Até pouco tempo atrás, a decisão de uma pessoa entrar ou não na empresa era quase que majoritariamente por parte da organização. Ou seja, somente ela quem optava se aquela pessoa faria ou não parte do seu time de colaboradores. Porém, as coisas mudaram bastante. Hoje, não somente recrutadores optam pelo candidato certo, como também profissionais avaliam se aquela é a empresa ideal para seus objetivos e propósitos.

No entanto, nem sempre a pessoa sabe identificar quais são os principais pontos que devem ser avaliados para tomar essa decisão. Se você é uma delas, não se preocupe. Elaboramos este material com algumas das principais dicas para você avaliar em um processo seletivo, além de conferir como fazer a escolha certa para a sua carreira. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Como escolher a empresa ideal para a sua carreira?

A seguir, selecionamos alguns dos principais tópicos para que você possa avaliar e entender como é possível avaliar a empresa ideal para a sua carreira. Entenda!

Entenda seus objetivos

Antes de analisar a empresa, porém, você deve fazer um exame de autoconhecimento. Entenda quem você é, quais são os objetivos para a sua carreira e o que faria bem para os propósitos e metas que você deseja alcançar nos próximos meses.

Entenda: suponhamos que você tenha um perfil de liderança. No entanto, ao analisar o escopo de uma vaga e identificar as oportunidades da empresa, entendeu que havia pouca chance de crescimento naquela organização. Logo, você entraria como especialista e estaria nessa função por um bom tempo, uma vez que apenas pessoas com mais anos de casa conseguiriam ocupar tal posição.

Do contrário, uma startup em constante crescimento e que oferece possibilidades de crescimento para as pessoas de acordo com o perfil e seus objetivos também lhe recrutou. Ao fazer essa breve análise, qual seria a alternativa mais viável para a sua meta?

Como podemos observar, uma decisão como essa só é acertada caso o profissional tenha claro controle sobre o que almeja em sua carreira. Se esse auto exame for feito depois que entrar na empresa, pode ser tarde demais – principalmente se tiver optado por aquela que apresenta mais dificuldades para assumir um cargo como esse.

Empresa ideal: conheça os seus valores

Outro ponto bastante observado por profissionais nos dias de hoje está relacionado aos seus valores pessoais. Se não se identificar com o da empresa onde está tentando uma vaga, as chances de você sair com pouco tempo de casa aumentam consideravelmente.

Entenda: se você for um colaborador que está muito atento ao investimento em diversidade e inclusão, por exemplo, mas está em uma organização que pouco se importa com essa questão, há os riscos de você se desmotivar com as suas atividades, mesmo se você gostar do que faz.

Nesse sentido, o ideal seria buscar por um negócio que está atento a essa questão desde o processo seletivo, que conta com um comitê de diversidade e de gênero no escopo da organização, além de priorizar algumas contratações – de mulheres para o mercado tech, por exemplo.

Mais uma vez, é importante fazer um exame de consciência e identificar quais são aqueles valores que mais o impulsionam no dia a dia. Assim, as chances de buscar por uma equipe que se alinha a esses propósitos são muito maiores.

Entenda sobre a cultura da empresa

Antes de se candidatar a uma vaga ou de participar de uma entrevista na qual você foi recrutado, entre no site da empresa e entenda sobre a sua cultura organizacional. Primeiro, vamos ao entendimento sobre o que é a cultura. Trata-se da forma com que as pessoas se comportam em um negócio em função de seus valores pessoais e coletivos – novamente, os valores aparecem como um importante instrumento para encontrar a empresa ideal.

Sendo assim, os valores de um negócio determinam seus exemplos no dia a dia, as boas práticas a serem seguidas, seus incentivos, além dos rituais da empresa – entendem-se por rituais qualquer evento que seja comum naquela realidade, como reuniões e happy hours.

Ter esse entendimento é importante pelos mais diversos pontos. Primeiro, porque é a possibilidade de motivá-lo em sua rotina, o que contribuirá para uma melhor qualidade de vida no trabalho. Se você identificar que a cultura daquela organização prioriza pessoas, por exemplo, certamente se trata de um negócio no qual o crescimento e a gestão de talentos são pilares importantes para a gestão, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de times.

Por meio desse entendimento, você tem a oportunidade de analisar se aquela cultura se encaixa ao que você acredita no que seria uma empresa ideal. Caso não, o ideal é que continue buscando por uma vaga que se encaixa melhor em seu perfil, tanto no que diz respeito ao escopo do cargo quanto no que se refere à realidade do empreendimento.

Faça uma projeção de sua carreira para escolher a empresa ideal

Mais acima, mencionamos sobre a necessidade de entender sobre os seus objetivos de crescimento. Demos, então, o exemplo da pessoa que se identifica mais enquanto líder. Isso nada mais é do que a projeção da carreira.

Porém, quando mencionamos sobre projeção, não estamos nos referindo apenas ao cargo que você ocupa hoje e ao que você deseja ocupar posteriormente – se é de especialista, analista, liderança, gerente etc. Há pessoas que simplesmente não querem continuar naquela função por muito tempo, mas que precisam entrar em uma organização que ofereça possibilidades para que ela tenha contato em uma outra área e dê essa oportunidade de destaque. 

Se um analista de marketing estuda ciência de dados e deseja futuramente migrar para essa função, certamente precisa estar em um negócio que dê essa estrutura e traga flexibilidade de recolocação interna. A partir desse entendimento, certamente ficará mais fácil escolher por aquelas organizações que melhor se alinham para o atual momento de sua carreira.

Pesquise sobre as funções da vaga em aberto

Anteriormente, ressaltamos muito sobre os seus objetivos enquanto profissional e a necessidade de conhecer a empresa para que se sinta bem em sua rotina de trabalho. Porém, esses não devem ser os únicos pontos. É necessário que você projete sua vida profissional também a curto prazo. Nesse sentido, analisar o escopo da vaga e as funções solicitadas para aquele cargo são importantes para identificar se estão alinhados ao que você procura.

Além disso, essa é uma oportunidade para entender o perfil da empresa. Há organizações que desejam contratar um perfil X para executar muitas outras funções que seriam mais compatíveis com mais um profissional na equipe. Se isso ocorrer, as chances de você ficar sobrecarregado aumentam bastante, justamente pelo fato de exercer inúmeras funções em apenas um cargo.

Não se limite, ainda, ao nome da vaga. Muitas vezes, uma empresa pode recrutar vendedores mas para exercer diferentes funções. Durante a entrevista, faça o máximo de perguntas possível, tire todas as suas dúvidas e analise como o escopo daquele cargo se encaixa em seu atual momento profissional.

Conheça a missão, visão e valores da empresa

Por fim, não deixe de conhecer sobre a missão, visão e valores da empresa. Como essa é uma preocupação de boa parte dos candidatos e até mesmo de clientes, esse tipo de informação é facilmente encontrado nos sites das organizações. Normalmente, fica na aba “sobre nós”, onde a equipe conta um pouco mais sobre a história daquela marca e traz os seus propósitos.

Se você quiser identificar se a empresa de fato executa o que prega, indicamos acessar portais nos quais os colaboradores deixam suas percepções em relação às políticas, práticas e processos do negócio. Por meio dos depoimentos de outras pessoas, há a oportunidade de entender como de fato é trabalhar naquele local, como a cultura é vivida no dia a dia e quais são os prós e contras daquele negócio.

Por que analisar se é a empresa ideal é importante?

Mas por que seguir todo esse processo é importante para a sua carreira? Simplesmente porque vai garantir um maior alinhamento entre você e a organização, além de ser um fator positivo para que você fique por mais tempo em uma vaga. Naturalmente, seu currículo vai se aperfeiçoar, você terá a oportunidade de desenvolver outras habilidades e skills de acordo com as possibilidades do negócio, além de você ter uma satisfação pessoal de estar ali.

Principalmente em um ano em que a OMS declarou o burnout como uma doença de trabalho, estar bem com o local profissional é essencial para que você possa ter mais bem-estar e qualidade de vida. Nesse sentido, pesquisar bastante e fazer perguntas necessárias durante a entrevista deve ser as suas prioridades no momento do recrutamento e seleção.

Neste conteúdo, você pôde identificar algumas das principais dicas para analisar a empresa ideal para a sua carreira. Além de todos os pontos mencionados, também recomendamos uma mentoria, tanto para as suas decisões quanto para a carreira de modo geral.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o tema e optar pela empresa ideal, entre em contato com a gente, conheça nossos profissionais e entenda o propósito da Penser!

Deixe um comentário