Você sabe qual é a importância da foto para LinkedIn? Segundo especialistas do setor de recrutamento, seu perfil do LinkedIn tem 11 vezes mais chances de ser visto se ele tiver uma foto. Essa é uma grande vantagem para quem está buscando oportunidades na carreira, uma recolocação profissional ou, quem sabe, estabelecer boas parcerias de negócios.

Porém, é essencial entender que não é uma foto qualquer que vai diferenciar e destacar seu perfil entre a concorrência. Sua foto precisa estar nos moldes e padrões adequados para a rede, ou você corre o risco de afastar as pessoas e ainda parecer um profissional ruim, em vez de passar boas impressões e abrir portas para novos negócios.

Além disso, sabia que uma foto profissional pode aparecer até 14 vezes mais do que uma foto amadora? A foto é um dos primeiros elementos visualizados por quem entra no seu perfil. Nesse momento, especialmente se for um recrutador, o visitante vai pensar: essa foto me passa credibilidade? Profissionalismo? Confiança?

Por se tratar de uma rede corporativa, sua imagem de perfil deve representar o profissional que você realmente é. Existe um ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica” e, nesse caso, de fato isso ocorre – e essa impressão vem pela sua foto de perfil. Dessa forma, você precisa estar preparado para quando um potencial cliente, empregador ou futuro parceiro encontrar seu perfil. Você não quer perder uma boa oportunidade com base em uma escolha malfeita de imagem, certo?!

Então, para te ajudar a escolher que foto colocar no LinkedIn, fizemos este artigo. Confira o que você deve evitar e o que pode fazer para conseguir a foto ideal para seu perfil! Prepare-se para “ficar bem na foto”!

8 coisas para não fazer em suas fotos para o LinkedIn

Recentemente, a Undercover Recruiter, um dos maiores sites sobre recrutamento e seleção de talentos no mundo, criou um infográfico com os tipos de fotos que devem ser evitados no LinkedIn. A gente traduziu e adaptou esse material. Veja o que não fazer:

1. O tipo retrô

As pessoas não se importam se você fez um ensaio fotográfico profissional incrível na década de 1990. Elas querem construir uma ideia do que você é agora. Então, certifique-se de escolher uma foto que está atualizada e retrata a pessoa que você é hoje.

Filtros sépia e preto e branco também devem ser deixados para fotos de outras redes sociais.

2. Foto da balada

Em baladas e eventos sociais, como casamentos e formaturas, é normal que você aproveite para tirar uma foto com as lentes profissionais do fotógrafo contratado e em excelente qualidade. Porém, acredite, essa não é a melhor foto para colocar em seu perfil no LinkedIn.

Nesses casos, sempre há muitas pessoas no fundo, luzes e outros elementos que vão colocar a credibilidade da sua foto em xeque. Pior ainda se você estiver com o famoso “copo na mão”.

Além disso, devemos levar em consideração que o LinkedIn é uma rede profissional. Esse tipo de imagem faz muito sucesso em outros canais, como o Instagram. Nele, você tem a oportunidade de compartilhar um pouquinho sobre a sua vida pessoal, seus amigos e o que gosta de fazer no tempo livre.

Porém, no LinkedIn, o ideal é que a imagem remeta ao profissionalismo e que transmita a seriedade de uma pessoa comprometida com o trabalho.

3. Se escondendo nas sombras

Uma boa iluminação é essencial para ter fotos de qualidade e para que você consiga dar ao público uma boa ideia de quem você é. Portanto, evite fotos escuras ou que tenham muitas sombras em seu rosto, por exemplo.

Transparência é essencial no mundo dos negócios, até na hora da foto. Caso a sua imagem tenha ficado um pouco escura, existem ferramentas (até mesmo online) que contribuem para essas correções. Se você é totalmente leigo no assunto, é indicado que opte por outra alternativa, uma vez que vai atrapalhar a experiência de quem acessa a sua rede.

4. À procura de romance

Quando nós dizemos que você deve tentar seduzir o público, não estamos sendo literais, ok?! No LinkedIn o foco realmente é o seu trabalho, e é a sua postura profissional que deve chamar atenção.

Inclusive, é preciso ter muita cautela com as abordagens feitas aos profissionais. O foco deve ser sempre o networking. Por isso, a aparência do usuário ou o que você achou daquela pessoa não interessa nesse momento: mas, sim, suas experiências e o seu currículo.

5. Why so serious?

As pessoas querem trabalhar com indivíduos que são fáceis de lidar e que tenham uma atitude positiva. Um sorriso ajuda a mostrar que você é uma pessoa amigável, aberta e disposta a fazer negócios e conversar.

Então, não fique tímido e mostre um bom sorriso em suas fotos para o LinkedIn – só não caia em exageros, como as risadas extravagantes e quase sempre fakes que vemos em outras redes sociais.

6. O orgulhoso dono de bichinhos

Sim, pets são legais e fofinhos, mas provavelmente eles não vão te ajudar aparecendo em sua foto de perfil do LinkedIn. Seu amor pelos animais é um aspecto da sua vida pessoal que não precisa aparecer nesse momento, a menos que você trabalhe com animais.

Claro, existem situações que são consideradas exceções. Há empresas, por exemplo, que permitem um “day pet” na realidade de sua organização. Se você foi contemplado com esse benefício, é interessante postar e compartilhar com a sua rede – porém, com o foco sempre no mundo corporativo, e não no quanto o seu bichinho é fofo.

7. A selfie

Tirar uma boa selfie para seu LinkedIn é realmente uma tarefa difícil, o que não quer dizer que você sempre precisará de ajuda para fazer suas fotos. Portanto, se você precisa de uma nova imagem de perfil e a única saída é buscar esse recurso, tome cuidado com a forma como você se posiciona, com a iluminação e outros aspectos.

Na segunda parte do texto, vamos dar dicas valiosas para que você acerte em tudo isso e faça até mesmo selfies incríveis. Continue lendo!

8. Anonymous

Por mais que você ainda não tenha “a foto ideal”, você nunca deve deixar o seu perfil do LinkedIn sem uma foto, apenas com aquele avatar cinza e anônimo. Isso quebra toda a sua credibilidade e, claro, as pessoas podem não te reconhecer apenas pelo seu nome.

Portanto, sempre troque sua foto de perfil e, se sua foto não estiver adequada, providencie outra o mais rápido possível.

7 dicas para conseguir a foto de perfil ideal para seu LinkedIn

Agora que você já sabe o que não fazer em suas fotos para o LinkedIn, vamos dar 7 dicas do que você deve fazer para conseguir a imagem ideal. Essas dicas foram baseadas em nossos estudos e experiências e também adaptadas do guia de boas práticas de imagem do LinkedIn. Todas elas são bastante práticas e você pode aproveitar agora mesmo!

1. Tire a foto em um fundo neutro e sólido

A primeira dica é: evite tirar fotos com um fundo muito confuso ou cheio de elementos – sejam pessoas ou objetos. Isso tira a atenção do objeto principal da foto, que deve ser você, e também abre margem para questionamentos ou divagações desnecessárias sobre onde você estava, quem eram as pessoas no fundo ou o que sua foto significa.

Portanto, escolha um fundo de uma única cor, preferencialmente uma cor mais neutra, como branco, cinza ou bege, e sem interferências visuais. Esse fundo pode ser improvisado esticando um tecido ou, até mesmo, com uma parede que você tenha em casa.

2. Esteja sozinho

Todo mundo tem aquela foto em grupo na qual saiu extremamente bem e que gostaria de aproveitar. Mas acredite: o LinkedIn não é o lugar certo para fazer isso. Quando você se corta em fotos em grupo, corre o risco de cortar partes de si mesmo, de acabar incluindo partes dos seus amigos na foto, ou de terminar com uma foto fechada demais.  

Portanto, evite a tentação das fotos em grupo e tente tirar uma foto em que somente você apareça. Isso vai ajudar a garantir um melhor resultado nessa rede.

3. Evite ângulos estranhos – como de baixo para cima

Se você tem o costume de tirar muitas fotos, deve saber que alguns ângulos têm a capacidade de te favorecer mais do que outros. Mas se você não tira, deve aprender esse truque e evitar posições nas quais a foto fica estranha.

Normalmente, fotografrar com a câmera um pouco acima da sua cabeça é uma boa pedida. Quando a câmera está baixa demais, você acaba evidenciando algumas partes desnecessárias, como o pescoço, e ainda pode ter problemas com as sombras. Outra boa dica é virar a cabeça levemente para um lado, sem ficar tão de frente para a câmera.

4. Escolha uma roupa adequada

As roupas que você veste também são capazes de transmitir mensagens e, por isso, você deve pensar bastante no que vai usar para tirar suas fotos para o LinkedIn. Se a sua ideia é passar a imagem de um profissional confiável e com credibilidade, você deve pensar em roupas que consigam transmitir isso.

Claro, isso não quer dizer que você precise usar um terno ou sua roupa mais formal, apenas que você deve se vestir de forma mais séria e evitar peças como camisas de desenhos, bandas ou super-heróis, blusas extremamente estampadas ou com muitos elementos e cores neon. Isso vai te ajudar a assumir a posição que você deseja. Mas claro que no dia a dia, se for adequado em sua empresa, você pode usar isso tudo!

5. Cuidado com a qualidade

Você pode ter caprichado em todos os outros pontos que citamos, mas se sua foto não tiver uma boa qualidade, todo seu trabalho será perdido. Uma foto granulada, embaçada ou sem foco, pode colocar sua imagem em risco e ainda ser considerada como falta de cuidado ou de habilidade.

Portanto, certifique-se de que sua câmera pode garantir uma boa qualidade de imagem e, caso isso não seja possível, não tenha vergonha de pedir ajuda a um amigo ou outra pessoa que tenha um equipamento melhor.

6. Capriche na iluminação

Outro ponto que vai determinar grande parte do resultado que você vai obter na busca de que foto colocar no LinkedIn é a iluminação. Como citamos na primeira parte do texto, uma foto bem iluminada é essencial para uma boa foto, por isso, é necessário caprichar nesse ponto!

Se você quer uma iluminação de alta qualidade, nossa dica é que você aproveite a iluminação natural, durante o dia. Sempre prefira tirar suas fotos em um dia de sol. Escolha um ambiente tranquilo, abra todas as janelas, posicione-se de frente às fontes de luz natural – nunca contra elas – e faça as fotos!

Se for fotografar em ambientes externos, nossa dica é que você faça isso logo após o sol nascer, ou quando ele já estiver bem mais baixo, no final da tarde. Assim você evita fotos com luz “estourada” e ainda evita sair com os olhos fechados por conta do sol.

Se a luz natural não for uma opção e você for fotografar à noite, escolha um espaço bem iluminado e tome cuidado para não ficar exatamente embaixo de um ponto de luz, porque isso pode te deixar com sombras estranhas no rosto, principalmente abaixo dos olhos.

7. Olhe para a câmera

Por fim, nossa última dica é: lembre-se de sempre olhar para a foto. Isso vai ajudar a passar confiança e credibilidade para a pessoa que ver sua foto, uma vez que você estará olhando em seus olhos.

Foto para LinkedIn: por que é tão importante

É importante levar em consideração que a foto para LinkedIn pode ser considerada o “cartão de visitas” de sua página. Por meio dela, além de também conferir outras informações sobre o seu trabalho, é que a pessoa interessada em saber um pouco mais sobre o seu currículo vai se orientar para abordagem – independentemente do motivo, seja para fazer um bench, seja para convidá-lo para uma vaga em aberto.

Se você se interessa em encontrar um trabalho dos sonhos, precisa estar atento às principais informações que estão na sua página. De nada adianta contar com boas experiências se elas não estão explicadas em detalhes, além de o seu conteúdo não ser chamativo para quem entra e acessa o seu material.

Por essa razão, é importante que você faça uma revisão frequente, atualizando sempre que necessário as suas experiências e as atividades feitas nas empresas que trabalhou até então.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a importância da escolha de uma boa foto para LinkedIn, além de conferir dicas para conseguir escolher por aquela ideal. Se sua intenção é conseguir ser visto e reconhecido como um profissional confiável e com credibilidade, ter uma boa foto é imprescindível. Portanto, aproveite bem todas as nossas dicas e comece já a se posicionar de uma forma diferente na rede profissional.

Gostou das nossas dicas e está pronto para tirar excelentes fotos para o LinkedIn? Então deixe seu feedback nos comentários!

E, se você quiser descobrir outras dicas valiosas para impulsionar sua carreira, dê uma conferida no ebook especial que a Penser preparou! É só clicar aqui!

César Romano

César Romano é apaixonado pelo desenvolvimento humano. Inspira e planeja a prosperidade de pessoas e empresas. Formado em comunicação e marketing pela PUC e especialista em gestão de pessoas.