Hard Skills: o que são e qual a importância de desenvolvê-las

Já se perguntou pelo o que as empresas estão procurando em um profissional? Na hora da entrevista de emprego, candidatos bem preparados serão capazes de demonstrar dois estilos de habilidades: hard skills e soft skills. Para isso, é importante entender a função dessas habilidades e a diferença entre as duas.

Nesse artigo iremos explicar melhor o que é cada uma delas. Focaremos nas hard skills e em como você pode desenvolvê-las, assim como no porquê delas serem tão importantes em processos seletivos. Continue lendo!

O que são hard skills?

Skills é a palavra inglesa que significa “habilidades”. Hard skills são aquelas habilidades profissionais que se pode quantificar de alguma maneira. Elas incluem conhecimentos específicos necessários para a realização de alguma função. 

No geral, hard skills estão presentes nos requisitos das vagas de emprego. A inclusão e o destaque delas no currículo do candidato chamam a atenção dos empregadores, às vezes servindo como caráter de desempate entre os concorrentes. 

Habilidades como design gráfico, conhecimento na operação de máquinas, cálculo, ligadas à informática, noções jurídicas e proficiência em um idioma estrangeiro são alguns exemplos bem distintos de hard skills. 

Não há como dizer quais hard skills são as mais valorizadas por uma empresa. Elas estão intrinsecamente conectadas ao cargo e tipo de função que serão desempenhados pelo profissional. 

Veja um exemplo prático: no setor fiscal de uma companhia, é desejável a hard skill sobre legislação tributária. Por outro lado, no setor de TI, o domínio de linguagens de programação não é apenas desejável: é uma hard skill indispensável. Sem ela, não há como o profissional ocupar o cargo.

Como desenvolver hard skills?

Quando se fala em hard skills no âmbito empresarial, está se falando sobre as habilidades técnicas que um profissional possui. Sendo assim, essas competências só podem ser desenvolvidas através de exercícios de característica prática. 

Ainda que o objetivo final não seja de uma área de Exatas, como por exemplo, um diploma em Direito, será necessário passar por testes práticos. No caso citado, de uma graduação, esses testes podem vir em forma de estágio, dentre outras possibilidades. 

Para desenvolver as hard skills, vale todo o tipo de atividade que ampliará seu conhecimento. Alguns exemplos através dos quais as habilidades técnicas podem ser aprendidas:

  • Treinamentos; 
  • Livros e materias didáticos; 
  • Cursos especializados;
  • Graduações, mestrados e/ou doutorados;
  • Estágios, processos de trainee e outros formas de exercício já dentro da profissão.

Uma dica é investir em desenvolver hard skills com processos que possuem algum tipo de certificação depois de concluídos. Isso porque os certificados de conclusão podem ser incluídos em seu currículo, além de servirem como uma forma de atestar as suas habilidades.

Soft skills x hard skills: qual a diferença?

Soft skills também são conhecidas como “people skills”, ou seja, a habilidade de lidar e se relacionar com outras pessoas. Essas habilidades interpessoais são benéficas para o profissional no ambiente corporativo, onde as funções são dependentes uma das outras. 

Em comparação com as hard skills, as soft skills são subjetivas e muito mais difíceis de serem mensuradas. Ainda assim, elas são fundamentais para quem deseja realizar um bom gerenciamento de equipe

Boa comunicação, flexibilidade, motivação, paciência, persuasão, ética profissional e liderança são apenas algumas características que compõem as soft skills. Esses recursos são ativamente procurados por empregadores no momento da contratação, visando um clima organizacional favorável. 

Outra técnica que ajuda gestores na relação com os demais colaboradores é a inteligência emocional. Para saber como ela ajuda no desempenho de novos líderes e equipes de trabalho, clique aqui! 

Qual a importância das hard skills para processos seletivos?

A divisão das habilidades e conhecimentos em duas categorias diferentes foram feitas pelas empresas em uma tentativa de facilitar o processo de recrutamento e seleção. 

Quando em busca por um novo funcionário para compor o time da empresa, com a descrição das habilidades desejadas os avaliadores acabam criando um guia sobre “o que” e “como” avaliar os candidatos. Na hora em que os gestores na banca de avaliação forem tomar uma decisão e discutir sobre os profissionais, a conversa fica muito mais objetiva. 

Essa prática evita possíveis preferências pessoais de algum avaliador, pois o processo deixa de ser tão subjetivo. Não é questão simplesmente de ter gostado mais ou menos de um candidato, mas se ele tem ou não o melhor conjunto de hard skills para preencher a vaga.

Para os candidatos, mais do que a oportunidade de passar por um processo justo, o uso de hard skills também simplifica a preparação para a entrevista. Antes mesmo de concorrer à vaga, cada profissional já está ciente do que a organização procura e pode ponderar se é o que deseja para sua carreira

Ele também pode ser honesto consigo mesmo e avaliar se seu currículo atual é suficiente para preencher os requisitos da empresa. 

No caso de vagas recorrentes, como acontece com concursos, a consulta de editais anteriores (onde as hard skills desejadas pela instituição foram reveladas) ajuda para que os profissionais se preparem antes mesmo da abertura de processos futuros. É uma forma de planejar a carreira, pensando em quais cursos investir para assegurar uma oportunidade que ainda virá.

E então? Conseguiu entender mais o que são as hard skills (habilidades técnicas) e como elas se diferem das soft skills (habilidades comportamentais)?

Ambas categorias de competências profissionais são de tremenda importância para que o candidato consiga demonstrar como ele se encaixa na vaga. Não é muito difícil desenvolver hard skills, mas é algo para o qual se deve atentar com antecedência. Isso contribui para estar pronto e não desperdiçar a oportunidade de disputar uma vaga excelente assim que ela ficar disponível.

Talvez a falta dessas habilidades seja um dos empecilhos na sua carreira atualmente. A Penser pode te ajudar a identificar esse e outros desafios profissionais. Clique aqui e agende gratuita
mente um diagnóstico de carreira com nossos especialistas!

Compartilhe:

Seja avisado quando publicarmos novos artigos

Fale com um Especialista

Redes Sociais

Posts em Alta

Categorias

Você também pode se interessar