aos olhos do público e lhes dá acesso aos ganhos potenciais de receita de empregar pessoas que podem contribuir com coisas diferentes para as quais trabalham.
Sua importância vai além da inclusão. Empresas com diversidade de gênero têm 15% mais chances de ganhar receita acima da média. Quando as empresas empregam mais mulheres, elas podem aproveitar uma riqueza maior de perspectivas. Isso, por sua vez, faz com que as empresas tenham mais ângulos para lidar com problemas. Os resultados são soluções mais rápidas e mais pensamento criativo.
Outro ponto é a contratação de imigrantes. Contratar pessoas bilíngues, não importa qual outra língua eles falem, é uma ótima maneira de aumentar a diversidade em sua empresa e ver alguns benefícios imediatos. Se muitos de seus colaboradores interagem com clientes regularmente, ser capaz de falar vários idiomas é uma grande vantagem. Quando um cliente que não fala inglês está interessado no seu produto, ter alguém que fale esse idioma faz com que a transação aconteça de maneira muito mais fácil.
Ainda assim, muitos gerentes de contratação não veem a contratação de diversidade como uma questão a ser discutida. Então, o que você pode fazer para levar a diversidade ao topo da sua lista?
Como criar uma equipe de trabalho com diversidade
Faça um esforço de equipe. Nem tudo precisa cair em suas mãos. Obtenha informações, feedback e suporte de outros membros da gerência sênior. Obtendo compromisso deles cria uma maneira para todos incentivar a diversidade em toda a organização.
Crie um comitê. Pode ser um pequeno grupo de gerentes ou até mesmo membros da equipe que colaboram e estabelecem maneiras de criar mais diversidade no local de trabalho. Lembre-se de que esse grupo deve ser diversos em níveis: de colaboradores, raça, sexo, idade, etc. Uma equipe que não tem diversidade não trará a melhor abordagem para acolher a diversidade.
Façaa benchmarking. Hoje, diversidade é um esforço de grupo em que organizações de todos os tipos e em todos os setores estão tentando ser mais inclusivas. Embora possa desvendar algumas de suas próprias falhas, olhar para outras empresas que estão tendo sucesso pode inspirar novas ideias para sua própria empresa e ajudá-lo a iniciar seu próprio caminho para uma força de trabalho mais diversificada.
Seja honesto. Ninguém é perfeito e mesmo os líderes experientes podem ter dificuldades em entender como implementar a diversidade. Abordar a questão com honestidade mostrará a autorreflexão e incentivará os outros a se unirem para melhorar o problema.
Implemente o método de blind applications, ou admissões às cegas. Em 2016: um estudo de Harvard e Princeton descobriu que as audições às cegas aumentavam a probabilidade de uma mulher ser contratada entre 25 e 46%. Parece um pouco exagerado dizer isso, mas, na realidade, essa estatística demonstra o quão poucas mulheres são consideradas em campos dominados por homens. Isso é bom para adicionar diversidade à sua equipe e, ao mesmo tempo, ajudá-la a ter um desempenho geral.
Existem mais formas de diversificar sua força de trabalho mas, essas são essenciais. Não há mais motivos para sua empresa evitar iniciativas de contratação de diversidade criativa, além da lucratividade você ajuda a corrigir outras práticas desleais na contratação.
A diversidade beneficia a todos. Ao desfrutar de uma força de trabalho mais diversificada culturalmente, os colaboradores passam mais tempo de suas vidas cotidianas com pessoas de origens culturais que muitas vezes nunca teriam contato. O resultado final disso é que os todos aprendem novas forma de trabalhar, passam a ter insights culturais e isso, por sua vez, reduz as emoções negativas, como racismo, homofobia, sexismo e afins.
Você, como profissional, precisa estar sempre preparado para trabalhar e aprender com as situações. E estar em uma equipe diversa pode ser um bom caminho.