Educação corporativa: o que é, como implementar e suas vantagens para a empresa

Cada vez mais, empresas têm percebido a importância de atuar na educação de seus colaboradores, principalmente porque, na maior parte das vezes, o ensino tradicional não consegue suprir as necessidades de competências e habilidades que o mercado exige. Líderes e empregadores estão investindo na chamada educação corporativa, deixando de esperar que seus funcionários já venham preparados e oferecendo oportunidades de capacitação.

Por meio da educação corporativa é possível capacitar os funcionários e formar profissionais mais preparados para desempenhar suas funções. Além de investir na carreira do profissional, o treinamento corporativo também contribui para melhorar o desempenho da empresa como um todo.

Atualmente, um dos maiores desafios das corporações é manter seus funcionários motivados e engajados com o propósito da empresa. Lembrando que o engajamento influencia não somente no aspecto financeiro, mas também representa uma melhoria no clima organizacional. Por esse e outros motivos, a educação corporativa é fundamental para garantir o sucesso tanto de grandes como de pequenas empresas. 

Abaixo, você confere um texto completo sobre treinamento corporativo! É hora de entender o que é educação corporativa, quais seus benefícios e vantagens, e como implementar a educação corporativa em seu negócio. Confira!

O que é educação corporativa?

A educação corporativa é um conjunto de ações adotadas por uma empresa para promover o desenvolvimento das competências e habilidades de seus funcionários, relacionando aos princípios, estratégias e objetivos da organização. Trata-se de uma prática de gestão de pessoas cujo principal objetivo é a disseminação, a promoção e a manutenção do processo de aprendizagem de seus funcionários.

Apesar de se parecer com os treinamentos corporativos, a educação corporativa é diferente, já que ela não é feita para transmitir os conhecimentos específicos de uma função, mas para desenvolver competências críticas por meio do conhecimento estratégico. Assim, a educação corporativa vai além de um treinamento específico ou do desenvolvimento de habilidades específicas; trata-se de um conjunto de práticas que estimulam o desenvolvimento dos colaboradores.

O treinamento corporativo tem como base a gestão do conhecimento, ou seja, incentiva o compartilhamento, a gestão e a reprodução de conhecimento entre os próprios colaboradores, fazendo com que aprendam uns com os outros.

Qual é o objetivo da educação corporativa?

Como dito acima, o objetivo da educação corporativa é garantir o ensino e instrução continuados dos colaboradores de uma determinada empresa, visando o sucesso da organização.

Para entender melhor os fins para os quais a educação corporativa é aplicada, confira os objetivos a seguir:

  • Aumentar a produtividade;
  • Desenvolver habilidades importantes para o ramo em que a empresa atua;
  • Integrar os funcionários à cultura empresarial;
  • Aprimorar a capacidade de gestão de tempo;
  • Desenvolver competências de liderança;
  • Instruir colaboradores em tarefas específicas;
  • Melhorar clima organizacional;
  • Apresentar procedimentos de Segurança no Trabalho;
  • Atualizar funcionários acerca das mudanças no mercado.

Os objetivos da educação corporativa podem variar de empresa para a empresa, mas os objetivos acima estão entre os principais, já que todas as organizações desejam otimizar seus resultados.

Universidade corporativa

A universidade corporativa (EC) é um espaço de aprendizagem dentro de uma organização. Ela é idealizada por gestores e não por docentes e tem o objetivo de capacitar colaboradores, clientes, fornecedores e/ou parceiros. 

A universidade corporativa objetiva não apenas promover treinamentos e capacitação, mas ela também serve como uma parceira estratégica do negócio, possibilitando o aprimoramento e a formação continuada. Assim como em uma universidade tradicional, a universidade corporativa oferece cursos, embora não tenha obrigações legais com o Ministério de Educação (MEC) como outras universidades possuem. Além disso, o colaborador que passa por uma universidade corporativa é formado para focar nos objetivos da empresa.

A universidade corporativa pode ser tanto um espaço físico, como virtual, mas a maioria das empresas que têm uma EC optam pela internet, devido à facilidade e à flexibilidade proporcionadas pelo ensino a distância. Os colaboradores de uma empresa que conta com um universidade corporativa online podem aprender de qualquer lugar e em qualquer horário. 

Não à toa, a educação corporativa a distância vem ocupando um espaço cada vez maior nas empresas. Isso pode ser ainda mais evidenciado durante a realidade que vivemos agora, com a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Já que muitas empresas precisaram manter o trabalho em home office, a universidade corporativa online permite que a educação corporativa possa continuar.

Confira, ainda, outras vantagens da universidade corporativa online:

  • Não necessita da locação de espaços;
  • Reduz ou elimina custos com transporte, hospedagem e alimentação;
  • Menos burocracia;
  • Recursos multimídia que promovem mais interatividade entre aluno e professor;
  • Relatórios completos do ambiente virtual de aprendizagem acerca do desempenho de cada colaborador;
  • Agilidade e facilidade para administrar os conteúdos;
  • Facilita a padronização do conhecimento entre empresas com filiais ou franquias.

Por que a educação corporativa é importante para as empresas?

Promover o desenvolvimento de habilidades e competências de seus funcionários é essencial para melhorar os resultados da empresa, aumentando sua competitividade no mercado e trazendo mais inovação. As empresas que compreendem a importância de investir na qualificação de pessoas têm muito a crescer e prosperar. Ao conceder ganhos aos seus funcionários, que desenvolvem importantes competências para suas carreiras, a empresa aumenta seu engajamento e produtividade.

Quais os benefícios da educação corporativa?

Conhecimento nivelado entre funcionários

Não é incomum encontrar empresas que tenham o conhecimento centralizado em apenas alguns funcionários. O problema disso é que, quando o funcionário especialista está ausente e surge um problema que, geralmente, somente ele resolve, tem grandes chances de o problema ficar sem solução.

Como a educação corporativa tem a gestão do conhecimento entre seus pilares, há um incentivo para que haja o compartilhamento de informações entre os colaboradores, fazendo com que todos tenham acesso ao conhecimento.

Inovação

Quanto mais os colaboradores tiverem acesso ao conhecimento, mais fácil será pensar em soluções inovadoras e em melhorias, contribuindo para que haja mudanças positivas na empresa. 

Quando o colaborador compartilha seus conhecimentos e descobertas com a equipe, contribui com a disseminação de informações úteis para embasar ideias inovadoras. Dessa forma, surgem talentos mais capacitados e confiantes para realizar seu trabalho.

Os colaboradores que participam de treinamentos corporativos têm mais capacidade crítica e criativa para avaliar processos e pensar em soluções.

Aumento da produtividade

Outra vantagem da educação corporativa é que, quanto mais capacitado um funcionário se tornar, maior será sua produtividade, afinal, colaboradores qualificados tendem a ter mais agilidade. Eles executam as tarefas com mais eficiência e conseguem assimilar melhor as instruções que recebem. Além disso, também é possível promover uma redução de erros nos processos e diminuição do tempo de realização das tarefas.

Melhorias no ambiente corporativo

Um colaborador para o qual é oferecida a educação corporativa se sente mais valorizado pela empresa, o que contribui para melhorar o clima organizacional. Ele se sente mais feliz por trabalhar em um lugar que o valoriza e reconhece sua capacidade. Tudo isso faz com que sua motivação e engajamento também aumentem.

Diminuição do turnover

Por se sentirem valorizados, os colaboradores tendem a desejar permanecer na empresa. Assim, a educação corporativa contribui para reduzir a taxa de rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover. 

Leia Mais: Entenda o que é turnover e veja como evitá-lo

Vantagem competitiva para a empresa

Profissionais mais preparados e capacitados vão ajudar a empresa a se destacar no mercado. Por meio de suas habilidades, cada vez mais desenvolvidas em treinamentos corporativos, os funcionários podem entregar produtos e serviços de mais qualidade, aumentando a satisfação dos clientes. Isso vai aumentar a credibilidade do negócio e competitividade de mercado.

Aumento do employer branding

O employer branding trata da imagem que um candidato a uma vaga tem da empresa. E, quando os candidatos percebem que aquela organização valoriza o conhecimento e a educação de seus colaboradores, eles enxergam a vaga como uma oportunidade de crescer em sua área. Por isso, empresas que oferecem educação corporativa tendem a ter um employer branding mais atrativo.

Como implantar a educação corporativa em sua empresa?

O setor de Recursos Humanos (RH) deve ser responsável por identificar, com a liderança, as necessidades que existem de qualificação e reciclagem da equipe. A partir desse ponto, pode-se aí montar o escopo do treinamento e dar início aos processos. Lembrando que essa etapa de mapeamento das necessidades de qualificação pode ser realizada por um consultor terceirizado, caso a empresa ache necessário. 

É importante analisar os investimentos que a empresa está disponibilizando para educação e o perfil dos colaboradores para encontrar os melhores métodos que irão atender às necessidades da empresa.

A partir do levantamento dos objetivos da organização, será preciso identificar a melhor ferramenta, levando em conta a relação custo x benefício. A educação corporativa pode funcionar de três maneiras:

  • Presencialmente: embora o investimento deva ser maior, dependendo do treinamento corporativo, o aprendizado presencial pode ser mais eficiente;
  • A distância (EaD): geralmente, o custo é menor e os colaboradores têm mais flexibilidade para acessar as capacitações;
  • Misto (EaD e presencial): o colaborador tem acesso a eventos preciais e conteúdo online.

Definição de objetivos

Antes de definir um planejamento para a educação corporativa, é necessário que a empresa compreenda seus reais problemas institucionais e somente depois ponha em cheque seus objetivos. Assim, o recomendável é realizar um diagnóstico para identificar problemas e, depois, pensar nos objetivos.

Confira algumas perguntas que podem ajudar:

  • O que a empresa pretende ao oferecer a educação corporativa?
  • Qual será a modalidade para aplicar a educação corporativa?
  • Que tipos de dificuldades de aprendizado existem?
  • O que há de material e mídia de formação disponível?
  • Como são os alunos que vão ter acesso aos treinamentos corporativos? Quais são suas principais características?
  • Como a empresa deseja que seus colaboradores se comportem?

Depois de pensar sobre esses e outros pontos importantes para a organização, é hora de definir os objetivos do projeto de educação corporativa.

Os responsáveis precisam ter total conhecimento sobre o que será feito, mostrar a mudança que esperam e, no final, levantar indicadores para avaliar se o objetivo foi atingido.

Dicas para construir um programa de educação corporativa

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia revolucionou o mundo em muitos aspectos, inclusive a educação. Assim, hoje existem diversas formas de treinar e desenvolver colaboradores, indo além de palestras, workshops e cursos presenciais.

Aproveite para oferecer treinamentos não somente na modalidade presencial, mas também online, possibilitando o acesso contínuo às aulas e flexibilidade para estudar. Os gestores podem acompanhar o desempenho dos alunos por meio das plataformas online, verificando o nível de aprendizado, o acesso aos conteúdos, tirando dúvidas e promovendo discussões construtivas.

Gamificação pode ajudar!

Educação corporativa e gamificação tem tudo a ver. Relacionar elementos de jogos e videogames com educação é uma estratégia capaz de envolver os colaboradores de maneira muito efetiva.

As ferramentas de gamificação incluem pontos para cursos e/ou tarefas concluídas, ranking dos colaboradores, além de brindes e bonificações.

A empresa pode utilizar a gamificação para motivar os participantes dos treinamentos, estimulando a competitividade saudável e instaurando uma atmosfera de apoio e cumplicidade. Assim, os colaboradores poderão enxergar o momento de aprendizagem com uma visão mais positiva.

Conclusão

Promoções e bons salários não são suficientes para engajar colaboradores, garantir sua produtividade e incentivar o desejo de permanecer na empresa. É preciso mais do que isso. Os funcionários precisam sentir que são importantes para a empresa e que ela se preocupa com seu desenvolvimento. Ações de motivação, transparência, respeito, comunicação clara, oferecimento de feedbacks e, claro, educação corporativa fazem toda a diferença quando o assunto é motivar colaboradores.

Por isso, as empresas devem se lembrar da importância de investir no treinamento e capacitação de seus funcionários, fazendo com que eles trabalhem mais satisfeitos e consigam executar seu trabalho da melhor maneira, trazendo inovação e competitividade para a empresa!

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