Effectuation é um conceito abordado pela economista Saras D. Sarasvathy. O conceito aborda um processo dinâmico e criativo que tem por objetivo entender a resolução de problemas e a transformação de ideias. Esse raciocínio de efetivação pode ser uma grande aliado na execução de ideias, sejam elas de empreendedorismo ou na sua carreira. Existem algumas estratégias básicas que você pode aplicar facilmente a diferentes tipos de projetos, mas primeiro você precisa de um entendimento mais detalhado do que é o raciocínio efetivo e de como ele se difere de outros tipos de raciocínio.
Autora e professora de empreendedorismo na Universidade da Virgínia, Sarasvathy fez uma extensa pesquisa sobre o que faz empreendedores de sucesso serem empreendedores, determinando que eles são inovadores e orientados para a ação. Ela percebeu que um grande número de empreendedores usa um tipo de pensamento que ela denominou raciocínio efetivo. Seu ponto de partida é que o futuro é imprevisível – portanto, em vez de definir um plano específico para atingir uma meta específica, você se concentra nos meios disponíveis para você agora.
Sarasvathy menciona que o raciocínio efetivo é o oposto do raciocínio causal, que é ensinado na maioria das escolas de negócios. Normalmente, aprendemos que devemos ter uma estratégia detalhada com um objetivo final claramente definido e uma descrição clara dos marcos que precisamos alcançar para chegar lá. Porém existe uma diferença entre risco (em que a probabilidade de sucesso é conhecida) e incerteza (em que a probabilidade de sucesso é desconhecida). É nesse ponto de incerteza que o raciocínio efetivo pode ser uma vantagem.
Em vez de tentar definir uma meta e como chegar lá, você começa examinando quais recursos estão disponíveis para você agora e como pode usá-los para começar a trabalhar no projeto. Enquanto você trabalha e aprende, você pode mudar o curso do seu projeto dependendo de quais oportunidades surgem.
Como aplicar o conceito de effectuation na sua carreira?
Você executa o planejamento das suas metas, vive a experiência e vai melhorando, mudando rumos, através do que vivência na realidade. Esse processo começa com um exercício de autoconhecimento que consiste em três perguntas básicas:
- Quem eu sou? se relaciona com sua identidade: seus valores, atributos e habilidades
- O que sei fazer? o que você sabe não está relacionado apenas a competências profissionais tangíveis, mas também com competências pessoais intangíveis
- Quem eu conheço? se refere às diferentes pessoas em seu networking
Com isso em mãos, utilize princípios que Sarasvathy propõe para encontrar uma nova oportunidade na carreira. São eles:
- O Princípio do Pássaro na Mão. De acordo com esse princípio, você deve se concentrar nos meios que estão prontamente disponíveis para você e não no lugar em que você quer chegar. Ou seja, mapear suas competências, talentos, o que faz de melhor.
- O princípio da Perda Acessível – Decida antecipadamente o que você está disposto a perder em um projeto (tempo, dinheiro ou outros recursos), a fim de maximizar o que você pode obter com um investimento, ou seja, invista no que você pode gastar agora.
- O princípio da Colcha de Retalhos- Não faça análises competitivas elaboradas. Trabalhe com todos e quaisquer interessados que estejam dispostos a assumir um compromisso real de trabalhar com você. Fique atento às oportunidades e quem pode te ajudar a alavancar sua carreira.
- O princípio da Limonada – Reconheça a contingência e o acaso, aproveitando as surpresas, em vez de tentar superá-las ou contorná-las. Se você consegue limões, faça uma limonada.
- O princípio do Piloto no Avião – Este princípio refere-se ao fato de que a maioria dos acidentes aéreos são causados ou podem ser evitados pela ação humana e não apenas por fatores técnicos ou ambientais. Você está no assento do piloto de sua carreira. Você pode agir de acordo com uma situação aparentemente arriscada para reduzir o risco.
Carreiras podem ser previstas?
Existem vários fatores que podem te tirar de um caminho que você traçou para sua carreira. Quando você se deparar com um problema dessa natureza, ou se quiser se tornar mais inovador, pare de planejar e comece a agir com os meios que estiverem disponíveis para você.
Se você achar que é difícil começar ou acha que precisa descobrir novas oportunidades, dê uma olhada mais de perto no está realmente disponível para você – mapeando seus valores, competências e rede de contatos – certamente ajudará.
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