Gestão à vista: o que é e como trabalhar com ela

Você já ouviu falar em gestão à vista? Sabe do que se trata esse conceito, quais as suas vantagens e como aplicá-lo? 

A gestão à vista é um modelo de gestão que tem feito bastante sucesso entre gestores, organizações e trabalhadores. Empresas têm adotado a gestão à vista objetivando atrair e despertar produtividade e engajamento em seus colaboradores. Descubra o porquê e entenda como implementar a gestão à vista para atingir resultados incríveis!

O que é gestão à vista?

Basicamente, gestão à vista é uma prática de gerenciamento na qual se coloca informações importantes, indicadores, códigos de conduta, dados de performance e qualquer outra informação de relevância à disposição de todos. Esse modelo de gestão fica disponível para que os colaboradores consigam visualizar resultados. Geralmente, essas informações demonstram o andamento dos trabalhos em cada departamento ou, até mesmo, o andamento da empresa como um todo.

Podemos dizer, também, que a gestão à vista é a comunicação de informações estratégicas, que são dispostas de maneira intuitiva e rápida objetivando maior independência e autonomia dos colaboradores.

A máxima da gestão à vista é que tudo esteja claro e visível. Se uma linha de produção tem grandes perdas, por exemplo, os operários terão dificuldade de normalizar a situação. Por outro lado, se essa informação estiver em um gráfico à vista de todos, eles vão conseguir mudar.

Manter os resultados à vista é especialmente importante para empresas que possuem processos internos em constante movimento e, ao mesmo tempo, precisam cuidar da performance de sua equipe.

Na prática, como os resultados à vista aparecem?

A tecnologia da informação, em constante avanço, permite a exibição de dados online, o que facilita o controle e acompanhamento, além de tomadas de decisão. As informações podem ser atualizadas online, em tempo real, aumentando a efetividade dos dados. Utilizar gráficos e indicadores de desempenho, por exemplo, auxilia equipes e colaboradores a visualizarem e acompanharem seu desempenho e desenvolvimento, contribuindo para que alcancem as metas estabelecidas.

Na gestão à vista, devem estar expostas todas as informações estratégicas para a empresa, ou seja, aquelas que fornecem uma visão total do negócio e moldam o comportamento e a cultura organizacional. Isso deve ocorrer de forma contínua, de fácil acesso a todos.

A gestão à vista não é algo indiscriminado. Os resultados divulgados devem fazer sentido e se encaixar no contexto da equipe. Portanto, quanto mais direta a relação entre a informação e a equipe, mais eficiente ela vai ser. 

Muitas vezes, quando se fala em gestão à vista, também conhecida como gestão visual e resultados à vista, a primeira imagem que vem à mente é de murais físicos contendo diversos informativos. Quem sabe, você pense nos quadros de planejamento do mês que, geralmente, ficam nas salas de cada departamento, ou, talvez, nos quadros de Kanban ou de Scrum. 

Esses quadros são exemplos de gestão à vista, mas é importante lembrar que essa estratégia também pode ser aplicada de outras formas. As vantagens da gestão à vista vão muito além da possibilidade de enxergar e lembrar das atividades do mês e do status de cada projeto.

Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens da gestão à vista e alguns exemplos de aplicação dessa estratégia.

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Quais as vantagens da gestão à vista?

Pouco tempo atrás, a capacidade de avaliar a performance por meio de dados era considerada uma vantagem a mais. Hoje, isso se tornou imprescindível, afinal, a análise de informações é a forma mais concreta de avaliar o desempenho e dar sentido às realizações.

Sem os resultados à vista, um problema que poderia ser rapidamente resolvido no mesmo instante pode demorar até mesmo dias para ser identificado. Muitas coisas precisam ser refeitas, otimizadas ou totalmente replanejadas. Mas, dependendo do tempo de demora, a situação se agrava ainda mais.

Mas, com a gestão à vista, pode-se evitar e resolver problemas mais rapidamente, além de potencializar melhorias.

Continue acompanhando abaixo outras vantagens de ter resultados à vista.

  • Facilitar e otimizar processos;
  • Melhorar a motivação e satisfação pessoal;
  • Conferir mais rapidez na resolução de problemas;
  • Aumentar a dedicação para cumprir os objetivos e metas;
  • Estimular a autonomia e autogestão de colaboradores;
  • Visão holística, ou seja, total do negócio: colaboradores passam a perceber que suas ações têm impacto coletivo, além de individual;
  • Tomada de decisão mais rápida, já que as informações sempre à vista concedem conhecimento amplo da situação e de cada contexto;
  • Aumentar o engajamento e a produtividade dos funcionários;
  • Diminuir perdas (atividade com pouco custo e valor) e aumentar ganhos (;
  • Foco naquilo que é realmente relevante, além de melhorar a decisão sobre prioridades;
  • Melhorar as estratégias de gestão de pessoas já existentes;
  • Controlar metas, identificando quando é necessário mudar de estratégia, abandonar alguma ação ou adotar novos métodos;
  • Aumento do compromisso emocional do colaborador com a organização, já que ele compreende o impacto e resultados que traz sobre a empresa;
  • Melhoria do trabalho em equipe e relacionamento, estimulando a cooperação e unidade;
  • Maior alinhamento entre líderes e subordinados;
  • Desenvolvimento do negócio.

Como implementar a gestão à vista?

Quais são os passos necessários para aplicá-la?

Para que a gestão à vista traga bons resultados, ela deve ser aplicada corretamente, com cautela, seguindo os passos que garantem seu bom funcionamento. Veja, a seguir, o que é necessário para sua implementação:

Selecione quais processos serão medidos

Primeiramente, deve-se identificar quais processos serão monitorados. A empresa deve gerar valor aos seus clientes. Identifique aquilo que seu consumidor valoriza, como preço, qualidade, agilidade no atendimento etc. Dessa forma, você descobre quais processos que devem ser medidos.

Defina indicadores

Vá devagar. Comece adotando um método por vez e testando sua relevância e resultado na empresa. Observe se o método está funcionando bem. Lembre-se do principal objetivo: informar os funcionários e, a partir disso, avalie se será melhor um modelo fixo, como um quadro, ou algo que possa ser acessado de qualquer local, como um software.

Definir os indicadores e os padrões visuais é fundamental para o sucesso da gestão à vista. Por isso, escolha aquele que melhor se encaixa na realidade da empresa. 

Prepare os líderes

Os líderes precisam estar preparados para a gestão à vista. Portanto, se for necessário, a empresa deve realizar um treinamento com os gestores para ajudá-los a se encaixar na nova realidade, aprender a utilizar as ferramentas escolhidas e passar o conceito aos seus colaboradores.

Outra função dos gestores é a coleta das informações com transparência e segurança

Treine a equipe

Com os líderes preparados, será possível treinar as equipes. É indispensável que os funcionários tenham acesso e saibam interpretar as informações e dados. Cabe aos líderes treinar os colaboradores e explicar para eles sobre a nova metodologia e sobre o indicador utilizado para disseminar os dados.

Utilize a tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada quando se fala em gestão à vista! Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial, por exemplo, coletam informações e analisam grandes quantidades de dados rapidamente, sendo capazes de identificar padrões que, muitas vezes, passam despercebidos na análise manual.

Faça acompanhamento constante

A gestão à vista não implica somente em disseminação de informações, mas, também, em acompanhamento visando identificar pontos de melhoria, corrigir erros e realizar ajustes. Sendo assim, os resultados devem ser continuamente monitorados e analisados.

Exemplos de gestão à vista

Existem diversas formas de aplicar a gestão à vista na prática. Alguns dos formatos mais utilizados são: Kanban, mural, TV Corporativa, painéis, Dashboard – painéis de gestão, gráficos, cronogramas, Balanced scorecard – indicadores balanceados de desempenho, quadro de atividades, entre outros. A empresa deve decidir qual formato é melhor para se adaptar à realidade da corporação e trazer os resultados pretendidos.

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Conclusão

Entendeu como funciona a gestão à vista? Apresentar informações e dados, com resultados à vista de todos, pode fazer toda a diferença no desempenho e ganhos da corporação!

Sua empresa já implementou a gestão à vista? Conte nos comentários como funciona onde você trabalha! E, se você já foi da época em que havia outro modelo de gestão, mas hoje sua empresa aderiu a gestão à vista, conte-nos quais diferenças observou! Aproveite, também, para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais.

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