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Gestão Remota de Equipes

Um bom líder tem um papel crucial para o crescimento dos negócios, o que requer uma fusão de habilidades interpessoais, técnicas e organizacionais. Mesmo que o seu cargo não tenha a formalidade hierárquica de gestão, há uma boa chance de você ter que lidar com alguma atividade de gerenciamento em algum momento de sua carreira.

Ao gerenciar uma equipe de forma eficiente não estamos falando apenas de fazer um time trabalhar mais ou fazê-los trabalhar apenas de uma determinada maneira. O que falamos aqui é de um gerenciamento de equipe em que há equilíbrio.

E como você pode ser um grande profissional que demonstra autoridade e liderança, ao mesmo tempo em que mantém o respeito de seus colaboradores?

Aqui estão algumas das nossas principais dicas para um gerenciamento eficaz:

  • Gerenciamento de equipe requer uma boa comunicação

Os colaboradores querem manter-se informados sobre projetos, metas e prazos em andamento, por isso é essencial que você se comunique bem e os informe sobre os acontecimentos dentro da empresa. Também é essencial que você incentive o feedback e que sua equipe sinta que pode abordar você com dúvidas ou questões que desejar.

Ouça e faça perguntas sempre. Se alguém não concorda com seu estilo de gerenciamento ou não gosta da direção da empresa, não silencie essa pessoa e escute seu time. Esse diálogo aberto facilita a identificação proativa de problemas e o trabalho conjunto para criar um ambiente mutuamente benéfico. Isso também fará com que seus colaboradores se sintam apreciados e reconhecidos.

Quanto mais pessoas participam ativamente das discussões e tentam melhorar a organização, melhor. Nunca critique um membro da equipe por expressar uma opinião respeitosamente, mesmo que isso contrarie sua visão original. Cortar alguém por expressar uma opinião constrói ressentimento e desencoraja as pessoas de compartilharem seus próprios pensamentos.

Torne-se acessível para sua equipe e mantenha essa comunicação aberta. Isso vale para qualquer meio de comunicação, seja pessoal, e-mail ou telefonema. Clareza, exatidão e perfeição são as melhores maneiras de evitar falhas de comunicação e manter todos na mesma página.

pessoas conversando numa reunião sobre gerenciamento de equipe

  • Saiba gerenciar conflitos

Quando há conflito no local de trabalho, ele nunca deve ser ignorado. Quando surge um problema, é crucial que seja abordado imediatamente para que ele não se torne algo maior. A transparência mostra sua integridade como líder e gera confiança com os membros individuais de sua equipe.

Para isso é importante conhecer os membros de sua equipe individualmente, não apenas em nível profissional, mas também em um nível mais pessoal. Quando você se esforça para conhecer um pouco mais sobre seus colegas, o que estão fazendo e sobre o que estão interessados, isso criará um relacionamento muito melhor entre a equipe. Isso ajuda a tornar conflitos mais fáceis de serem resolvidos.

  • Delegue funções para as pessoas certas

Parte da razão para que você estabeleça um relacionamento com sua equipe e os conheça individualmente é para que possa avaliar quais são seus pontos fortes. Evite o microgerenciamento, pois pode ser bastante invasivo e demonstra falta de confiança nas habilidades de sua equipe. Ofereça suporte, algumas pessoas exigem mais instruções do que outras.

Você tem que encontrar o equilíbrio perfeito.

Quando as pessoas têm um desempenho melhor e estão mais engajadas em funções nas quais sentem que estão empregando suas melhores habilidades, você está gerenciando a equipe de forma eficiente. Por isso, delegar funções adequadas para cada uma delas terá um impacto significativo na produtividade da equipe. Um mapa de competências pode ser um grande aliado para identificar onde essas pessoas podem ser alocadas para que o gerenciamento de equipes seja feito de forma eficaz.

  • Seja um exemplo

A melhor maneira de comunicar suas expectativas para sua equipe é mostrá-las. Sua equipe procurará orientação e inspiração, por isso é essencial que você dê um bom exemplo para ganhar o respeito deles. Se você espera que se comportem profissionalmente e se comprometam com o trabalho deles, é vital que você faça isso também. Uma ótima maneira de saber o que considera como colaborador ideal é se você influenciá-lo através de suas ações. Certifique-se que você também está se desenvolvendo na carreira e apoiando sua equipe a fazer o mesmo.

Um ótimo gerenciamento de equipe tem muitos benefícios. O efeito de um esforço combinado não é apenas maior do que o desempenho individual. O trabalho em equipe expõe a diferentes perspectivas e estimula a comunicação, a colaboração e consequentemente trás resultados positivos para empresa.

Que tal testar suas habilidades de liderança no nosso teste gratuito? Clique aqui e veja se você tem sido um bom líder para seu time.

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