Gestão por competências: o que é, importância e como aplicar

A gestão por competências representa o processo de catalogar, gerenciar e desenvolver os conjuntos de habilidades dos colaboradores afim de designar a função correta para o profissional correto. Essas qualificações, como saber programar ou fluência em francês, são chamadas de competências. Você pode usar o gerenciamento por competências para identificar tanto as competências dos colaboradores, quanto as competências necessárias para executar um trabalho específico dentro da organização.

Os gestores estão cada vez mais conscientes de que não se deve mais gerenciar sem pensar no desenvolvimento profissional e no comprometimento de seus colaboradores. O sucesso de uma empresa não vem de uma boa estratégia, mas de implementá-la corretamente. Essa capacidade de implementar depende em grande parte das pessoas na organização, como elas são tratadas, suas habilidades e competências e seus esforços em contribuir para a empresa. A gestão por competências consiste em gerenciar desenvolvendo, isto é, em alcançar o “o que é”, mas sem negligenciar o “quanto”. E isso exige necessariamente que os superiores hierárquicos troquem a mentalidade de chefe por uma de um treinador.

Alguns tipos de competências, como educação e treinamento, são relativamente simples de rastrear e quantificar, enquanto habilidades mais intangíveis, como habilidades de negociação ou conhecimento de estratégias de preços, são mais difíceis de quantificar. Categorizar e quantificar competências permite realocar eficientemente os colaboradores em resposta a mudanças de mercado ou mudanças organizacionais. Essa realocação pode ajudar a empresa a reduzir os custos operacionais e tornar as equipes mais produtivas.

O vídeo abaixo exemplificar bem uma gestão por competências:

Por que a empresa precisa de uma gestão por competências?

Há muitos benefícios quando uma empresa implementa um sistema de gerenciamento por competências. Aqui estão três principais razões pelas quais você precisa começar a implementar o método:

Desenvolvimento

As avaliações de desempenho baseadas em competências permitem avaliar o nível de desempenho de um colaborador em comparação com os requisitos do cargo, realizar uma análise de lacunas e desenvolver planos de treinamento e planos de carreira. Os colaboradores saberão exatamente em que são bons, identificarão onde ainda precisam se desenvolver para melhorarem progressivamente suas habilidades e, portanto, atender aos requisitos das empresas.

Aprendizado
Se houver lacunas de habilidades, isso significa fornecer aos colaboradores treinamento adequado. Ao utilizar eficientemente este método, todos descobrirão o rumo que precisam tomar para crescer. Os colaboradores qualificados e bem treinados são ótimos para a empresa. Portanto, considerando o melhor treinamento que eles precisam é essencial.

Planejamento da força de trabalho
A gestão por competências permite que você faça o planejamento da força de trabalho em sua empresa para que ela se torne melhor e mais eficiente. Descrições de cargos baseados em competências fornecem expectativas claras e detalhadas para os colaboradores e podem ilustrar a maneira como cada um se encaixa em toda a organização. A categorização e a quantificação de competências permitem criar um banco de dados mais fácil de pesquisar e você pode usar para localizar colaboradores que possuem competências específicas que são necessárias para um trabalho.

A gestão pode ser feita com ajuda de um software

A implementação de um sistema de gerenciamento por competência geralmente começa por uma análise do ambiente de negócios e uma lista das funções de trabalho necessárias para atingir as metas estratégicas. Ao identificar as habilidades e o comportamento necessários para realizar esses trabalhos, os profissionais de RH eficazes desenvolvem modelos de competência. Eles  podem publicar esses modelos nas páginas na rede interna da empresa, distribuir boletins informativos e organizarem workshops para explicar como essas estruturas podem ser usadas pelos colaboradores para o desenvolvimento da carreira.

Em seguida, cada um pode criar seu plano de desenvolvimento alinhados com a missão da empresa. Quando os gerentes conduzem avaliações de desempenho e inserem dados no sistema de gerenciamento de desempenho, eles podem avaliar cada profissional de forma justa e consistente. Muitos sistemas também permitem que os colaboradores realizem uma autoavaliação.

É identificando os comportamentos específicos e as habilidades necessárias para cada função que permite que você oriente e planeje o treinamento e o desenvolvimento que sua empresa onde realmente precisa.

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