Cada vez mais, empresas têm percebido a importância de atuar na educação de seus colaboradores, principalmente porque, na maior parte das vezes, o ensino tradicional não consegue suprir as necessidades de competências e habilidades que o mercado exige. Líderes e empregadores estão investindo na chamada educação corporativa, deixando de esperar que seus funcionários já venham preparados e oferecendo oportunidades de capacitação.
Por meio da educação corporativa é possível capacitar os funcionários e formar profissionais mais preparados para desempenhar suas funções. Além de investir na carreira do profissional, o treinamento corporativo também contribui para melhorar o desempenho da empresa como um todo.
Atualmente, um dos maiores desafios das corporações é manter seus funcionários motivados e engajados com o propósito da empresa. Lembrando que o engajamento influencia não somente no aspecto financeiro, mas também representa uma melhoria no clima organizacional. Por esse e outros motivos, a educação corporativa é fundamental para garantir o sucesso tanto de grandes como de pequenas empresas.
Abaixo, você confere um texto completo sobre treinamento corporativo! É hora de entender o que é educação corporativa, quais seus benefícios e vantagens, e como implementar a educação corporativa em seu negócio. Confira!
O que é educação corporativa?
A educação corporativa é um conjunto de ações adotadas por uma empresa para promover o desenvolvimento das competências e habilidades de seus funcionários, relacionando aos princípios, estratégias e objetivos da organização. Trata-se de uma prática de gestão de pessoas cujo principal objetivo é a disseminação, a promoção e a manutenção do processo de aprendizagem de seus funcionários.
Apesar de se parecer com os treinamentos corporativos, a educação corporativa é diferente, já que ela não é feita para transmitir os conhecimentos específicos de uma função, mas para desenvolver competências críticas por meio do conhecimento estratégico. Assim, a educação corporativa vai além de um treinamento específico ou do desenvolvimento de habilidades específicas; trata-se de um conjunto de práticas que estimulam o desenvolvimento dos colaboradores.
O treinamento corporativo tem como base a gestão do conhecimento, ou seja, incentiva o compartilhamento, a gestão e a reprodução de conhecimento entre os próprios colaboradores, fazendo com que aprendam uns com os outros.
Qual é o objetivo da educação corporativa?
Como dito acima, o objetivo da educação corporativa é garantir o ensino e instrução continuados dos colaboradores de uma determinada empresa, visando o sucesso da organização.
Para entender melhor os fins para os quais a educação corporativa é aplicada, confira os objetivos a seguir:
- Aumentar a produtividade;
- Desenvolver habilidades importantes para o ramo em que a empresa atua;
- Integrar os funcionários à cultura empresarial;
- Aprimorar a capacidade de gestão de tempo;
- Desenvolver competências de liderança;
- Instruir colaboradores em tarefas específicas;
- Melhorar clima organizacional;
- Apresentar procedimentos de Segurança no Trabalho;
- Atualizar funcionários acerca das mudanças no mercado.
Os objetivos da educação corporativa podem variar de empresa para a empresa, mas os objetivos acima estão entre os principais, já que todas as organizações desejam otimizar seus resultados.
Universidade corporativa
A universidade corporativa (EC) é um espaço de aprendizagem dentro de uma organização. Ela é idealizada por gestores e não por docentes e tem o objetivo de capacitar colaboradores, clientes, fornecedores e/ou parceiros.
A universidade corporativa objetiva não apenas promover treinamentos e capacitação, mas ela também serve como uma parceira estratégica do negócio, possibilitando o aprimoramento e a formação continuada. Assim como em uma universidade tradicional, a universidade corporativa oferece cursos, embora não tenha obrigações legais com o Ministério de Educação (MEC) como outras universidades possuem. Além disso, o colaborador que passa por uma universidade corporativa é formado para focar nos objetivos da empresa.
A universidade corporativa pode ser tanto um espaço físico, como virtual, mas a maioria das empresas que têm uma EC optam pela internet, devido à facilidade e à flexibilidade proporcionadas pelo ensino a distância. Os colaboradores de uma empresa que conta com um universidade corporativa online podem aprender de qualquer lugar e em qualquer horário.
Não à toa, a educação corporativa a distância vem ocupando um espaço cada vez maior nas empresas. Isso pode ser ainda mais evidenciado durante a realidade que vivemos agora, com a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Já que muitas empresas precisaram manter o trabalho em home office, a universidade corporativa online permite que a educação corporativa possa continuar.
Confira, ainda, outras vantagens da universidade corporativa online:
- Não necessita da locação de espaços;
- Reduz ou elimina custos com transporte, hospedagem e alimentação;
- Menos burocracia;
- Recursos multimídia que promovem mais interatividade entre aluno e professor;
- Relatórios completos do ambiente virtual de aprendizagem acerca do desempenho de cada colaborador;
- Agilidade e facilidade para administrar os conteúdos;
- Facilita a padronização do conhecimento entre empresas com filiais ou franquias.
Por que a educação corporativa é importante para as empresas?
Promover o desenvolvimento de habilidades e competências de seus funcionários é essencial para melhorar os resultados da empresa, aumentando sua competitividade no mercado e trazendo mais inovação. As empresas que compreendem a importância de investir na qualificação de pessoas têm muito a crescer e prosperar. Ao conceder ganhos aos seus funcionários, que desenvolvem importantes competências para suas carreiras, a empresa aumenta seu engajamento e produtividade.
Quais os benefícios da educação corporativa?
Conhecimento nivelado entre funcionários
Não é incomum encontrar empresas que tenham o conhecimento centralizado em apenas alguns funcionários. O problema disso é que, quando o funcionário especialista está ausente e surge um problema que, geralmente, somente ele resolve, tem grandes chances de o problema ficar sem solução.
Como a educação corporativa tem a gestão do conhecimento entre seus pilares, há um incentivo para que haja o compartilhamento de informações entre os colaboradores, fazendo com que todos tenham acesso ao conhecimento.
Inovação
Quanto mais os colaboradores tiverem acesso ao conhecimento, mais fácil será pensar em soluções inovadoras e em melhorias, contribuindo para que haja mudanças positivas na empresa.
Quando o colaborador compartilha seus conhecimentos e descobertas com a equipe, contribui com a disseminação de informações úteis para embasar ideias inovadoras. Dessa forma, surgem talentos mais capacitados e confiantes para realizar seu trabalho.
Os colaboradores que participam de treinamentos corporativos têm mais capacidade crítica e criativa para avaliar processos e pensar em soluções.
Aumento da produtividade
Outra vantagem da educação corporativa é que, quanto mais capacitado um funcionário se tornar, maior será sua produtividade, afinal, colaboradores qualificados tendem a ter mais agilidade. Eles executam as tarefas com mais eficiência e conseguem assimilar melhor as instruções que recebem. Além disso, também é possível promover uma redução de erros nos processos e diminuição do tempo de realização das tarefas.
Melhorias no ambiente corporativo
Um colaborador para o qual é oferecida a educação corporativa se sente mais valorizado pela empresa, o que contribui para melhorar o clima organizacional. Ele se sente mais feliz por trabalhar em um lugar que o valoriza e reconhece sua capacidade. Tudo isso faz com que sua motivação e engajamento também aumentem.
Diminuição do turnover
Por se sentirem valorizados, os colaboradores tendem a desejar permanecer na empresa. Assim, a educação corporativa contribui para reduzir a taxa de rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover.
Leia Mais: Entenda o que é turnover e veja como evitá-lo
Vantagem competitiva para a empresa
Profissionais mais preparados e capacitados vão ajudar a empresa a se destacar no mercado. Por meio de suas habilidades, cada vez mais desenvolvidas em treinamentos corporativos, os funcionários podem entregar produtos e serviços de mais qualidade, aumentando a satisfação dos clientes. Isso vai aumentar a credibilidade do negócio e competitividade de mercado.
Aumento do employer branding
O employer branding trata da imagem que um candidato a uma vaga tem da empresa. E, quando os candidatos percebem que aquela organização valoriza o conhecimento e a educação de seus colaboradores, eles enxergam a vaga como uma oportunidade de crescer em sua área. Por isso, empresas que oferecem educação corporativa tendem a ter um employer branding mais atrativo.
Como implantar a educação corporativa em sua empresa?
O setor de Recursos Humanos (RH) deve ser responsável por identificar, com a liderança, as necessidades que existem de qualificação e reciclagem da equipe. A partir desse ponto, pode-se aí montar o escopo do treinamento e dar início aos processos. Lembrando que essa etapa de mapeamento das necessidades de qualificação pode ser realizada por um consultor terceirizado, caso a empresa ache necessário.
É importante analisar os investimentos que a empresa está disponibilizando para educação e o perfil dos colaboradores para encontrar os melhores métodos que irão atender às necessidades da empresa.
A partir do levantamento dos objetivos da organização, será preciso identificar a melhor ferramenta, levando em conta a relação custo x benefício. A educação corporativa pode funcionar de três maneiras:
- Presencialmente: embora o investimento deva ser maior, dependendo do treinamento corporativo, o aprendizado presencial pode ser mais eficiente;
- A distância (EaD): geralmente, o custo é menor e os colaboradores têm mais flexibilidade para acessar as capacitações;
- Misto (EaD e presencial): o colaborador tem acesso a eventos preciais e conteúdo online.
Definição de objetivos
Antes de definir um planejamento para a educação corporativa, é necessário que a empresa compreenda seus reais problemas institucionais e somente depois ponha em cheque seus objetivos. Assim, o recomendável é realizar um diagnóstico para identificar problemas e, depois, pensar nos objetivos.
Confira algumas perguntas que podem ajudar:
- O que a empresa pretende ao oferecer a educação corporativa?
- Qual será a modalidade para aplicar a educação corporativa?
- Que tipos de dificuldades de aprendizado existem?
- O que há de material e mídia de formação disponível?
- Como são os alunos que vão ter acesso aos treinamentos corporativos? Quais são suas principais características?
- Como a empresa deseja que seus colaboradores se comportem?
Depois de pensar sobre esses e outros pontos importantes para a organização, é hora de definir os objetivos do projeto de educação corporativa.
Os responsáveis precisam ter total conhecimento sobre o que será feito, mostrar a mudança que esperam e, no final, levantar indicadores para avaliar se o objetivo foi atingido.
Dicas para construir um programa de educação corporativa
Utilize a tecnologia a seu favor
A tecnologia revolucionou o mundo em muitos aspectos, inclusive a educação. Assim, hoje existem diversas formas de treinar e desenvolver colaboradores, indo além de palestras, workshops e cursos presenciais.
Aproveite para oferecer treinamentos não somente na modalidade presencial, mas também online, possibilitando o acesso contínuo às aulas e flexibilidade para estudar. Os gestores podem acompanhar o desempenho dos alunos por meio das plataformas online, verificando o nível de aprendizado, o acesso aos conteúdos, tirando dúvidas e promovendo discussões construtivas.
Gamificação pode ajudar!
Educação corporativa e gamificação tem tudo a ver. Relacionar elementos de jogos e videogames com educação é uma estratégia capaz de envolver os colaboradores de maneira muito efetiva.
As ferramentas de gamificação incluem pontos para cursos e/ou tarefas concluídas, ranking dos colaboradores, além de brindes e bonificações.
A empresa pode utilizar a gamificação para motivar os participantes dos treinamentos, estimulando a competitividade saudável e instaurando uma atmosfera de apoio e cumplicidade. Assim, os colaboradores poderão enxergar o momento de aprendizagem com uma visão mais positiva.
Conclusão
Promoções e bons salários não são suficientes para engajar colaboradores, garantir sua produtividade e incentivar o desejo de permanecer na empresa. É preciso mais do que isso. Os funcionários precisam sentir que são importantes para a empresa e que ela se preocupa com seu desenvolvimento. Ações de motivação, transparência, respeito, comunicação clara, oferecimento de feedbacks e, claro, educação corporativa fazem toda a diferença quando o assunto é motivar colaboradores.
Por isso, as empresas devem se lembrar da importância de investir no treinamento e capacitação de seus funcionários, fazendo com que eles trabalhem mais satisfeitos e consigam executar seu trabalho da melhor maneira, trazendo inovação e competitividade para a empresa!