O mercado está em constante mudança e os líderes – atuais e futuros – precisam estar atentos às exigências. Não basta ser um chefe, que apenas delega e cobra resultados, é preciso ser um líder, inspirando e conduzindo a equipe com sabedoria. Se você está em busca de se tornar um verdadeiro líder, veio ao lugar certo! Nós listamos dez das principais habilidades de um líder e como fazer para torná-las reais em sua vida. Neste artigo, você irá encontrar dicas preciosas para se tornar o líder que sua empresa e seus funcionários precisam.
Autoconsciência (conhecer a si mesmo)
Deixamos esta característica logo para o início porque é uma das primeiras habilidades que um líder deve desenvolver. O conhecimento de si mesmo é indispensável para qualquer área da vida; e como líder não é diferente. Para ser um bom líder você precisa entender a si mesmo e o porquê de suas escolhas e motivações, afinal, somos resultado daquilo que vivemos e experienciamos.
Devemos fazer uma autoavaliação constantemente para saber se estamos seguindo pelo caminho certo ou se precisamos de mudanças. É algo essencial tanto para manter bons relacionamentos com os outros como para nos relacionarmos bem conosco mesmos. Faça isso e você verá como tudo pode ser diferente.
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Motivação e exemplo
Um bom líder consegue passar para a equipe sua visão sobre o futuro. Ele projeta, planeja e inspira ações para que as coisas melhores a medida que o tempo passa. Desse modo, ele está sempre motivando sua equipe. Seu papel é ajudá-la a dar o seu melhor em suas principais atividades e impactar positivamente a empresa. Isso cria um bom ambiente e coloca nos membros a sensação de que fazem a diferença quando desempenham um bom trabalho. Dessa forma, eles se sentem ainda mais motivados a permanecer. Afinal de contas, todos querem trabalhar em uma empresa que tenha diferencial em relação às outras.
O líder também deve servir como exemplo. Nesse caso, ele pode ser tanto um bom como um mal exemplo. Por isso, deve tomar muito cuidado com suas ações, pois elas têm muita influência sobre os outros. Aliás, se o exemplo não partir de cima, de onde ele virá?
Honestidade, integridade e confiança
Por mais que pareçam características óbvias, não precisamos pensar muito para encontrar diversos líderes ao longo da história que demonstraram falhas graves de caráter. Isso fora os que continuam a agir mal sem que suas atitudes se tornem conhecidas. Mas é importante lembrar que um cargo de liderança é algo que deve ser merecido, tanto para alcançar, quanto para permanecer. Nenhuma empresa quer manter um líder em quem não pode confiar. Além disso, como os funcionários vão confiar em alguém que não é honesto? A confiança é a base da relação entre um líder e sua equipe e uma das principais habilidades de um líder.
Neste caso, a situação ainda vai além da honestidade e da integridade. É preciso demonstrar que se é assim. Ser transparente é fundamental. Se você está em busca de se tornar um bom líder, nunca se esqueça disso: seja transparente, honesto e fale sempre a verdade. O bom relacionamento e sua credibilidade com a equipe dependem disso.
Visão
Entre as habilidades de um líder, está a capacidade analítica, uma qualidade praticamente inerente. Ele precisa ter visão do todo, saber aproveitar as oportunidades, definir as principais atividades, lidar com os infortúnios, resolver problemas e encontrar soluções. O líder deve conhecer muito bem cada membro da equipe, sua empresa e o mercado. Ele precisa estar atento às possíveis “ervas daninhas” para saber como eliminá-las. Isso requer muita observação e maturidade. Os problemas organizacionais vão surgir de um jeito ou de outro. Por isso, um bom líder deve sempre estar preparado para conseguir lidar da melhor forma com os possíveis problemas.
Ele também deve estar atento às oportunidades, para não deixar nada escapar. Identificar talentos, saber valorizar o trabalho de cada membro da equipe, realizar jogadas vantajosas, aproveitar as oportunidades do mercado etc. Tudo isso faz parte de sua obrigação e alçada.
O verdadeiro líder tem visão de longo prazo e não se prende ao que está acontecendo agora. Sendo assim, ele nunca perde a visão estratégica do negócio, pois está sempre mirando o futuro, mas sem esquecer o presente.
Delega em busca de resultados
Provavelmente você já tenha ouvido a famosa frase de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Essa frase se aplica a diversos âmbitos da vida; e com as empresas não é diferente. Se um líder não sabe qual resultado deseja nem pelo quê está correndo atrás, os esforços não adiantam. Na verdade, eles até podem adiantar. Mas contar com a sorte não é muito inteligente nem é algo que os bons líderes fazem. Pelo contrário, o líder entende a necessidade de comandar os processos, de acompanhar de perto a evolução e o trabalho da equipe, de perseguir as metas e como consequência conquistar o sucesso. É um processo: primeiro as metas são definidas, depois o trabalho que será desempenhado para alcançá-las e, por fim, conquista-se o sucesso. E um bom líder acompanha todas as fases desse processo, sempre em busca dos melhores resultados. Por isso, também é muito importante que ele saiba a melhor forma de delegar as tarefas e as principais atividades. Saber quem deve fazer cada atividade e aquilo que deve ser feito é sumariamente importante para alcançar resultados. Muitos líderes acabam caindo na tentação de tomar o controle de tudo, mas é preciso delegar. Delegar, com certeza, é uma das habilidades de um líder. É dessa forma que os funcionários desenvolvem mais autonomia e confiança em si mesmos, sentindo-se úteis e desenvolvendo a sensação de pertencimento.
Comunicação
Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas é a falta de comunicação, principalmente entre líder e funcionários. Isso acontece porque se as coisas não estão claras, o trabalho não será efetivo e consequentemente não trará resultados. Por esse motivo, um bom líder deve saber como se comunicar da melhor forma possível.
Além disso, ele precisa saber como falar com quem tiver que dialogar. Vamos fazer um breve exercício e listar quais as possíveis pessoas e situações com as quais um líder entra em contato e lida no dia a dia: superior, funcionário em individual, equipe como um todo, cliente, reuniões com a diretoria, reuniões com a equipe, telefonemas, conversas via Skype, emails, seminários etc. É uma quantidade bem grande de situações bastante diversas. Você acha que ele deve falar e se portar da mesma forma em todas elas? Se você pensou que a resposta é “não”, está correto. Mas, não se confunda. Não é que ele será “uma pessoa para cada situação” ou um “duas caras”, mas, um bom líder, deve saber qual é a melhor forma de falar com cada um em cada situação. Isso também faz parte de uma comunicação efetiva, que surte resultados. Afinal, cada pessoa e cada situação tem suas exigências e diferenciais.
Além disso, o líder sabe como escrever bem e de forma articulada. É difícil levar alguém a sério quando a escrita está incorreta ou não leva a lugar nenhum.
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Sabe se relacionar
Um relacionamento sólido é consequência das características citadas acima. Um líder só vai conseguir estabelecer bons relacionamentos se ele sabe se comunicar bem, se é verdadeiro e transparente e se é motivação e exemplo para outros. Independente de qual seja a atividade da empresa, os bons relacionamentos presentes são essenciais para o seu sucesso.
Um bom líder busca um bom relacionamento com todos, não somente com seus superiores e clientes. O bom relacionamento deve ser com seus funcionários, o zelador, a cozinheira, os demais líderes, os membros das outras equipes etc. Ele é conhecido por sua simpatia, inteligência emocional e capacidade de criar bons laços, que vão além de faixada e da obrigação. Além disso, o líder também deve ter um bom relacionamento com a comunidade onde a empresa está inserida, indo além do ambiente empresarial.
Outra das habilidades de um líder é a empatia. Os funcionários querem, devem e precisam ser tratados com respeito e justiça. Ele deve se colocar no lugar dos outros para conseguir compreendê-los melhor. Líderes empáticos são melhores gestores e contribuem para o crescimento dos funcionários e da empresa.
Conhecimento
Um bom líder não é feito apenas de bons relacionamentos e capacidade de inspiração. Ele tem conteúdo; suas qualidades não são apenas uma casca. Afinal de contas, para chegar onde chegou, ele precisou saber mais e melhor que os demais. O líder só deve ocupar o cargo de liderança quando ele merece. E, para chegar nesse ponto, precisa de conhecimento e experiência. Lembrando que experiência nem sempre significa anos e anos de mercado, mas qual o nível de experiência e conhecimento adquirido no tempo em que alguém já trabalha.
Independente da área que esteja, esses requisitos são extremamente importantes. Ao longo do tempo e a medida que se esforça, o líder se torna um especialista em sua área e por isso passa a ter uma das habilidades de um líder, afinal, presume-se que ele saiba mais que os seus liderados. Suas habilidades e aquilo que ele tem para ensinar, desperta nos funcionários admiração e respeito.
Foco no funcionário
Os funcionários são a alma da empresa. Eles precisam ser ouvidos, valorizados, direcionados, potencializados e preparados. Cabe ao líder conhecer cada um deles para saber quais atitudes tomar individual e coletivamente. Existem algumas coisas práticas que o bom líder deve procurar fazer. Entre elas, estão: dar feedbacks, reconhecer e compartilhar resultados, proporcionar o desenvolvimento da equipe e preparar novos líderes.
Feedbacks
Os feedbacks são muito importantes para o funcionário conseguir identificar se está indo no caminho certo. Tanto feedbacks negativos, que buscam mudança de atitudes dos funcionários, quanto os positivos com elogios, são muito importantes.
É preciso lembrar que cada funcionário é de um jeito, por isso o líder deve conhecer e escolher bem as palavras que irá usar com cada um. Algumas dicas para um bom feedback:
- Seja bastante claro e específico;
- Dê o feedback na hora certa e no momento certo; não fique adiando;
- Concentre-se nas atitudes, não na pessoa.
Reconhecer e compartilhar resultados
Saber reconhecer resultados entra na questão dos feedbacks positivos. Um líder deve sempre reconhecer bons trabalhos e cumprimentar e elogiar cada membro da equipe. Muitos caem na tentação de pensar que os funcionários irão trabalhar bem independente de terem reconhecimento. Mas não é bem assim. Reconhecer um trabalho bem feito é muito importante para o funcionário e para a equipe como um todo. É uma forma de ver que os líderes estão atentos e que valorizam seu trabalho.
Desenvolvimento da equipe
O bom líder entende a importância de sua equipe se desenvolver. Sendo assim, ele busca formas para melhorar ainda mais as habilidades dos membros, investindo tempo e recursos. Podem ser cursos oferecidos aos funcionários mais promissores, melhores oportunidades, entre outras coisas.
Preparar novos líderes
E por fim, mas não menos importante, um bom líder forma novos líderes. Ele sabe que não estará ali para sempre e que, em algum momento, alguém deverá substituí-lo. Ou, até mesmo, ele forma líderes para liderar em outras equipes da empresa. Dessa forma, o líder deve desenvolver a capacidade de reconhecer potenciais líderes, de treiná-los e prepará-los para o futuro.
Paixão, criatividade e inovação
Um verdadeiro líder sabe inovar. Sendo assim, ele precisa conhecer a situação da empresa da melhor forma possível, para saber quais atitudes tomar. Inovar pode ser a salvação em meio a uma crise. E para conseguir inovar, ele precisa exercitar sua criatividade. É importante que os funcionários também exercitem a sua, por isso, ter momentos de descontração e ociosidade fazem muito bem para a equipe, e é de lá que podem surgir ideias e resultados.
Para finalizar, um bom líder é apaixonado pelo que faz. A paixão está entre as melhores habilidades de um líder; ela inspira e motiva as pessoas. Como mencionamos acima, um dos papéis do líder é despertar o entusiasmo em sua equipe. Mas a paixão não deve ser transmitida escancaradamente. Deve ser algo natural que pode ser observado pelas pessoas através das ações e palavras do líder.
Conclusão + bônus
Agora você já sabe quais características precisa ter para se tornar um bom líder. Lembre-se que cada uma delas é importante e não tenha pressa. Aos poucos, com o tempo e naturalmente, você conseguirá incorporá-las no seu dia a dia. Além delas, queremos deixar mais uma característica, tão importante quanto as anteriores: um bom líder está sempre em busca de adquirir mais conhecimento. Ele nunca está satisfeito e não para de aprender. Não que não haja satisfação pessoal, mas um líder deve ter sempre em mente que precisa aprender cada vez mais.
E, surpresa! Se um bom líder está sempre buscando aprender coisas novas, e você chegou até aqui, é porque já tem essa característica. Temos certeza que você expandiu ainda mais seu conhecimento com esta leitura. E, se deseja continuar aprendendo com conteúdos de qualidade, confira nosso material sobre novos líderes e não cesse sua busca por conhecimento!
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