Você sabe qual a diferença entre eficácia e eficiência? É normal que as pessoas pensem que ambas as palavras significam a mesma coisa. Contudo, esse é um pensamento equivocado. Tratam-se, na realidade, de conceitos com diferentes significados, mas que são de muita importância, especialmente no contexto profissional.
Podemos dizer, de forma bastante resumida, que eficiência é fazer algo bem feito, enquanto eficácia é cumprir com o necessário. Mas não para por aí. Vamos esclarecer melhor a diferença entre eficácia e eficiência ao longo do texto.
Hoje, vamos explicar o que é eficiência, o que é eficácia, a diferença entre esses conceitos e, ainda, o que é efetividade. Entenda, também, como aprimorar essas qualidades em sua vida e se destacar profissionalmente! Continue lendo para saber mais!
O que é eficiência?
Antes de explicar a fundo o que é eficiência, vamos ver seu significado no dicionário Priberam:
e·fi·ci·ên·ci·a
(latim efficientia, -ae)
substantivo feminino
- Qualidade do que é eficiente.
- Capacidade para produzir realmente um efeito.
- Qualidade de algo ou alguém que produz com o mínimo de erros ou de meios. = COMPETÊNCIA ≠ INCOMPETÊNCIA
Podemos entender que eficiência é fazer algo com qualidade, usando o mínimo de recursos possíveis, sejam eles tempo, dinheiro, mão de obra, entre outros.
Por esse motivo, a eficiência está ligada à produtividade. Assim, chamar algo ou alguém de “eficiente” é dizer que este cumpre o objetivo atendendo prazos e usando menos recursos. A eficiência também tem a ver com realizar uma tarefa sem erros, perdas ou desperdícios, evitando ao máximo a elevação de tempo e custos.
O que é eficácia?
A eficácia é diferente da eficiência. Vamos explicar abaixo o que é eficácia conforme o dicionário Priberam.
e·fi·cá·ci·a
(latim efficacia, -ae)
substantivo feminino
- Força latente que tem as substâncias para produzir determinados efeitos.
- [Figurado] Virtude de tornar efetivo ou real.
- Força (de produzir efeitos).
Diferente da eficiência, a eficácia está relacionada com o cumprimento de um objetivo independente dos recursos utilizados. Sendo assim, a eficácia não está preocupada com os meios. Seu objetivo é atingir a meta, sem poupar recursos, sem importar como.
A eficácia, portanto, está diretamente ligada ao objetivo final. Ela se relaciona com as tomadas de decisão para alcançar resultados e se preocupa em saber o que precisa ser feito para isso.
Exemplo de eficácia e eficiência
Veja um exemplo prático da diferença entre eficácia e eficiência:
Alguém que cava um poço perfeitamente está realizando um trabalho com eficiência. Mas, se outro cava um poço no lugar correto, onde vai encontrar água, está executando uma tarefa com eficácia.
Por mais eficiente que seja um trabalho, ele precisa de eficácia para ser concluído. A eficiência está relacionada com o efeito de algo, enquanto a eficácia se relaciona com as causas.
Usar a eficácia e a eficiência
Pessoas e empresas buscam ser eficazes e eficientes. Contudo, é possível ser eficaz sem ser eficiente, e vice-versa. Vamos entender isso melhor tomando o exemplo abaixo:
Uma empresa não está tendo os resultados esperados. Buscando melhorar a situação, ela investe em novas tecnologias, mudando sua forma de trabalho. Para tanto, é realizado um treinamento com os funcionários, para que eles aprendam a utilizar a nova tecnologia. Porém, mesmo após essa mudança, a produtividade não aumenta. Podemos, então, dizer que a estratégia de mudança foi eficiente, pois foi aprendida, mas não foi eficaz, já que não atingiu o resultado pretendido.
Não é à toa que tanto empresas como colaboradores precisam entender que eficácia e eficiência são coisas diferentes, mesmo que pareçam semelhantes.
Podemos medir a eficácia olhando os resultados atingidos pelos líderes e funcionários da empresa. Para melhorar a eficácia, as organizações podem fornecer avaliações de desempenho, expondo os resultados e detalhando pontos fracos, demonstrando que o desempenho do colaborador tem impacto sobre a empresa em sua totalidade.
Já a eficiência pode ser medida com os recursos utilizados para desempenhar determinada tarefa. Funcionários eficientes realizam suas atividades com o mínimo de tempo e custos. Para aumentar a eficiência, as empresas podem investir em treinamentos e ferramentas que tornem o trabalho mais eficiente.
É mais importante ser eficiente ou eficaz?
Você já entendeu que eficácia e eficiência são conceitos diferentes. Mas, sabe qual deles é mais importante? Se uma empresa pretende crescer exponencialmente e tem recursos para atingir esse objetivo, pode ser mais importante ser eficaz. Contudo, se falamos de uma empresa pequena, com menos recursos, pode ser mais importante ser eficiente e maximizar suas capacidades.
O ideal, na realidade, é ser efetivo. Quando falamos de eficácia e eficiência, entramos no conceito de efetividade, ou seja, a qualidade de quem é eficiente e eficaz ao mesmo tempo. Veja, mais detalhadamente, o que é efetividade.
O que é efetividade?
Podemos dizer que a efetividade é, basicamente, um misto de eficácia e eficiência. Veja o que o dicionário Priberam diz sobre a palavra efetivo:
e·fe·ti·vo |èt|
(latim effectivus, -a, -um, ativo, que produz, prático)
adjetivo
- Que existe; que se realiza. = REAL
- Que funciona de fato.
- Que produz efeitos.
Ser efetivo é não somente fazer o que deve ser feito, ou seja, atingir o objetivo conforme planejado, mas, também, otimizar e utilizar os recursos da melhor maneira possível.
O que fazer para ser efetivo?
Confira algumas características de pessoas e equipes efetivas:
- Busca pelo melhor: estar em busca do melhor produz efeitos a curto, médio e longo prazo. É essencial que o esforço seja constante e que todos estejam dispostos a melhorar;
- Responsabilidade: ser responsável tem a ver com entregar resultados, cumprir com o esperado e vestir a camisa da empresa;
- Sinergia: membros de uma equipe com sinergia conhecem e confiam no trabalho uns dos outros, sempre cooperando entre si;
- Proatividade: ser proativo envolve ir além do solicitado. É antecipar problemas, trazer novos pensamentos e soluções;
- Alinhamento de ideias: se cada um estiver indo para um lado, no final não se chega a lugar nenhum. Por isso, a equipe deve estar alinhada, unida, com todos trabalhando em equipe. Deve-se escutar a todos e deixar claro o que precisa ser feito.
Quando há eficácia e eficiência atuando juntas, produz-se efetividade.
Como alcançar o melhor desempenho?
Uma pessoa ou empresa capaz de produzir e entregar bons resultados consegue equilibrar e aplicar os três conceitos: eficácia, eficiência e efetividade em seus processos. Mas, para isso, é preciso que cada equipe e colaborador tenha um planejamento e consiga cumprir metas e objetivos executando-os da melhor forma possível. Além disso, é necessário que a liderança também esteja engajada em alcançar a efetividade. A liderança eficaz, eficiente e efetiva administra e lidera produzindo bons resultados sem desperdícios.
Conclusão
Não é fácil cumprir com os três conceitos: efetividade, eficácia e eficiência, mas não é impossível. Se você quiser saber como melhorar seu desempenho, clique na imagem abaixo!
E, agora que você já sabe a diferença entre eficácia e eficiência e, ainda, o que é efetividade, deixe nos comentários abaixo o que achou do conteúdo! Aproveite, também, para compartilhar em suas redes sociais para que outros entendem mais sobre o assunto e tirem suas dúvidas!